Como atrair audiências jovens e Gen Z?

Como atrair audiências jovens e Gen Z?

26 de junho de 2025
Última atualização: 26 de junho de 2025
5min
Max Frost homem branco cofundador da Roca News fala no palco do FIPP Insider SP sobre audiências jovens e Gen Z
Max Frost e audiências jovens: uma grande oportunidade de mercado. Foto: Divulgação Aner/Leo Félix
Márcia Miranda

Seguindo na trilha do FIPP Insider, chegamos à palestra do cofundador da Roca News, o norte-americano Max Frost, sobre audiências jovens. O Roca News é uma startup de mídia que busca reinventar a forma como as notícias são consumidas, especialmente nas redes sociais. A empresa foi criada em 2020, a partir de informações do Reuters Digital News Report 2019, que mostrava o quanto os jovens achavam chato e caro ler notícias.

“Então, o que você tinha era uma combinação de pessoas achando as notícias chatas, inacessíveis, inconvenientes e não confiáveis. Para nós, isso pareceu uma grande oportunidade no mercado porque, em resumo, os jovens querem consumir as notícias, mas odeiam a maneira como têm que fazer isso. Este relatório foi lançado algumas semanas antes de termos a ideia para a empresa”, contou.

Quais as dicas de Max Frost para quem quer atingir audiências jovens?

Segundo Max Frost, publishers e editores de notícias devem entender e se adaptar ao comportamento do público jovem e se dedicar a reinventar a forma como a notícia é entregue e monetizada. Veja algumas das principais dicas para atingir especialmente as gerações Z e Alpha.

Reconheça a percepção do público jovem sobre notícias

Max Frost observou que muitos jovens veem as notícias como uma “tarefa” , algo chato, inacessível, inconveniente e pouco confiável. Em vez de usar as redes sociais apenas como um “funil” para o seu site, os publishers devem entregar o conteúdo noticioso diretamente nas plataformas sociais, como Instagram e YouTube, pois muitos usuários não querem sair dessas plataformas.

Adapte o formato do conteúdo para a plataforma

Crie conteúdo que seja “orgânico à plataforma”, em vez de simplesmente replicar o que funciona em outros formatos (como o impresso ou websites). No Instagram, utilize formatos visuais e diretos, como capas impactantes (memes) seguidas por quatro pontos-chave de resumo. Torne a leitura de conteúdo mais longa “engajadora” e interativa, inspirando-se em aplicativos como Duolingo, usando slides, toques e pequenas recompensas para manter o interesse.

Para conteúdo em vídeo (YouTube), priorize a “autenticidade e honestidade”. Conteúdo com personalidade, mesmo que produzido de forma simples, com uma GoPro, pode alcançar milhões de visualizações e construir confiança, que é a “moeda mais importante”.

Adote uma abordagem direta e não partidária

Evite inclinações políticas ou partidárias em manchetes e reportagens. O público jovem, cético e muitas vezes “não partidário”, quer saber “precisamente o que aconteceu” para formar suas próprias opiniões. A afiliação a instituições percebidas como excessivamente liberais ou conservadoras pode prejudicar a confiança.

Destaque o valor da notícia

Diferencie-se de conteúdos puramente de entretenimento nas redes sociais. Posicione a notícia como algo que torna o consumidor “muito mais inteligente” após a leitura, focando no valor de melhoria pessoal.

Avalie parcerias com criadores de conteúdo e novos formatos de mídia

Criadores independentes em plataformas como YouTube estão alcançando milhões de pessoas, muitas vezes superando a audiência da mídia tradicional. Estude estratégias e possibilidades de colaboração com esses criadores para alcançar novas audiências.

Diversifique as fontes de receita

O modelo de negócio da Roca News inclui assinaturas (via app e newsletter), publicidade em redes sociais e, principalmente, monetização de vídeo (YouTube). Max Frost enfatiza que a publicidade em vídeo é vista como mais sustentável e até “mais à prova de IA”.

Use as redes sociais como ponto de partida para outros produtos

Embora as redes sociais sejam o local onde a audiência consome notícias, elas também podem ser alavancadas para lançar e promover outros produtos digitais (aplicativos, newsletters, canais do YouTube) que, por sua vez, geram receita.

Se você gostou desse texto, visite nosso YouTube e veja a íntegra da palestra de Max Frost no FIPP Insider SP

Ou leia um resumo no site da nossa media partner Barões Brand Publising.

Veja, também, os resumos de outras palestras do FIPP Insider SP em nosso site:

O que são middlewares de licenciamento de conteúdo?, com Paul Hood

O que os anunciantes querem dos publishers?, com Jacqueline Loch

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Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.