Campanha contra desinformação: Aner e parceiros comemoram sucesso da iniciativa

Campanha contra desinformação: Aner e parceiros comemoram sucesso da iniciativa

15 de julho de 2024
Última atualização: 15 de julho de 2024
6min
Ministro Luis Roberto Barroso observa cartazes com a campanha contra desinformação e fake news ao lado de Regina Bucco, Rafael Soriano e Julio Vinha
O ministro Luis Barroso observa as frases da campanha contra desinformação no STF: sucesso institucional. Foto: Divulgação Aner
Márcia Miranda

A Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) está comemorando, ao lado dos parceiros, o sucesso da campanha Nosso lado é o da Informação. A iniciativa reuniu a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Projeto Comprova, Instituto Palavra Aberta, Supremo Tribunal Federal (STF) e a agência Alright em um esforço para divulgar 11 frases contra a desinformação nas enchentes do Rio Grande do Sul.

A ideia nasceu a partir da sugestão de uma das associadas à Aner. Aline Gobi, sócia-proprietária e gestora comercial da Revista Aldeia, do Paraná, falou sobre sua preocupação com o avanço das fake News à diretora-executiva da Aner, Regina Bucco. Após breve conversa, Regina decidiu iniciar a campanha.

Embora tenha começado como um movimento específico para combater a onda de informações falsas, compartilhadas sem avaliação durante as enchentes, o projeto cresceu com a chegada dos parceiros. O ponto alto foi a leitura das frases da campanha pelo ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF, no plenário da Casa.

“Percebemos que o trabalho de enfrentamento à desinformação é muito necessário e é dever das associações e demais empresas que fazem jornalismo sério e profissional levarem essa mensagem adiante”, disse Regina Bucco, que coordenou a produção do trabalho.

“A desinformação é nociva, e a sociedade já entendeu isso. Por isso é importante indicar às pessoas que existem canais que podem ser consultados antes do repasse das informações; e que o jornalismo profissional é o melhor antídoto no combate à desinformação, abrindo caminho para a preservação da sociedade democrática”, afirmou o presidente da Aner, Rafael Soriano.

Fique em dia com as novidades do mercado editorial. Junte-se à Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner)!

Onze cards, cinco vídeos e muitas trocas entre os parceiros

A campanha começou a ser desenvolvida no dia 13 de maio e o primeiro card foi ao ar no Instagram da Aner e de todos os parceiros no dia 17 do mesmo mês. O prazo, de apenas quatro dias, foi o suficiente para que todas as 11 frases fossem preparadas com insights de todos os parceiros e passassem por um processo de votação. Ainda dentro deste prazo as artes foram aprovadas por todos os participantes do grupo, com inclusão dos logos oficiais e definição de estratégia de comunicação entre as assessorias de comunicação dos parceiros.

O trabalho motivou a participação do Meio&Mensagem, que cedeu espaço em suas páginas para a veiculação de cards, chamando para a campanha nas redes sociais da Aner. Em seguida, vieram o apoio do STF e da Agência Alright.

“Ver os cards da campanha sendo mostrados pelo ministro Barroso a todo o plenário do STF, naquele 26 de junho, foi bárbaro. Naquele dia estávamos em visita para mostrar a ele um manual sobre o STF para jornalistas, criado pela Aner em parceria dom o STF, e aproveitamos para informar sobre a campanha. Ver a reação dele e de outros ministros sobre o material foi muito recompensador”, afirmou Regina Bucco.

O trabalho rendeu à Aner e aos parceiros muitas visitas às páginas e trouxe a vertente educativa, mostrando ao público como se deve checar as informações antes de passar adiante. Vídeos das jornalistas Luisa Alcantara e Silva (Comprova), Talita Burbulhan (Estadão) e Bruna Buffara (Canal Meio) trouxeram mais agilidade e simplificaram o discurso, aproximando o público.

A exibição da sequência de 11 cards foi encerrada na última sexta-feira, dia 12 de julho, com um vídeo reunindo todas as imagens, postado pelo STF no Instagram. Agora, os parceiros estão se mobilizando para realizar novas ações. Os resultados devem aparecer em breve! Aguardem!

Veja as impressões dos nossos parceiros sobre essa iniciativa

Flavio Lara Resende (Abert)

Flavio Lara e Rafael Menin Soriano

“Cada vez fica mais evidente que a desinformação é hoje um produto global, causador de grandes danos à democracia dos povos, e unir entidades representativas da imprensa brasileira em uma campanha de tamanha importância é preservar o direito da população à informação com o fortalecimento do livre exercício do jornalismo profissional”.


Marcelo Rech (ANJ)

“A campanha desencadeada pela Aner é um importante instrumento de combate a uma epidemia que causa muitos males à civilização. O melhor antídoto será sempre a valorização e o reconhecimento do jornalismo profissional.”


Patrícia Blanco presidente do Instituto Palavra Aberta mulher branca aparece em meio corpo vestindo blusa branca

Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta)

“A união de entidades em uma campanha como essa é um exemplo de como o combate à desinformação é uma tarefa coletiva. O fortalecimento do jornalismo nesse cenário deve ser encarado como um compromisso de todos nós”


Sérgio Lüdtke (Projeto Comprova)

Sérgio Lüdtke, homem branco, de barba e cabelos grisalhos, usando blusa de gola creme, aparece em ambiente de escritório usando fones de ouvido pretospara falar de desinformação e do selo de compromisso para veículos de informação brasileiros

“A colaboração é um valor fundamental para o Comprova e seu poder ficou mais uma vez demonstrado nessa ação conjunta, liderada pela Aner e que somou esforços de várias organizações, para levar a mais pessoas mensagens de alerta para os perigos da desinformação. ”


Domingos Secco (Alright)

Domingos Secco, homem branco, de cabelos e barba grisalhos, usando óculos de armação escura e blusa de gola escura com botões brancos aparece em fundo claro falando sobre veículos locais

“Na Alright, entendemos que combater a desinformação exige um esforço coletivo, criativo de colaborativo. A colaboração com outras organizações de mídia e associações de jornalismo é essencial para garantir que informações precisas e verificadas contemplem as audiências. Estamos comprometidos em unir forças com as entidades do setor e com os veículos, especialmente na nossa missão de combater os desertos de notícias. Não se trata apenas de uma campanha, mas um chamado à ação para todos que acreditam no poder transformador do jornalismo responsável e da colaboração.”

Márcia Miranda
Administrator