ChatGPT na redação jornalística: Café com Aner traz especialistas para ensinarem técnicas

ChatGPT na redação jornalística: Café com Aner traz especialistas para ensinarem técnicas

28 de fevereiro de 2024
Última atualização: 28 de fevereiro de 2024
3min
ChatGPT na redação jornalística Thiago Lins e Fábio Farias
Márcia Miranda

O Café com Aner trouxe na edição do dia 27 de fevereiro os especialistas Thiago Lins e Fabio Farias para os primeiros passos sobre o uso do ChatGPT4 para auxiliar na redação jornalística. Desde 2023 Fabio tem se dedicado a estudar e desenvolver as habilidades com o Inteligência Artificial generativa. No encontro, ele mostrou como construir prompts que levam aos resultados esperados para uma redação de qualidade.

O Café com Aner, apresentado pela diretora-executiva Regina Bucco, foi aberto pelo diretor executivo da Mobister, Thiago Lins. Ele falou sobre a inteligência artificial como uma ferramenta valiosa.

“A inteligência artificial é uma ferramenta de vastíssima amplitude de aplicação e o nosso propósito hoje é direcioná-la para o processo de redação jornalística em si, com metodologias práticas de uso do chat GPT nessa escrita”, contou.

Prompts são a chave da produção

Fábio explicou que o GPT-4 precisa de ordens claras para auxiliar na redação jornalística. Ele comparou a ferramenta a um estagiário de redação, que precisa de ordens diretas e claras, bem explicadas, para agir corretamente. Sendo assim, é preciso criar o prompt em várias etapas e não apenas uma ordem de execução.

“Quanto melhor for o seu prompt melhor vai ser a saída de informações e isso é o conceito básico do generativo. Esse conceito vale pro chat GPT e para qualquer tecnologia de Inteligência Artificial. Então, quanto melhor a gente souber dar os comandos melhor vai ser o nosso resultado”, afirmou.

A divisão de prompts pode ser, por exemplo:

  • Apuração de notícias
  • Definição do tom do texto
  • Redação por partes
  • Revisão de texto

“O primeiro ponto é entender bem a engenharia de prompt. O segundo é separar a tarefa em blocos de tarefas. O terceiro é sempre fornecer contexto e sempre fornecer critérios relevantes nos prompts pro chat GPT. Quanto mais antiga a versão, mais elementos de contexto de critérios é necessário fornecer para a Inteligência Artificial entender bem e dar uma boa resposta”, disse.

Perdeu o Café e quer assistir em detalhes as dicas sobre ChatGPT na redação jornalística? Acesse a íntegra:

Clique aqui e veja a apresentação exibida durante o encontro.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais. São cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.