Sobre a ANER

Nosso Propósito

A ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que representa as editoras de revistas periódicas de consumo.

Foi fundada em 1986 com o objetivo de promover e defender os interesses comuns do mercado de revistas, editorial e comercial, nos seus mais diversos segmentos, tanto em impressão como por mídia eletrônica.

O objetivo principal de uma revista é o leitor. É para ele que as revistas são publicadas. Credibilidade é o capital mais importante de um veículo de comunicação.

Conheça nossos números

+40
Comissões
+40
Associados
+10
Parceiros
+100
Eventos

Nossa equipe

Rafael Soriano

Presidente

Regina Bucco

Diretora-Executiva

Valéria Ferraz

Financeiro

Márcia Miranda

Consultora
em Comunicação

Renata Mendonça

Consultora
em Mídias Digitais

Edir Fonseca

Consultor
de Tecnologia

Conselhos

Conselho Diretor e Fiscal

Saiba Mais

Conselho Superior

Saiba Mais

Comissões Técnicas

Saiba Mais
Parceiros

Parceiros

Nossos parceiros estratégicos oferecem soluções de qualidade para editores de revistas associados. Juntos, fortalecemos o setor de mídia e comunicação.

Linha do Tempo

Desde a sua criação, a Aner vem trabalhando pelo sucesso do mercado editorial jornalístico, seja participando de debates sobre legislação no congresso Nacional, seja atuando junto ao mercado publicitário, implementando parcerias educacionais e tecnológicas ou promovendo eventos de networking entre seus associados. Veja um pouco da nossa linha do tempo.

  • 1986

    Fundação da Aner
    Fundada em 16 de dezembro de 1986, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que representa as editoras de revistas. A Associação nasceu no raiar do processo de abertura política. A inspiração de Roberto Civitta para criar a Aner, veio de outras iniciativas que já despontavam internacionalmente e, também, no Brasil. Segundo o livro História Revista, publicado em 2011 pela Aner, o movimento foi inspirado pela Fédération Internacional de la Presse Périodique (FIPP), criada em 1925, e pela Magazine Publisher Association (MPA), dos Estados Unidos, que exercia função semelhante desde 1919.
  • 1988

    Constituição brasileira
    ANER defende a imunidade tributária para o segmento.
  • 2001

    33o. Congresso Mundial de Revistas
    Em 2001, a associação à FIPP trouxe trocas de informações e permitiu a organização do 33o Congresso Mundial de Revistas pela ANER, ao lado de sua irmã argentina, a AAER. O evento sediado parte em Buenos Aires, parte no Rio de Janeiro foi pioneiro ao sair do eixo Europa-Estados Unidos-Japão pela primeira vez na história.
  • 2003

    Em Revista
    Aner lança a Em Revista
  • 2008

    Consolidação do Fórum Aner
  • 2009

    1º Concurso Capa do Ano
  • 2011

    Publicação do Livro História das Revistas
  • 2014

    Lançamento do Factbook, com apoio Aner
  • 2014

    Apoio à Lei 13.043/14 , sobre a desoneração na folha de pagamentos
  • 2016

    Pelo sigilo da fonte
    ANER impetra habeas corpus em favor do jornalista Murilo Ramos. A defesa pediu a suspensão imediata da decisão de quebra de sigilo telefônico determinado pela 12ª Vara Federal de Brasília. A medida havia sido adotada para apurar quem passou à revista um relatório preliminar de pessoas suspeitas de manter dinheiro irregularmente no exterior.
  • 2017

    XI Fórum ANER e Fórum sobre Pós-verdade
  • 2021

    Início da série Café com Aner
    Em paralelo à sequência de webinars, foi criado o Café com Aner, um encontro para publishers interessados em discutir os diversos aspectos relacionados ao dia a dia das empresas de comunicação, desde questões jurídicas, tributárias, ferramentas digitais, possibilidades de inclusão em novas tecnologias e experiências diversas.
  • 2021

    Início das parcerias para programas de Aceleração Digital
    Em outubro chegou a parceria com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Meta e o International Center for Journalists (ICFJ) para a criação do primeiro Projeto Acelerando a Transformação Digital voltado para veículos impressos. A parceria foi fruto de um longo processo de negociação que contou com a intermediação do jornalista Guilherme Ravache.