Alright une-se à campanha Nosso lado é o da informação, contra desinformação

Alright une-se à campanha Nosso lado é o da informação, contra desinformação

17 de junho de 2024
Última atualização: 17 de junho de 2024
2min
Card em fundo que simula papel amassado com letras pretas e logotipo coma palavra fake news riscada com um x vermelho fala da campanha da Aner sobre desinformação com a adesão da agência Alright
A campanha contra desinformação agora conta com a participação da Alright. Arte: Aldright sobre arte de Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

Mais um parceiro soma-se à campanha contra desinformação organizada pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Instituto Palavra Aberta e Projeto Comprova. Assim como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Alright agora assina a campanha como uma das instituições que apoia a iniciativa.

“A desinformação persegue o jornalismo e combater essa ameaça exige um esforço coletivo e coordenado. Na Alright, acreditamos firmemente na importância de colaborar com iniciativas de associações e na união de esforços entre veículos de comunicação como parte essencial para garantir a segurança da informação para as comunidades e a qualidade na entrega e distribuição de notícias”, afirma Domingos Secco, fundador da Alright.

Checar para não passar desinformação adiante

As peças publicitárias foram produzidas a partir de sugestões das instituições participantes. A tônica é a checagem das notícias antes do encaminhamento aos contatos e a publicação nas redes.

“Nas duas semanas iniciais da campanha também tivemos a participação do Meio&Mensagem, que colaborou exibindo banners no site. A campanha está tendo ótimos resultados. Esperamos, com isso, colaborar com a educação midiática, para que mais pessoas entendam a importância de checar as informações antes de repassar, principalmente aquelas que pedem urgência no compartilhamentos”, afirma Regina Bucco, diretora-executiva da Aner.

“Estimulamos todos os veículos associados a compartilharem as peças em seus sites, para fazer a campanha chegar cada vez mais longe”

Regina Bucco, diretora executiva da Aner

Para colaborar com o trabalho, uma lista no X (antigo Twitter) reúne checagens de diversas iniciativas brasileiras que monitoram e investigam conteúdos falsos e enganosos que circulam pelas redes sociais. Na lista Checagem de fatos #BR, é possível acompanhar verificações feitas por organizações como o Projeto Comprova, Lupa, Aos Fatos, UOL Confere, AFP Checamos, boatos.org e Estadão Verifica.

Participe da Aner. Compartilhe experiências, fortaleça o setor de comunicação editorial e a sua marca! Junte-se a nós! Clique aqui e saiba como.

Siga o Instagram e o LinkedIn da aner e veja todas as peças da Campanha.

Márcia Miranda
Administrator