Dicas do VP de Pesquisa do Google sobre buscas com IA

Como o conteúdo está sendo descoberto e consumido com a busca do Google utilizando IA? Robby Stein, vice-presidente de produto da Pesquisa Google, foi o entrevistado do canal Google for Developers do YouTube, apresentado por Logan Kilpatrick. A conversa abordou a evolução da pesquisa Google para um produto de IA de ponta. Demos uma olhada neste material e pegamos alguns insights úteis para os publishers.
Durante o bate-papo, Robby Stein falou sobre a mudança de palavras-chave simples para consultas complexas e conversacionais. O Google Search agora integra o modelo Gemini da Google, que aprimora as capacidades de pesquisa permitindo perguntas em linguagem natural e resultados mais abrangentes. O vídeo explora recursos como “AI mode” e “Deep Search”, que executam pesquisas complexas em nome do usuário, e a crescente popularidade das consultas multimodais usando imagens e voz.
Embora o entrevistado não aborde diretamente o impacto da inserção da IA na pesquisa Google para publishers de notícias, ele oferece insights valiosos sobre como o conteúdo será descoberto e consumido. Para os publishers a mensagem é clara: o futuro da busca exige conteúdo ainda mais qualitativo, autorizado, abrangente, visualmente rico e adaptado às perguntas naturais e complexas dos usuários, com a IA funcionando como uma ponte para conexões mais profundas com a web.
Veja algumas dicas úteis para publishers sobre pesquisa Google com IA
1. Crie conteúdo abrangente e de alta qualidade para perguntas complexas e naturais:
O Google Search está evoluindo para que os usuários possam “realmente perguntar qualquer coisa à busca e obter informações de alta qualidade”. Não se trata mais apenas de palavras-chave. As pessoas podem digitar “perguntas naturais e longas, até mesmo frases inteiras, com muitas restrições”.
A busca agora pode “entender a complexidade da pergunta” e usar um modelo que “consegue pensar e planejar”. Isso significa que, para nós, publishers, nosso conteúdo deve ser a resposta definitiva e detalhada para perguntas complexas, pensando em todas as nuances que um usuário pode incluir em uma consulta.
Para perguntas “muito complexas e importantes” (como comparar diferentes eventos ou políticas), a funcionalidade de “Busca Aprofundada” (Deep Search) pode realizar dezenas ou centenas de consultas para fornecer uma resposta abrangente, o que pode “economizar horas de pesquisa” para o usuário. Nosso objetivo deve ser fornecer o tipo de conteúdo estruturado e aprofundado que a IA usaria para montar esses “relatórios incríveis”.
2. Otimize para “AI Overviews” e mantenha links para aprofundamento:
Para perguntas naturais, é “altamente provável que [as AI Overviews] apareçam com conteúdo útil e links para aprofundar”. As AI Overviews representam a “maior distribuição em escala do Gemini dentro do Google”.
Isso implica que nosso conteúdo precisa ser conciso e claro o suficiente para ser sumarizado pela IA, mas também deve incentivar o usuário a clicar nos links fornecidos pela Visão Geral para uma leitura mais completa e aprofundada em nosso site. O valor do “clique para aprofundar” é crucial.
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3. Reforce a autoridade e a expertise do seu conteúdo:
Com a facilidade de criação de conteúdo por ferramentas de IA, que podem gerar “cada vez mais coisas que parecem razoáveis”, o valor da busca em encontrar “referências com autoridade de fala e que têm uma forte perspectiva” e “os especialistas” se torna ainda mais importante.
Para nós, como publishers, isso significa que nossa credibilidade, experiência, autoridade e confiabilidade (E-E-A-T) são mais cruciais do que nunca. A IA ajudará na produção de conteúdo de alta qualidade. Robby acredita que essas novas experiências terão “muita capacidade de expansão”, criando “novas oportunidades para se conectar com a web e ir mais fundo”.
4. Invista em conteúdo multimodal, especialmente visual:
A busca visual é a “parte de crescimento mais rápido da busca”, com um aumento de “70% ano a ano”, e é “particularmente popular entre usuários mais jovens”. As pessoas usam câmeras e capturas de tela para fazer perguntas sobre o que estão vendo.
O “modo IA visual” pode fornecer “respostas visuais, não apenas textuais”, com contexto e links para produtos ou informações adicionais. Isso nos mostra a importância de ter imagens e vídeos de alta qualidade e contextualmente relevantes em nossos artigos de notícias, otimizados para que a IA possa entendê-los e usá-los como parte de respostas visuais, direcionando o tráfego para nosso site.
5. Pense na experiência conversacional e na personalização:
A busca está se tornando altamente conversacional, permitindo que os usuários “conversem naturalmente com a ferramenta”. Isso sugere que nosso conteúdo deve ser escrito de forma que flua bem em uma conversa, mesmo que não seja lido diretamente por voz.
A personalização é “extremamente importante” e a busca aprenderá sobre as “preferências e o histórico do usuário” para fornecer “experiências únicas e relevantes”. Embora as notícias factuais não sejam tão personalizadas “perguntas sobre fatos ou o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial” provavelmente terão respostas “específicas”. Para tópicos onde o “gosto pessoal importa” (como “o que devo comer para um encontro” ou “quais sapatos devo considerar para o outono”), o Google quer ser “unicamente bom”. Se os sites de notícias abrangem esses tipos de tópicos (ex: recomendações culturais, estilo de vida), a capacidade da IA de conectar o conteúdo aos interesses personalizados do usuário será uma vantagem.
6. Considere conteúdo “Agentic” para tarefas práticas:
A IA permitirá que a busca “realize tarefas em nome do usuário”. O foco não é o “último clique”, mas sim resolver a “frustração da pesquisa e da repetição de consultas” baseadas em disponibilidade (ex: verificar se um evento tem ingressos, ou horários de cinema).
Se o site de notícias oferece informações de serviço (como programação de eventos, horários de funcionamento, ou listas de produtos com status de estoque), garantir que esses dados sejam precisos e atualizados em tempo real pode fazer com que o conteúdo seja utilizado pela IA para resolver diretamente as necessidades do usuário, aumentando sua relevância.
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