GenZ: O que a pesquisa “State of Community”, do Tumblr e da Archival descobriu sobre esse público?

GenZ: O que a pesquisa “State of Community”, do Tumblr e da Archival descobriu sobre esse público?

1 de novembro de 2024
Última atualização: 1 de novembro de 2024
3min
Colagem de rostos em colorido vibrante ilustra matéria sobre pesquisa da Tumblr e Archival sobre a GenZ
Comunidades verdadeiras, conexões humanas e reais e experiências memoráveis são desejos da GenZ. Imagem: Flickr
Márcia Miranda

Incorpore a comunidade em seu negócio. Busque conexões humanas reais. E esqueça os cliques vazios. Crie experiências que ampliem as conexões e que não saiam da memória. As dicas são da pesquisa “State of Community”, realizada pelo Tumblr e a Archival e divulgada essa semana. O trabalho investigou os hábitos de jovens da GenZ, para orientar as marcas sobre como atrair a atenção desse público.

O trabalho analisa o crescente desafio das marcas em se conectar com a Geração Z, que se sente sobrecarregada e desinteressada pela maioria dos esforços de marketing. O estudo destaca a importância da comunidade como um ponto de encontro significativo para essa geração, mostrando que as marcas precisam se concentrar na criação de espaços online autênticos e relevantes que promovam a conexão e o pertencimento.

Veja alguns números:

  • 85% dos jovens da Geração Z acreditam que é importante que as marcas criem um senso de comunidade, em contraste com 79% dos Millennials.
  • 87% dos profissionais de marketing concordam que o cenário do marketing se tornou mais desafiador.
  • Embora os profissionais de marketing acreditem que 55% de seus anúncios são relevantes para a Geração Z, apenas 42% dos jovens dessa geração concordam.
  • 70% dos jovens da Geração Z relatam dificuldade em encontrar marcas e produtos que sejam relevantes e interessantes para eles.
  • 68% dos jovens da Geração Z não se lembram da última vez que se sentiram “impressionados” pelo marketing de uma marca.

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O relatório explora as tendências que impulsionam essa mudança, incluindo o declínio do marketing tradicional, o crescimento do efeito de rede e a ascensão de influenciadores autênticos, oferecendo insights sobre como as marcas podem se adaptar a essa nova realidade.

“O domínio antes inigualável das mídias sociais sobre o público jovem está começando a escorregar. À medida que as plataformas se afogam em conteúdo infinito e interações superficiais, a Geração Z está recuando, buscando algo mais profundo — e atrapalhando os planos mais bem elaborados do marketing.” 

O Papel da Comunidade para a GenZ

A pesquisa realizada pelo Tumblr e Archrival revela que a comunidade desempenha um papel crucial para a GenZ, que busca espaços digitais que promovam interações significativas e um senso de pertencimento. A palavra “comunidade”, embora tenha se tornado onipresente, foi ressignificada por essa geração, que a vê como algo mais amplo e poderoso do que nunca.

A Geração Z prioriza a comunidade: 85% dos jovens da Geração Z consideram importante que as marcas criem um senso de comunidade. Essa porcentagem é maior do que a observada entre os Millennials (79%).

Comunidade como solução para o “caos” do marketing: A pesquisa sugere que a comunidade é uma resposta eficaz ao cenário atual do marketing, caracterizado por saturação de conteúdo e falta de engajamento genuíno.

Busca por relevância e autenticidade: A Geração Z procura marcas que os ajudem a encontrar pertencimento e se conectar com outras pessoas de forma autêntica.

Interações significativas e relevantes: A pesquisa destaca a importância da comunidade para a Geração Z e o impacto que isso tem nas estratégias de marketing. As marcas que desejam se conectar com esse público precisam ir além das abordagens tradicionais e se concentrar na construção de comunidades online que promovam interações significativas e relevantes.

Veja a íntegra da pesquisa aqui.

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Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.