O que são middlewares de licenciamento de conteúdo?

Durante o FIPP Insider SP, muito foi dito e muito ficou de dever de casa para os publishers. Como nosso objetivo na Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) é colaborar, começamos uma série de matérias aqui no site para falar sobre as dicas dos nossos incríveis palestrantes. A matéria de hoje tem como base as dicas de Paul Hood sobre middlewares de licenciamento e como elas podem ajudar a proteger e monetizar seu conteúdo.
A proposta nasce do debate em torno dos bots de web scraping (raspagem) de dados e conteúdo. Eles são projetados para automatizar o processo de extração de grandes volumes de dados de sites e se tornaram mais conhecidos recentemente, devido ao debate em torno daqueles projetados para extrair e sintetizar dados para uso no treinamento de modelos de IA generativa (IAGen).
O desafio para os proprietários de conteúdo é que nem todos os bots são ruins! Se você é dono de conteúdo, alguns bots podem ajudar a direcionar mais tráfego para o seu site, processando seu conteúdo para mecanismos de busca como Google ou Bing, aumentando a probabilidade de ele aparecer como resultado de busca.
Normalmente, os sites têm defesas que eles próprios configuram para proteger partes do site de bots maliciosos, que ignoram os avisos para que o conteúdo não seja “raspado”.
O que são middlewares de licenciamento de conteúdo?
As middlewares são softwares especializados em possibilitar a troca de informações baseadas em diferentes tecnologias e plataformas. Eles funcionam como uma interface, um intermediário entre diferentes aplicações ou sistemas, facilitando a comunicação e a integração entre eles.
O middleware pode ser usado para gerenciar o fluxo de dados entre diferentes sistemas, garantindo que as informações sejam transferidas de forma segura e confiável.
O que isso tem a ver com a proteção do conteúdo e monetização da minha editora?
Durante sua apresentação, Paul Hood falou sobre a invasão dos robôs de IA especializados em scraping de conteúdo.
O scraping de conteúdo, ou web scraping, é um processo automatizado que utiliza programas, como bots e rastreadores, para extrair dados e conteúdo de sites. Em essência, é como um bot que visita páginas da web e copia informações relevantes, como preços, descrições de produtos, ou dados de clientes.
As pesquisas trazidas por Paul mostram que houve um aumento de 117% no scraping de conteúdo por bots entre o terceiro e quarto trimestres do ano passado.
“Os algoritmos de modelos de linguagem grandes, cada vez mais, ameaçam as relações com a audiência e as fontes de receita dos editores com sistemas de IA que podem fornecer informações sintetizadas sem atribuição, crédito ou compensação”, diz Paul, destacando que o conteúdo “cuidadosamente elaborado” dos editores está se tornando “dados de treino gratuitos para sistemas de IA”.
Como posso me proteger e lucrar usando as middlewares?
A ideia é utilizar a tecnologia das middlewares de licenciamento de conteúdo para que IAs generativas atribuam corretamente o conteúdo utilizado e compartilhem as receitas por uso. Startups estão investindo nesta tecnologia e os editores podem se tornar parceiros, para que o controle de utilização do conteúdo e, consequentemente, a sua remuneração, sejam mais efetivos e justos.
Veja algumas das middlewares de licenciamento de conteúdo citadas por Paul Hood no FIPP Insider SP
ProRata.ai
Fundada por Bill Gross e incubada no Idealab Studio, a ProRata.ai tem sede em Pasadena, Califórnia. Ela desenvolve tecnologia que permite que IAs generativas atribuam corretamente o conteúdo contribuído e compartilhem as receitas por uso. Dessa forma, a empresa protege os criadores e ajuda a evitar que conteúdo não confiável comprometa os resultados da IA.
Os investidores incluem Idealab Studio , Revolution Ventures , Prime Movers Lab e Mayfield Fund.
Atualmente, a empresa está lançando um novo tipo de mecanismo de busca de IA, que oferece aos proprietários de conteúdo atribuição fracionada e participação de 50/50 na receita. Interessados devem entrar em contato preenchendo um formulário no site.
TollBit
A plataforma de licenciamento TollBit permite que os editores dimensionem facilmente acordos de licenciamento de conteúdo 1:1, dando controle total sobre quais parceiros de IA acessam o conteúdo. Outra vantagem é a capacidade de rastrear o uso em tempo real.
A visibilidade total sobre o conteúdo acessado e a frequência com que os parceiros o acessam ajudam a negociar acordos com mais confiança. Com o licenciamento escalável, o editor pode aplicar regras personalizadas a novos parceiros.
A TollBit oferece uma demonstração personalizada aos interessados. Para participar, preencha o formulário aqui.
Human Native
Human Native AI é uma startup britânica fundada em 2024 por fundada por James Smith e Jack Galilee. Ela tem como objetivo criar um mercado de dados de treinamento para inteligência artificial (IA), onde os criadores possam ter controle sobre seus trabalhos e serem recompensados quando estes são utilizados para treinar modelos de IA.
A plataforma facilita a licença de dados de treinamento para desenvolvedores de IA, garantindo ao mesmo tempo que os criadores humanos sejam tratados de forma justa e que seus direitos sejam protegidos.
A Human Native é direcionada a detentores de direitos (como autores, artistas, músicos etc.) para que possam licenciar seus trabalhos para uso em treinamento de IA, recebendo compensação por isso.
Para mais informações, preencha o formulário de contato aqui.
ScalePost
A ScalePost fornece uma plataforma segura para empresas de GenAI e editoras se conectarem, permitindo acesso a dados, monetização de conteúdo e insights baseados em análises. A empresa promete ScalePost transformar o acesso ao conteúdo em receita, com monetização segura de IA e controle total. Com ela, é possível controlar quem acessa o conteúdo, bloquear bots não autorizados e colocar agentes de IA verificados na lista de permissões.
Outra vantagem da ScalePost é acompanhar como o conteúdo está sendo usado, identificando os ativos de melhor desempenho e otimizando o conteúdo, para obter o máximo impacto.
Para saber mais, interessados devem preencher o formulário aqui.
Se você não sabe sobre o que a gente está falando mas esse texto fez sentido pra você, visite nosso YouTube e veja a palestra de Paul Hood no FIPP Insider SP
Ou leia um resumo no site da nossa media partner Barões Brand Publising.
Interessado em saber as novidades do mercado publishing? Não quer mais perder os eventos e ações da Aner? Assine a Newsletter Aner! Escolha: por email ou WhatsApp.
Atenção: para receber pelo WhatsApp salve o número de origem do envio nos contatos do seu telefone.