Alright une-se à campanha Nosso lado é o da informação, contra desinformação

Alright une-se à campanha Nosso lado é o da informação, contra desinformação

17 de junho de 2024
Última atualização: 17 de junho de 2024
2min
Card em fundo que simula papel amassado com letras pretas e logotipo coma palavra fake news riscada com um x vermelho fala da campanha da Aner sobre desinformação com a adesão da agência Alright
A campanha contra desinformação agora conta com a participação da Alright. Arte: Aldright sobre arte de Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

Mais um parceiro soma-se à campanha contra desinformação organizada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Instituto Palavra Aberta e Projeto Comprova. Assim como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Alright agora assina a campanha como uma das instituições que apoia a iniciativa.

“A desinformação persegue o jornalismo e combater essa ameaça exige um esforço coletivo e coordenado. Na Alright, acreditamos firmemente na importância de colaborar com iniciativas de associações e na união de esforços entre veículos de comunicação como parte essencial para garantir a segurança da informação para as comunidades e a qualidade na entrega e distribuição de notícias”, afirma Domingos Secco, fundador da Alright.

Checar para não passar desinformação adiante

As peças publicitárias foram produzidas a partir de sugestões das instituições participantes. A tônica é a checagem das notícias antes do encaminhamento aos contatos e a publicação nas redes.

“Nas duas semanas iniciais da campanha também tivemos a participação do Meio&Mensagem, que colaborou exibindo banners no site. A campanha está tendo ótimos resultados. Esperamos, com isso, colaborar com a educação midiática, para que mais pessoas entendam a importância de checar as informações antes de repassar, principalmente aquelas que pedem urgência no compartilhamentos”, afirma Regina Bucco, diretora-executiva da Aner.

“Estimulamos todos os veículos associados a compartilharem as peças em seus sites, para fazer a campanha chegar cada vez mais longe”

Regina Bucco, diretora executiva da Aner

Para colaborar com o trabalho, uma lista no X (antigo Twitter) reúne checagens de diversas iniciativas brasileiras que monitoram e investigam conteúdos falsos e enganosos que circulam pelas redes sociais. Na lista Checagem de fatos #BR, é possível acompanhar verificações feitas por organizações como o Projeto Comprova, Lupa, Aos Fatos, UOL Confere, AFP Checamos, boatos.org e Estadão Verifica.

Participe da Aner. Compartilhe experiências, fortaleça o setor de comunicação editorial e a sua marca! Junte-se a nós! Clique aqui e saiba como.

Siga o Instagram e o LinkedIn da aner e veja todas as peças da Campanha.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.