Sobre a ANER

Nosso Propósito

A ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que representa as editoras de revistas periódicas de consumo.

Foi fundada em 1986 com o objetivo de promover e defender os interesses comuns do mercado de revistas, editorial e comercial, nos seus mais diversos segmentos, tanto em impressão como por mídia eletrônica.

O objetivo principal de uma revista é o leitor. É para ele que as revistas são publicadas. Credibilidade é o capital mais importante de um veículo de comunicação.

Conheça nossos números

8
Comissões
+40
Associados
+10
Parceiros
+100
Eventos

Nossa equipe

Rafael Soriano

Presidente

Regina Bucco

Diretora-Executiva

Valéria Ferraz

Financeiro

Márcia Miranda

Consultora
em Comunicação

Renata Mendonça

Consultora
em Mídias Digitais

Edir Fonseca

Consultor
de Tecnologia

Conselhos

Conselho Diretor e Fiscal

Saiba Mais

Conselho Superior

Saiba Mais

Comissões Técnicas

Saiba Mais
Parceiros

Parceiros

Nossos parceiros estratégicos oferecem soluções de qualidade para editores de revistas associados. Juntos, fortalecemos o setor de mídia e comunicação.

Linha do Tempo

Desde a sua criação, a Aner vem trabalhando pelo sucesso do mercado editorial jornalístico, seja participando de debates sobre legislação no congresso Nacional, seja atuando junto ao mercado publicitário, implementando parcerias educacionais e tecnológicas ou promovendo eventos de networking entre seus associados. Veja um pouco da nossa linha do tempo.

  • 1986

    Fundação da Aner
    Fundada em 16 de dezembro de 1986, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que representa as editoras de revistas. A Associação nasceu no raiar do processo de abertura política. A inspiração de Roberto Civitta para criar a Aner, veio de outras iniciativas que já despontavam internacionalmente e, também, no Brasil. Segundo o livro História Revista, publicado em 2011 pela Aner, o movimento foi inspirado pela Fédération Internacional de la Presse Périodique (FIPP), criada em 1925, e pela Magazine Publisher Association (MPA), dos Estados Unidos, que exercia função semelhante desde 1919.
  • 1988

    Constituição brasileira
    ANER defende a imunidade tributária para o segmento.
  • 2001

    33o. Congresso Mundial de Revistas
    Em 2001, a associação à FIPP trouxe trocas de informações e permitiu a organização do 33o Congresso Mundial de Revistas pela ANER, ao lado de sua irmã argentina, a AAER. O evento sediado parte em Buenos Aires, parte no Rio de Janeiro foi pioneiro ao sair do eixo Europa-Estados Unidos-Japão pela primeira vez na história.
  • 2003

    Em Revista
    Aner lança a Em Revista
  • 2008

    Consolidação do Fórum Aner
  • 2009

    1º Concurso Capa do Ano
  • 2011

    Publicação do Livro História das Revistas
  • 2014

    Lançamento do Factbook, com apoio Aner
  • 2014

    Apoio à Lei 13.043/14 , sobre a desoneração na folha de pagamentos
  • 2016

    Pelo sigilo da fonte
    ANER impetra habeas corpus em favor do jornalista Murilo Ramos. A defesa pediu a suspensão imediata da decisão de quebra de sigilo telefônico determinado pela 12ª Vara Federal de Brasília. A medida havia sido adotada para apurar quem passou à revista um relatório preliminar de pessoas suspeitas de manter dinheiro irregularmente no exterior.
  • 2017

    XI Fórum ANER e Fórum sobre Pós-verdade
  • 2021

    Início da série Café com Aner
    Em paralelo à sequência de webinars, foi criado o Café com Aner, um encontro para publishers interessados em discutir os diversos aspectos relacionados ao dia a dia das empresas de comunicação, desde questões jurídicas, tributárias, ferramentas digitais, possibilidades de inclusão em novas tecnologias e experiências diversas.
  • 2021

    Início das parcerias para programas de Aceleração Digital
    Em outubro chegou a parceria com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Meta e o International Center for Journalists (ICFJ) para a criação do primeiro Projeto Acelerando a Transformação Digital voltado para veículos impressos. A parceria foi fruto de um longo processo de negociação que contou com a intermediação do jornalista Guilherme Ravache.
  • 2024

    Aner é convidada para o Copagrem da Fiesp
    A diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, recebe o convite do presidente da Fiesp, Josué Christiano Gomes da Silva, para participar do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Leia mais aqui
  • 2024

    Lançamento do primeiro Lab de Negócios Aner
    A Comissão de Tendências organiza o primeiro Lab de Negócios Aner sobre Brand Publishing e entrega aos associados, junto com a Barões Brand Publishing, as principais diretrizes para desenvolvimento do negócio nas editoras. Leia mais aqui.
  • 2024

    Lançamento da Campanha Fake News
    A Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras quatro instituições relacionadas ao jornalismo promovem uma campanha para combater as fake news e desinformação durante a tragédia do Rio Grande do Sul. Participam do movimento a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o Projeto Comprova e o Instituto Palavra Aberta. Leia mais aqui
  • 2024

    Lançamento do Playbook para jornalistas sobre o STF
    O documento, criado pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social e a Secretaria de Relações com a Sociedade do Supremo Tribunal Federal (STF), foi desenvolvido para que os jornalistas que cobrem pautas sobre a Corte possam entender melhor como funcionam os trâmites processuais. Leia mais aqui
  • 2024

    Ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF, anuncia campanha no plenário do STF
    Ao conhecer a campanha pelas mãos da diretora executiva Regina Bucco e do presidente da Aner, Rafael Soriano, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) parabeniza a iniciativa e lê as frases no plenário da Corte, para todos os ministros presentes. Leia mais aqui
  • 2024

    Lançamento dos Playbooks do TSE e da campanha sobre mentiras nas eleições 2024
    Diante do sucesso do playbook e campanha para o STF, a ministra Cármen Lúcia convida a Aner para preparar dois playbook para eleitores e para jornalistas e uma campanha contra as mentiras eleitorais. O movimento une a Aner, TSE e outras 12 associações e instituições de jornalismo e publicidade. As produções são lançadas em cerimônia no TSE, na presença de ministros, autoridades e da imprensa. Leia mais aqui.
  • 2024

    Evento Google
    Encontro promovido pela Associação Nacional de Editores se Revistas (Aner) para os seus associados na sede do Google, em São Paulo. Recebidos pela gerente de relações da indústria de notícias, Natália Mazotte, os publishers receberam insights sobre ferramentas digitais, cursos de aprimoramento e dicas para melhorar os sites de notícias e incrementar a obtenção de dados proprietários, além de informações sobre ferramentas de inteligência Artificial para produção de conteúdo.