Newsfluencer: curso ensina como traduzir notícias de forma confiável nas redes sociais
Começa no próximo dia 18 de novembro o curso do Knight Center “Criadores de Conteúdo Digital e Jornalistas: Como Ser uma Voz Confiável Online”. O curso faz parte de um trabalho desenvolvido pela instituição sobre o fenômeno newsfluencer e os influenciadores digitais que resumem notícias nas redes sociais.
“Eles estão em todos os lugares, criando uma chamada economia de criadores de bilhões de dólares e afetando o cenário do jornalismo ao redor do mundo”, diz o professor Rosental Calmon Alves, fundador do Centro Knight em 2002.
“Aqui no Knight Center, acreditamos que é importante prestar atenção a esse fenômeno e entender o que os jornalistas podem aprender com os influenciadores e o que os influenciadores podem aprender com os jornalistas. É por isso que unimos forças com a UNESCO para criar um curso online pioneiro”, completa.
Gostando desse assunto? Então assine a Newsletter Aner pelo WhatsApp, Telegram ou email.
E-book sobre o fenômeno newsfluencer
Além do curso gratuito e que está com inscrições abertas (veja aqui), o Knight Center também lançou um e-book sobre o tema. Editado pela Dra. Summer Harlow, Diretora Associada do Knight Center, e financiado pela UNESCO, “Content Creators and Journalists: Redefining News and Credibility in the Digital Age” é uma coleção editada de lições e observações de criadores digitais e jornalistas de todo o mundo, lançando luz sobre a importância emergente dos influenciadores no cenário da mídia de notícias em evolução.
O e-book traz insights e textos escritos por alguns newsfluencers. Estão lá Dylan Page (também conhecido como News Daddy) do Reino Unido e Kassy Cho (fundador da Almost) de Taiwan.
Saiba o que dizem os newsfluencers ouvidos pelo Knight Center
Para o site e Newsletter Aner, preparamos um resumo sobre Dylan, um creator conhecido por seu conteúdo ágil e envolvente, cobrindo assuntos atuais e conteúdo de notícias. Seu canal é o maior dedicado a notícias no TikTok, com 13,6 milhões de seguidores e segue crescendo.
No E-book, Dylan conta que o canal de notícias começou acidentalmente, quando ele e a namorada precisavam de uma fonte de renda para sobreviver na Austrália. Apesar da empresa de limpeza, o newsfluencer desejava fazer algo de que gostasse muito e, foi daí que teve a ideia de criar um canal onde pudesse contar as notícias do seu jeito.
@dylan.page It’s Official: The AP have declared Donald Trump the winner of the 2024 presidential election
Ele começou a desenvolver o canal em maio de 2021. Atualmente e dono da maior conta de notícias no TikTok. Apesar de se ressentir por nunca ter estudado jornalismo, ele entende que as empresas de comunicação precisam modernizar a forma como falam com os jovens e com o público em geral.
Apesar da fama, Dylan separa muito bem o que é função de Creator e o que é o trabalho do jornalista:
“Para mim, parte da distinção entre jornalistas e criadores de conteúdo tem a ver com quem está obtendo as informações”, diz ele, separando as funções de cada profissional: “Eu acho que é importante reconhecer que há pessoas colocando suas vidas em risco — literalmente — para obter essas informações. Quando estou seguro no meu estúdio e estou pesquisando sobre um tópico, não preciso me preocupar com o governo me atacando ou, você sabe, alguns bilionários que detêm os contratos para essas certas empresas, se preocupando com as informações que estou coletando.
Veja algumas dicas de Dylan sobre o que é importante ter em mente ao criar notícias para o TikTok
- Crie vídeos com consistência. Dedique-se a preparar os roteiros
- Tenha certeza de que conhece muito bem o assunto e tem alguma vantagem competitiva sobre os temas com que está lidando.
- Não pense em escalar a produção antes de ter certeza de que tem a confiança do público.
- Não tente ser o dono da verdade. Olhe para o que está acontecendo junto com o público. Não tente impor o que você pensa como uma verdade absoluta.
“Os jovens, especialmente, muitas vezes veem a grande mídia como um pouco autoritária, relatando as notícias como “é isso ou nada mais”.
Dylan Page, o News Daddy
- Quando usar informação externa, dê os créditos para a fonte.
- Entenda que você não está criando conteúdo apenas para um público. Você também está criando para o algoritmo. Então, você tem que jogar de acordo com as regras, especialmente quando o newsfluencer está começando.
- Não podemos mudar o que os jovens querem consumir. Temos que nos adaptar e encontrar a melhor qualidade para eles, porque se simplesmente recuarmos completamente, quem sabe o que vai preencher o vazio?
Interessado em ler mais sobre o assunto? Baixe a íntegra do e-book do Knight Center aqui.