Presidente do TSE convida Aner para conversar sobre parcerias
A diretora-executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Regina Bucco, esteve na quarta-feira, dia 10 de julho, em Brasília, na sede do Tribunal Superior eleitoral (TSE), a convite da presidente da instituição, a ministra Cármen Lúcia. Durante o encontro, as duas conversaram sobre possíveis parcerias entre a Aner e o TSE para as eleições 2024.
O convite nasceu a partir da entrega do playbook sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) para jornalistas e da apresentação das frases sobre a campanha Nosso lado é o da Informação ao ministro Luis Roberto Barroso. O evento reuniu diversos ministros, entre eles a presidente do TSE, que recebeu um exemplar do manual.
“A ministra gostou do playbook desenvolvido pela Aner, então resolvemos agendar uma conversa para falar sobre possíveis parcerias entre a Associação e o TSE”, afirmou Regina.
TSE em campanha contra a desinformação
Há anos o TSE vem trabalhando contra a desinformação e notícias falsas que rondam o processo eleitoral. Por duas vezes ele recebeu destaques do Prêmio Innovare. Considerada a maior premiação da área jurídica brasileira, valoriza os trabalhos desenvolvidos no Judiciário para facilitar e aprimorar o atendimento à população.
Em 2019, na gestão da ministra Rosa Weber, o TSE ganhou uma menção honrosa, na Categoria Tribunal, pela Campanha TSE Contra Fake News. Em 2021, na gestão do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, foi vencedor da mesma categoria com o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.
Fique em dia com as novidades do mercado editorial. Junte-se à Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner)!
Desde então, o órgão tem seguido adiante com o objetivo de desfazer os boatos que rondam o processo eleitoral. Entre as iniciativas estão o ajuste de parcerias com plataformas de redes sociais e outras instituições, a criação de vídeos, podcasts e peças de comunicação que facilitem o entendimento deste momento tão importante para o país.
No momento, o TSE desenvolve iniciativas como o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), a página Fato ou Boato e o Canal do YouTube que leva o mesmo nome. Eles colaboram com a checagem e o esclarecimento de informações duvidosas.
Em março, o Tribunal aprovou uma série de resoluções que vão disciplinar as Eleições Municipais de 2024. Uma das novidades é a regulamentação do uso da inteligência artificial (IA) na propaganda eleitoral, com o intuito de coibir a desinformação e a propagação de conteúdos falsos durante as eleições.