O jornal americano USA Today anunciou sua entrada para o clube dos que apostam no modelo de negócios de cobrança de conteúdo na internet. Com queda acentuada da receita de publicidade e a circulação paga, o USA Today segue a linha de seus concorrentes. Para não afastar leitores (e anunciantes), o paywall não atingirá todo o conteúdo publicado, pelo menos nesta fase inicial.
O momento que o USA Today escolheu para adotar o paywall é favorável. A pandemia elevou a confiança do público no jornalismo e gerou um aumento na quantidade de pessoas dispostas a pagar por conteúdo.
Leia a íntegra da matéria aqui.
Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro.
Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare.
É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.