Apoio aos veículos regionais: conheça os produtos da Alright para estimular o jornalismo regional

Apoio aos veículos regionais: conheça os produtos da Alright para estimular o jornalismo regional

6 de setembro de 2024
Última atualização: 6 de setembro de 2024
2min
Domingos Secco homem branco aparece em imagem de reunião online com livro sobre jornalismo e veículos regionais de capa preta com elementos em vermelho
Domingos Secco, da Alright: iniciativas para impulsionar os veículos regionais
Márcia Miranda

Domingos Secco, fundador e CEO da Alright, foi o convidado do Café com Aner do dia 3 de setembro. De volta ao Café, ele destacou a importância dos veículos regionais e os desafios enfrentados, como a monetização de conteúdo e a sustentabilidade das mídias de notícia locais. Além de relembrar o Alright Summit, realizado em Brasília, Domingos deu dicas e ofereceu serviços e conteúdo da Alright para os publishers que participaram do bate-papo promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner).

Entre as dificuldades abordadas pelo CEO, a monetização e a importância da mídia programática, a falta de veículos de notícias em 48% dos municípios brasileiros e a necessidade de fortalecer as comunidades locais através dos jornalismo.

“Quando a gente pensa na perspectiva comercial, a gente tá concorrendo com todos esses aplicativos, com os games, com os influenciadores e com não sei mais o que. Então nós temos um problema sério aqui, para resolver: como que a gente inova no nosso produto para que ele volte a ter valor no mercado?”, questiona. 

Para combater a falta de investimento e estrutura dos veículos regionais, conhecimento

Para fomentar o fortalecimento dos veículos regionais, a Alright aposta em distribuição de conhecimento e apoio. Nas pesquisas em inteligência artificial, ganha o apoio do designer Leo Becker, que foi o responsável pelo desenvolvimento dos cards da campanha contra mentiras do TSE. Na Alright, Leo é o responsável por desenvolver pesquisas para aumentar a qualidade e eficiência da produção editorial. A plataforma Acelera oferece cursos e ferramentas para veículos de mídia, dando ao segmento mais informação e compartilhando conhecimento para fortalecer os veículos regionais. E há, ainda, a Newsletter Aurora News, que circula com matérias autorais e material selecionado para o interesse dos publishers.

“É uma educação continuada para a produção de conteúdo, tecnologia e uma série de outros conteúdos”, conta Domingos. “É muito importante que as pessoas experimentem fazer os cursos e nos deem feedback inclusive sobre a qualidade dos cursos ou dos temas”, convida.

Perdeu o Café com Aner ou quer rever esse encontro?

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.