Aner promove Lab de Negócios sobre técnicas avançadas para o uso de IA nas redações

Aner promove Lab de Negócios sobre técnicas avançadas para o uso de IA nas redações

16 de julho de 2024
Última atualização: 30 de julho de 2024
4min
Card em tons de vinho e cinza convida para a segunda edição do Lab de Negócios Aner sobre uso de IA nas redações com Fábio Farias
o Lab de Negócios vai mostrar como jornalistas podem inserir o uso de IA nas redações. Imagem: Aner/Rosy Gonzalez
Márcia Miranda

Começam nesta quarta-feira, dia 17 de julho, as inscrições para a segunda edição do Lab de Negócios Aner. Desta vez o tema é Técnicas avançadas para o uso de IA nas redações. O workshop será ministrado pelo jornalista e especialista em inteligência artificial (IA) Fábio Farias. Podem se candidatar todos os publishers interessados em abraçar a tecnologia de IA para elevar a qualidade, a eficiência e a inovação em suas práticas jornalísticas.

As aulas serão realizadas sempre às quartas e quintas-feiras, a partir do dia 7 de agosto, das 14h às 15h30. Ao todo serão quatro encontros, nos dias 7, 8, 14 e 15 de agosto.

Especialista já fez sucesso no Café com Aner

Fábio Farias é jornalista e dedica-se, desde 2023, ao estudo da IA Generativa, compartilhando descobertas em seu blog. Migrou do jornalismo para o marketing digital em 2013, navegando pelo mundo do SEO e tráfego pago. Fascinado por novas tecnologias, desde 2019 ele trabalha com desenvolvimento em sites no WordPress. Tem vasta experiência gerenciando campanhas no Meta Ads e no Google Ads, montando e otimizando sites para SEO.

As participações de Fábio no Café com Aner sobre ChatGPT e Escrita Jornalística (Veja aqui a aula 1 e aula 2) foram sucesso de audiência. Daí o interesse da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) em trazer o especialista para os Labs de Negócios.

Veja como participar do Lab sobre uso de IA nas redações

As inscrições para o Lab de Negócios vão até o dia 31 de julho e estão abertas para jornalistas, editores e publishers com interesse em tecnologia e uso de IA nas redações.

  • É desejável que os participantes tenham uma atuação digital ativa (website, blog ou redes sociais) e estejam abertos a explorar novas tecnologias em seu trabalho.
  • Os participantes devem se comprometer a participar de todas as sessões do workshop.
  • Para melhor aproveitamento do curso, os participantes precisam ter assinatura ativa do ChatGPT no site da OpenAI (Custo: US$ 20/mês)

Ementa inclui estratégias para formular prompts

Uma das principais dificuldades dos jornalistas para o uso de IA nas redações é entender o funcionamento das ferramentas de IA generativas. Para facilitar, Fábio pretende dar um passo-a-passo sobre como funciona o raciocínio por trás do ChatGPT e do Gemini, mostrando como as ferramentas podem se encaixar no processo de criação jornalístico, mas sempre prezando pela ética profissional.

“As ferramentas de IA Generativas podem ser uma grande aliada dos jornalistas principalmente a partir de um ganho de eficiência e de tempo na hora de escrever e revisar as suas matérias. O curso pretende, de forma prática e didática, mostrar alguns caminhos interessantes aos profissionais”, explica.

Veja as ementas das aulas

Aula 01 – Introdução à IA Generativa e à Engenharia de Prompt

  • Visão geral da IA e sua evolução.
  • O que é a IA Generativa e como ela funciona.
  • Potencial do ChatGPT e do Gemini no jornalismo e na produção de conteúdo.
  • Conceitos básicos de Engenharia de Prompt

Aula 02 -Técnicas de Engenharia de Prompt

  • Zero Shot Prompting, Few Shot Prompting e Chain of Thougts
  • Estratégias para formular prompts que geram resultados precisos e relevantes.
  • Criando uma Biblioteca de Prompts

Aula 03 – Texto jornalístico com o uso do ChatGPT e Gemini

  • Técnicas e estratégias para utilizar o ChatGPT e o Gemini na redação de textos jornalísticos.
  • Ética e Responsabilidade no Uso de IA no Jornalismo.
  • Exercícios práticos.

Aula 04 – Introdução aos Agentes Autônomos

  • Conceitos básicos sobre agentes autônomos e sua aplicabilidade no jornalismo.
  • Como o ChatGPT pode atuar como um agente autônomo na pesquisa, redação e até na interação com leitores.

Confira o cronograma do Projeto:

  • Período de inscrições: 17º de julho até 31 de julho
  • Anúncio dos selecionados: 01 de agosto
  • Aula 1: 7 de agosto, quarta-feira, das 14h às 15h30
  • Aula 2: 8 de agosto, quinta-feira, das 14h às 15h30
  • Aula 3: 14 de agosto, quarta-feira, das 14h às 15h30
  • Aula 4: 15 de agosto, quinta-feira, das 14h às 15h30

Para se inscrever, preencha o formulário neste link.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.