Apoio aos veículos regionais: conheça os produtos da Alright para estimular o jornalismo regional
Domingos Secco, fundador e CEO da Alright, foi o convidado do Café com Aner do dia 3 de setembro. De volta ao Café, ele destacou a importância dos veículos regionais e os desafios enfrentados, como a monetização de conteúdo e a sustentabilidade das mídias de notícia locais. Além de relembrar o Alright Summit, realizado em Brasília, Domingos deu dicas e ofereceu serviços e conteúdo da Alright para os publishers que participaram do bate-papo promovido pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner).
Entre as dificuldades abordadas pelo CEO, a monetização e a importância da mídia programática, a falta de veículos de notícias em 48% dos municípios brasileiros e a necessidade de fortalecer as comunidades locais através dos jornalismo.
“Quando a gente pensa na perspectiva comercial, a gente tá concorrendo com todos esses aplicativos, com os games, com os influenciadores e com não sei mais o que. Então nós temos um problema sério aqui, para resolver: como que a gente inova no nosso produto para que ele volte a ter valor no mercado?”, questiona.
Para combater a falta de investimento e estrutura dos veículos regionais, conhecimento
Para fomentar o fortalecimento dos veículos regionais, a Alright aposta em distribuição de conhecimento e apoio. Nas pesquisas em inteligência artificial, ganha o apoio do designer Leo Becker, que foi o responsável pelo desenvolvimento dos cards da campanha contra mentiras do TSE. Na Alright, Leo é o responsável por desenvolver pesquisas para aumentar a qualidade e eficiência da produção editorial. A plataforma Acelera oferece cursos e ferramentas para veículos de mídia, dando ao segmento mais informação e compartilhando conhecimento para fortalecer os veículos regionais. E há, ainda, a Newsletter Aurora News, que circula com matérias autorais e material selecionado para o interesse dos publishers.
“É uma educação continuada para a produção de conteúdo, tecnologia e uma série de outros conteúdos”, conta Domingos. “É muito importante que as pessoas experimentem fazer os cursos e nos deem feedback inclusive sobre a qualidade dos cursos ou dos temas”, convida.