Conselho Diretor reelege Rafael Soriano e reconduz Regina Bucco para presidência e direção executiva da Aner

Conselho Diretor reelege Rafael Soriano e reconduz Regina Bucco para presidência e direção executiva da Aner

27 de novembro de 2024
Última atualização: 2 de dezembro de 2024
9min
Rafael Soriano e Regina Bucco reeleitos para a Aner posam em varanda no centro de São Paulo
Rafael Soriano e Regina Bucco: trabalho intenso à frente da Aner. Foto: Divulgação Aner/Lola Mesquita
Márcia Miranda

Reunida em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) reelegeu o presidente Rafael Soriano e reconduziu a diretora-executiva Regina Bucco para o próximo biênio 2025-2026. Rafael e Regina estão à frente da Aner desde 2021 e vêm fazendo intenso trabalho para a capacitação e modernização do mercado de revistas brasileiro. Entre as metas, o aumento do engajamento a da troca de experiências entre os publishers.

“Renovo o desafio de comandar a Aner, apoiado pelo nosso Conselho Diretor e com foco em concluir o projeto de transformação e modernização da entidade, que em 2026 completará 40 anos de existência”, disse Rafael Soriano.

A seu lado, Regina Bucco, como diretora-executiva, vem trabalhando com empenho para aumentar as oportunidades de negócios e o círculo de parcerias para as associadas e para a Aner. Guiando os negócios da Associação no dia a dia, Regina é a mente criativa por trás das iniciativas. Algumas delas já se integraram ao meio publisher, como os encontros de terça-feira à tarde, o Café com Aner, que em sua 100ª edição recebeu a ministra Cármen Lúcia.

“Agradeço à confiança de todos os associados e do Conselho Diretor no trabalho que estamos desempenhando por aqui. A Aner ainda tem muito a expandir, desbravar novas parcerias, tanto no Brasil quanto no exterior”, disse, destacando as negociações para realização de um congresso internacional de publishers em 2025.

Além de Rafael e Regina, foram eleitos também o Conselho Diretor e o Conselho Fiscal.

Associe-se à Aner e faça parte deste movimento.

Gestão baseada em inovação e criatividade

Desde o início do trabalho na Aner, Rafael e Regina têm realizado ações que estimulam a modernização do mercado publishing, severamente atingido pela rápida ascensão do digital e, em seguida, pela chegada da pandemia. E não faltam desafios: pesquisar novas formas para monetizar as revistas no meio digital, criar caminhos para distribuição de revistas impressas e capacitar os publishers para pensar dentro de uma economia que viabilize as revistas no meio digital são algumas delas.

Com o tempo, vieram parcerias com Meta, Google e centenas de horas-aula de cursos, treinamentos, oficinas e consultorias, inclusive com parceiros como a Media.Monks. Através dos Café com Aner, bate-papo e entrevistas com personalidades nacionais e internacionais, para troca de experiências.

No âmbito da modernização, foram criados os Labs de Negócios Aner, com aulas teóricas e práticas sobre o mercado Brand Publishing e inteligência artificial prática para jornalistas. E uma parceria com a Diagonal Minds garante, agora, consultoria individual para as empresas, com recomendação sob medida de ferramentas digitais.

Da participação no FiPP World Media Congress, em 2024, veio a parceria com a correspondente na Holanda, Lulu Skantze, que abastece a newsletter e o site da Aner com conteúdo exclusivo e insights sobre o que está acontecendo no mercado europeu.

Para junho do ano que vem, a Aner está preparando um congresso internacional de jornalismo com uma instituição relevante, que deve acontecer em São Paulo. 

Em Brasília, confiança de instituições relevantes e atuação constante nas relações institucionais

A movimentação que estimulou a capacitação também aumentou o interesse das empresas de publishing pela Associação. De 25 associados, a Aner passou a reunir mais de 50, expandindo os pontos de contato não só com os editores dos grandes centros urbanos mas também com novos veículos regionais.

O orçamento saneado permitiu investimentos estratégicos, como viagens a Brasília para criação de novas parcerias governamentais. O resultado não poderia ser mais acertado. A Aner desenvolveu campanhas para combater a desinformação e mentiras durante as enchentes da Região Sul que ganharam o apoio de mais de 20 entidades, entre elas o Supremo Tribunal Federal (STF).

A partir desta, veio outra campanha, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da ministra Cármen Lúcia, para combater as mentiras durante as eleições. E o trabalho segue com a preparação de cartilhas a pedido da Secretaria de Comunicação do Governo Federal.

Enquanto isso, a Aner segue acompanhando os temas em debate no Congresso e mobilizando as demais associações de mídia para atuação conjunta e debates sobre projetos de lei que impactam o segmento. Há ainda a participação ativa do presidente Rafael Soriano e do assessor de relações governamentais da Aner, Julio Vinha, reeleitos para a Comissão de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Assine a Newsletter Aner por emailwhatsapp ou Telegram.

Para 2025, Aner tem projetos de educação e parceria para distribuição de revistas

Em 2025, a proposta da Aner é seguir implementando iniciativas que efetivamente colaborem para o intercâmbio de informações e o progresso do meio revista. Desde o compartilhamento de ideias e propostas na Confraria das Mulheres Dirigentes de Entidades, passando por participação em eventos nacionais e internacionais, até a participação ativa em instituições de mercado, como o Cenp, Conar e Copagrem.

Com os Correios, a Aner avança em uma parceria para distribuição de revistas e os primeiros testes devem começar em breve, a partir de São Paulo. Junte-se a isso projetos para cursos de capacitação e aprimoramento em parceria com universidades, a construção de um manual de boas práticas em inteligência artificial, o incremento dos canais de comunicação da Associação e a participação dos associados nas Comissões Técnicas da Aner.

“As revistas impressas e digitais e a força de suas marcas seguem sendo um ponto seguro de qualidade para o conteúdo segmentado, para o jornalismo profissional e a construção dos leitores do futuro”, destacou Rafael Soriano.

“Estamos muito empolgados com esse novo ano que chega. E a Aner ainda tem muito a acrescentar para que esse mercado retome totalmente sua força, com novos formatos e modelos para encantar anunciantes e o público leitor. Vamos adiante”, diz Regina.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.