Newsfluencer: curso ensina como traduzir notícias de forma confiável nas redes sociais

Newsfluencer: curso ensina como traduzir notícias de forma confiável nas redes sociais

8 de novembro de 2024
Última atualização: 8 de novembro de 2024
5min
Print de tela da página do newsfluencer News Daddy no Tik Tok
O Newsfluencer News Daddy tem mais de 13 mil seguidores no TikTok. Imagem: Reprodução TikTok
Márcia Miranda

Começa no próximo dia 18 de novembro o curso do Knight Center “Criadores de Conteúdo Digital e Jornalistas: Como Ser uma Voz Confiável Online”. O curso faz parte de um trabalho desenvolvido pela instituição sobre o fenômeno newsfluencer e os influenciadores digitais que resumem notícias nas redes sociais.

“Eles estão em todos os lugares, criando uma chamada economia de criadores de bilhões de dólares e afetando o cenário do jornalismo ao redor do mundo”, diz o professor Rosental Calmon Alves, fundador do Centro Knight em 2002.

“Aqui no Knight Center, acreditamos que é importante prestar atenção a esse fenômeno e entender o que os jornalistas podem aprender com os influenciadores e o que os influenciadores podem aprender com os jornalistas. É por isso que unimos forças com a UNESCO para criar um curso online pioneiro”, completa.

Gostando desse assunto? Então assine a Newsletter Aner pelo WhatsAppTelegram ou email.

E-book sobre o fenômeno newsfluencer

Além do curso gratuito e que está com inscrições abertas (veja aqui), o Knight Center também lançou um e-book sobre o tema. Editado pela Dra. Summer Harlow, Diretora Associada do Knight Center, e financiado pela UNESCO, “Content Creators and Journalists: Redefining News and Credibility in the Digital Age” é uma coleção editada de lições e observações de criadores digitais e jornalistas de todo o mundo, lançando luz sobre a importância emergente dos influenciadores no cenário da mídia de notícias em evolução.

O e-book traz insights e textos escritos por alguns newsfluencers. Estão lá Dylan Page (também conhecido como News Daddy) do Reino Unido e Kassy Cho (fundador da Almost) de Taiwan.

Saiba o que dizem os newsfluencers ouvidos pelo Knight Center

Para o site e Newsletter Aner, preparamos um resumo sobre Dylan, um creator conhecido por seu conteúdo ágil e envolvente, cobrindo assuntos atuais e conteúdo de notícias. Seu canal é o maior dedicado a notícias no TikTok, com 13,6 milhões de seguidores e segue crescendo.

No E-book, Dylan conta que o canal de notícias começou acidentalmente, quando ele e a namorada precisavam de uma fonte de renda para sobreviver na Austrália. Apesar da empresa de limpeza, o newsfluencer desejava fazer algo de que gostasse muito e, foi daí que teve a ideia de criar um canal onde pudesse contar as notícias do seu jeito.

@dylan.page

It’s Official: The AP have declared Donald Trump the winner of the 2024 presidential election

♬ original sound – Dylan Page

Ele começou a desenvolver o canal em maio de 2021. Atualmente e dono da maior conta de notícias no TikTok. Apesar de se ressentir por nunca ter estudado jornalismo, ele entende que as empresas de comunicação precisam modernizar a forma como falam com os jovens e com o público em geral.

Apesar da fama, Dylan separa muito bem o que é função de Creator e o que é o trabalho do jornalista:

“Para mim, parte da distinção entre jornalistas e criadores de conteúdo tem a ver com quem está obtendo as informações”, diz ele, separando as funções de cada profissional: “Eu acho que é importante reconhecer que há pessoas colocando suas vidas em risco — literalmente — para obter essas informações. Quando estou seguro no meu estúdio e estou pesquisando sobre um tópico, não preciso me preocupar com o governo me atacando ou, você sabe, alguns bilionários que detêm os contratos para essas certas empresas, se preocupando com as informações que estou coletando.

Veja algumas dicas de Dylan sobre o que é importante ter em mente ao criar notícias para o TikTok

  • Crie vídeos com consistência. Dedique-se a preparar os roteiros
  • Tenha certeza de que conhece muito bem o assunto e tem alguma vantagem competitiva sobre os temas com que está lidando.
  • Não pense em escalar a produção antes de ter certeza de que tem a confiança do público.
  • Não tente ser o dono da verdade. Olhe para o que está acontecendo junto com o público. Não tente impor o que você pensa como uma verdade absoluta.

“Os jovens, especialmente, muitas vezes veem a grande mídia como um pouco autoritária, relatando as notícias como “é isso ou nada mais”.

Dylan Page, o News Daddy

  • Quando usar informação externa, dê os créditos para a fonte.
  • Entenda que você não está criando conteúdo apenas para um público. Você também está criando para o algoritmo. Então, você tem que jogar de acordo com as regras, especialmente quando o newsfluencer está começando.
  • Não podemos mudar o que os jovens querem consumir. Temos que nos adaptar e encontrar a melhor qualidade para eles, porque se simplesmente recuarmos completamente, quem sabe o que vai preencher o vazio?

Interessado em ler mais sobre o assunto? Baixe a íntegra do e-book do Knight Center aqui.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.