ChatGPT e a escrita jornalística: Fábio Farias dá dicas sobre como usar IA na redação
Fábio Farias foi o convidado do Café com Aner sobre ChatGPT e a escrita jornalística com IA na terça-feira, 23 de abril. Ele conversou com os publishers e jornalistas e mostrou como fazer para criar prompts, usar a ferramenta como uma parceira de criação e de pesquisa para o trabalho.
Com experiência em marketing digital, SEO e gestão de tráfego patrocinado, Fábio ampliou seus horizontes ao ingressar no universo do desenvolvimento web e, desde 2023, tem se dedicado a estudar e desenvolver as habilidades com Inteligência Artificial Generativa. Essa fusão peculiar de habilidades gerou uma expertise singular para oferecer soluções tecnológicas inovadoras ao mercado editorial.
O encontro reuniu mais de 100 interessados de diversas regiões do Brasil e de países como Portugal, Moçambique e Argentina. Eles tiraram dúvidas sobre IA e ouviram dicas valiosas com Fábio.
O jornalista abriu o encontro fazendo um retrospecto do primeiro Café sobre ChatGPT e a escrita jornalística com IA, realizado em fevereiro.
Veja aqui algumas das dicas de Fábio para trabalhar com IA e jornalismo
- Observe a quantidade de informações que você vai inserir ao pedir uma resposta ao ChatGPT. O limite de dados processados ao mesmo tempo em uma consulta é aproximadamente 3 mil palavras.
- Você pode usar o ChatGPT e usar uma base de dados (como um manual de redação, por exemplo) e treiná-lo para seguir aquele manual durante a escrita jornalística. Pode também determinar palavras específicas e comandos para que se escreva sempre país em letra maiúsculas ou número de zero a dez por extenso etc.
- O GPT não é atualizado em tempo real.
- Sempre utilize o comando (prompt) correto para ter o melhor resultado.
- Ao escrever um prompt, especifique a área em que ele irá atuar. Por exemplo: GPT, aja como um jornalista profissional com atuação no Brasil ou aja como um jornalista com atuação no Brasil e especializado em política.
- Informe o contexto geral em que a IA precisa atuar.
- Dê exemplos de textos que você considera bons. Por exemplo: textos jornalísticos usam pouco adjetivos, então diga isso ao ChatGPT.
- Use markdowns (#) para dar prioridade às informações. Um markdown é prioritário e mais importante que dois (##)
- Inclua critérios para a pesquisa e redação e dê exemplos do que você considera um bom padrão de textos na escrita jornalística.
Insights sobre esse e outros assuntos relacionados ao mundo editorial você lê na Newsletter Aner. Assine pelo WhatsApp.
Quer sugerir um tema para o Café com Aner? Clique e responda a nossa pesquisa. São apenas três perguntas rápidas!
Veja a apresentação completa de Fábio em nossa Biblioteca.
O Café com Aner sobre ChatGPT e a escrita jornalística com IA, com Fábio Farias, está gravado no Canal do YouTube da Aner. Se você perdeu, veja aqui: