Veículos locais e segmentados: como criar oásis de notícias?
Domingos Secco foi o convidado do Café com Aner promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) na terça-feira, 4 de junho. Fundador e CEO da Alright, ele conversou com publishers sobre as formas de aumentar a relevância dos veículos locais e segmentados.
“Entendemos que os veículos são agentes de transformação local e funcionam como uma espécie de motor”, disse, destacando os veículos locais como fomentadores da participação das comunidades, sejam elas geográficas ou temáticas. “A gente acredita que quem produz conteúdo hoje, tem um papel fundamental também no combate à desinformação, no desenvolvimento da sociedade dos negócios. Então não é só compra e venda de anúncios”, avaliou.
Domingos elogiou o desempenho da Aner e o trabalho da diretora-executiva Regina Bucco, no sentido de promover encontros, debates e o engajamento dos publishers para trocarem ideias.
“Quero parabenizar o trabalho de vocês, como associação, especialmente da Regina, que eu sei que é uma grande aglutinadora e transformadora, e de todos que estão aqui. Porque isso realmente muda o jogo”, disse.
Fortalecer comunidades em torno de veículos de comunicação
A Alright é uma startup que tem como meta cobrir 558 microrregiões no Brasil, identificando e apoiando veículos locais e especializados para combater desertos de notícias. Para isso, a empresa promove a inclusão de tecnologia nas empresas de comunicação e criou uma rede que troca insights e experiências para prover o crescimento de todo o grupo.
Gostando desse tema? Então assine a Newsletter Aner! Nela você encontra curadoria de matérias e informações fresquinhas sobre o mercado editorial, três vezes por semana, em seu email, WhatsApp ou Telegram,! Clique e assine gratuitamente!
“Nossa missão é ajudar os pequenos e os grandes veículos de notícias onde quer que eles estejam para criar o maior e mais distribuído ecossistema de inteligência de mídia e conteúdo. O que nos motiva é a busca por transparência e segurança, além da oportunidade de aprender, desconstruir e reconstruir” contou, destacando a necessidade de discutir, debater temas, trocar experiências e não caminhar sozinho.
“No momento em que as pessoas veem uma escassez de recursos, um ambiente desafiador, não tem como olhar o irmão do lado como concorrente. A gente tem que se olhar como parceiro”
Domingos Secco
Newsletter e Guia para conectar e informar veículos locais
Durante o Café com Aner, Domingos também falou sobre os canais criados pela Alright para promover a troca de informações entre os participantes da rede. Entre eles a Aurora News, uma newsletter voltada para publishers que traz novidades do mercado e informação sobre o segmento editorial.
O outro canal citado foi o Guia Prático para Líderes de Portais de Notícias, que pode ser baixado gratuitamente. O guia mostra alguns dos pilares básicos que os publishers precisam para manter seus negócios e dá dicas sobre como valorizar a cultura local, utilizar a IA na produção diária, elaborar estratégias para o mundo pós-cookies e integrar influenciadores para chamar a atenção e engajar público.
“Não pode ser alguma coisa que a gente coloque na gaveta. A gente precisa construir alguma coisa que vai gerar debate, que realmente vai ficar do lado da mesa de cabeceira, que a gente consegue trazer para discussão. Então, ao invés de ir para um caminho mais tradicional, a gente resolveu fazer uma série de entrevistas e reunir isso tudo num formato de guia”, explica.
Perdeu o Café com Aner com Domingos Secco?
Veja o vídeo completo em nosso canal do YouTube e aproveite para compartilhar com toda a sua equipe!
Veja aqui a apresentação que domingos exibiu no Café com Aner.