TSE, Aner e associações lançam campanha contra mentiras nas eleições
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançou hoje uma série de ações para combater as mentiras durante as eleições. Entre elas, a campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, criada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo. na mesma ocasião foram lançados dois playbooks com informações sobre as eleições: um para jornalistas e outro para eleitores.
A cerimônia contou com a participação de ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi aberta pela apresentação de vídeo e dos cards que serão compartilhados nos canais de comunicação das instituições participantes da campanha contra as mentiras, a partir desta semana. Também participaram do evento representantes da Polícia Federal, associações de jornalismo e plataformas de mídias sociais.
O trabalho faz parte de um conjunto de solicitações da ministra presidente do TSE, à diretora-executiva da Aner, Regina Bucco. Em encontro no Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra pediu à Aner a colaboração para produção da campanha e de dois playbooks, um voltado para jornalistas e outro para eleitores, com informações, perguntas e respostas sobre o processo eleitoral.
“Essa campanha será divulgada nas redes sociais e objetiva colaborar com o combate à desinformação e de todas as formas de mentiras, durante o período eleitoral. Com lema jornalismo é confiável, fala nossa língua protege da desinformação e fortalece a democracia, achamos que era necessário falar sobre mentiras e desinformação na linguagem de cada qual das linguagens mais costumeiras mais diferentes regiões do Brasil”, afirmou a ministra.
Consulte aqui o playbook jornalistas e aqui o playbook para eleitores.
Trabalho conjunto garante variedade de sotaques na campanha contra mentiras
As frases foram sugeridas por representantes de todas as instituições participantes. Depois, receberam a atenção da jornalista e pesquisadora piauiense Marta Alencar. Especialista em Fact Checking e fundadora da Startup Coar, Marta aproveitou a experiência da criação de manuais regionais de checagem, que ensinam como identificar notícias falsas, para aprimorar as frases emblemáticas da campanha.
Marta está há quatro anos à frente do Coar Notícias e, no início de fevereiro deste ano, criou dois manuais com linguagem regional. Além de instruir, o manual colabora com letramento midiático das populações das duas regiões norte e nordeste sobre o papel do jornalismo.
“Vamos lançar outros no mês de agosto, relacionados às outras regiões. Então, eu acredito que essa campanha não só veio reconhecer o nosso trabalho, mas também somar com a gente. Eu estou muito feliz, muito honrada”, conta.
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Para criar os cards, a Alright ofereceu o apoio do designer Leo Becker, de Balneário Camboriú (SC). Léo rascunhou a proposta, levando em consideração as sugestões das 12 instituições participantes e teve suas artes aprovadas diretamente pela ministra Cármen Lúcia, até o ajuste à forma final.
Já para os playbooks, a Aner contou com a colaboração da Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE). Os manuais terão versões online que ficarão à disposição do público na página do TSE. Sendo assim, podem ser atualizados de acordo com a necessidade de inclusão de novas pesquisas e temas relacionados às eleições.
Todo o trabalho foi coordenado por Regina Bucco e pessoalmente acompanhado pela ministra Cármen Lúcia, que fez questão de aprovar todas as peças da campanha contra mentiras e os playbooks.
“Para combater a mentira é preciso coragem. Sabemos que para criar uma mentira é muito barato e para desmentir é muito caro”, afirmou Regina, destacando o trabalho ao lado da ministra. “Trabalhar com a ministra foi muito interessante ela é pop, inclusiva, democrática, quer abraçar todos os estados brasileiros, adora editar textos e fez questão de ler e revisar os dois playbooks com informações essenciais sobre o processo eleitoral, das 4:00 da manhã até as 9:00 horas, por alguns dias seguidos.
Quero agradecer a confiança da sra. na ANER e nas instituições aqui representadas para elaboração deste projeto. Foi uma bela jornada ministra, vamos para a próxima iniciativa”.
A cerimônia de lançamento foi transmitida ao vivo pelo Canal do TSE no YouTube. Clique aqui e veja a íntegra do evento:
Veja as instituições que participaram da criação da campanha
Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Ajor – Associação de Jornalismo Digital
Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas
ANJ – Associação Nacional de Jornais
Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo
TSE – Tribunal Superior Eleitoral