Conselho Diretor reelege Rafael Soriano e reconduz Regina Bucco para presidência e direção executiva da Aner
Reunida em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) reelegeu o presidente Rafael Soriano e reconduziu a diretora-executiva Regina Bucco para o próximo biênio 2025-2026. Rafael e Regina estão à frente da Aner desde 2021 e vêm fazendo intenso trabalho para a capacitação e modernização do mercado de revistas brasileiro. Entre as metas, o aumento do engajamento a da troca de experiências entre os publishers.
“Renovo o desafio de comandar a Aner, apoiado pelo nosso Conselho Diretor e com foco em concluir o projeto de transformação e modernização da entidade, que em 2026 completará 40 anos de existência”, disse Rafael Soriano.
A seu lado, Regina Bucco, como diretora-executiva, vem trabalhando com empenho para aumentar as oportunidades de negócios e o círculo de parcerias para as associadas e para a Aner. Guiando os negócios da Associação no dia a dia, Regina é a mente criativa por trás das iniciativas. Algumas delas já se integraram ao meio publisher, como os encontros de terça-feira à tarde, o Café com Aner, que em sua 100ª edição recebeu a ministra Cármen Lúcia.
“Agradeço à confiança de todos os associados e do Conselho Diretor no trabalho que estamos desempenhando por aqui. A Aner ainda tem muito a expandir, desbravar novas parcerias, tanto no Brasil quanto no exterior”, disse, destacando as negociações para realização de um congresso internacional de publishers em 2025.
Além de Rafael e Regina, foram eleitos também o Conselho Diretor e o Conselho Fiscal.
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Gestão baseada em inovação e criatividade
Desde o início do trabalho na Aner, Rafael e Regina têm realizado ações que estimulam a modernização do mercado publishing, severamente atingido pela rápida ascensão do digital e, em seguida, pela chegada da pandemia. E não faltam desafios: pesquisar novas formas para monetizar as revistas no meio digital, criar caminhos para distribuição de revistas impressas e capacitar os publishers para pensar dentro de uma economia que viabilize as revistas no meio digital são algumas delas.
Com o tempo, vieram parcerias com Meta, Google e centenas de horas-aula de cursos, treinamentos, oficinas e consultorias, inclusive com parceiros como a Media.Monks. Através dos Café com Aner, bate-papo e entrevistas com personalidades nacionais e internacionais, para troca de experiências.
No âmbito da modernização, foram criados os Labs de Negócios Aner, com aulas teóricas e práticas sobre o mercado Brand Publishing e inteligência artificial prática para jornalistas. E uma parceria com a Diagonal Minds garante, agora, consultoria individual para as empresas, com recomendação sob medida de ferramentas digitais.
Da participação no FiPP World Media Congress, em 2024, veio a parceria com a correspondente na Holanda, Lulu Skantze, que abastece a newsletter e o site da Aner com conteúdo exclusivo e insights sobre o que está acontecendo no mercado europeu.
Para junho do ano que vem, a Aner está preparando um congresso internacional de jornalismo com uma instituição relevante, que deve acontecer em São Paulo.
Em Brasília, confiança de instituições relevantes e atuação constante nas relações institucionais
A movimentação que estimulou a capacitação também aumentou o interesse das empresas de publishing pela Associação. De 25 associados, a Aner passou a reunir mais de 50, expandindo os pontos de contato não só com os editores dos grandes centros urbanos mas também com novos veículos regionais.
O orçamento saneado permitiu investimentos estratégicos, como viagens a Brasília para criação de novas parcerias governamentais. O resultado não poderia ser mais acertado. A Aner desenvolveu campanhas para combater a desinformação e mentiras durante as enchentes da Região Sul que ganharam o apoio de mais de 20 entidades, entre elas o Supremo Tribunal Federal (STF).
A partir desta, veio outra campanha, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da ministra Cármen Lúcia, para combater as mentiras durante as eleições. E o trabalho segue com a preparação de cartilhas a pedido da Secretaria de Comunicação do Governo Federal.
Enquanto isso, a Aner segue acompanhando os temas em debate no Congresso e mobilizando as demais associações de mídia para atuação conjunta e debates sobre projetos de lei que impactam o segmento. Há ainda a participação ativa do presidente Rafael Soriano e do assessor de relações governamentais da Aner, Julio Vinha, reeleitos para a Comissão de Comunicação Social do Congresso Nacional.
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Para 2025, Aner tem projetos de educação e parceria para distribuição de revistas
Em 2025, a proposta da Aner é seguir implementando iniciativas que efetivamente colaborem para o intercâmbio de informações e o progresso do meio revista. Desde o compartilhamento de ideias e propostas na Confraria das Mulheres Dirigentes de Entidades, passando por participação em eventos nacionais e internacionais, até a participação ativa em instituições de mercado, como o Cenp, Conar e Copagrem.
Com os Correios, a Aner avança em uma parceria para distribuição de revistas e os primeiros testes devem começar em breve, a partir de São Paulo. Junte-se a isso projetos para cursos de capacitação e aprimoramento em parceria com universidades, a construção de um manual de boas práticas em inteligência artificial, o incremento dos canais de comunicação da Associação e a participação dos associados nas Comissões Técnicas da Aner.
“As revistas impressas e digitais e a força de suas marcas seguem sendo um ponto seguro de qualidade para o conteúdo segmentado, para o jornalismo profissional e a construção dos leitores do futuro”, destacou Rafael Soriano.
“Estamos muito empolgados com esse novo ano que chega. E a Aner ainda tem muito a acrescentar para que esse mercado retome totalmente sua força, com novos formatos e modelos para encantar anunciantes e o público leitor. Vamos adiante”, diz Regina.