Como usar IA na produção jornalística?

Como usar IA na produção jornalística?

25 de novembro de 2025
Última atualização: 25 de novembro de 2025
5min
Ricardo Fiorotto ferramentas de monetização Café com Aner intensivo Google
Ricardo Fiorotto, do Google, tirou dúvidas dos editores sobre ferramentas de monetização. Imagem: Reprodução Café com Aner
Márcia Miranda

Quer saber mais sobre como usar IA na sua produção jornalística?

O mês de setembro no Café com Aner, da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), foi dedicado a ferramentas de IA do Google para publishers, jornalistas e profissionais do mercado editorial jornalístico.

Ricardo Fiorotto, responsável por parcerias estratégicas para a indústria de notícias do Google, foi o convidado para quatro episódios, em que falou sobre Gemini, Notebook LM, Cultura de Dados e Monetização.

Para quem busca não apenas entender, mas aplicar as novas lógicas de inteligência artificial na produção de notícias, esta série no canal do YouTube da Aner é um recurso de aprendizado de grande valor.

Para auxiliar, reunimos aqui os vídeos que estão disponíveis no canal do YouTube: uma série de quatro encontros.

Gemini para Jornalismo | 10 dicas práticas do Google para redações

Este vídeo foca no Gemini, o assistente pessoal do Google, e como utilizá-lo na prática jornalística para o uso particular e corporativo. Publishers e jornalistas são apresentados aos modelos Flash (rápido) e Pro (para tarefas complexas, como raciocínio e pesquisas aprofundadas). O ponto de maior relevância é a mudança na interação com a IA, que deve ser vista como um diálogo constante, facilitado por comandos (prompts) que a própria ferramenta pode ajudar a aprimorar. Também são detalhadas ferramentas como o Deep Research para estudos aprofundados e o Canvas para edição, revisão e aprimoramento de textos. É enfatizada a necessidade de verificação jornalística contínua, uma vez que a IA, sendo uma “grande calculadora de predições”, pode cometer erros, tornando a validação da fonte essencial.

Veja aqui o episódio Gemini para Jornalismo

Notebook LM do Google: IA para jornalismo e criação de conteúdo

A ferramenta Notebook LM (Language Model) é destacada como um ambiente de pesquisa e criação focado em segurança e precisão. Para jornalistas, seu maior benefício é permitir que todas as interações e respostas sejam baseadas exclusivamente em arquivos fonte confiáveis fornecidos pelo próprio usuário (como PDFs, transcrições de áudio/vídeo e Google Docs), minimizando o risco de alucinações. A IAO e o LLMAO são potencializados por sua capacidade de processar informações multimodais e multilíngues, gerando rapidamente resumos, mapas mentais, guias de cobertura, podcasts e vídeos explicativos em português, mesmo a partir de fontes em outros idiomas. A ferramenta também oferece utilidade para estudantes, sendo empregada até para criar quizzes e cartões didáticos para estudo.

Veja o vídeo Notebook LM do Google: IA para Jornalismo e Criação de Conteúdo

Cultura de Dados no Jornalismo: Estratégias para monetizar e engajar leitores

O terceiro encontro aborda a relevância de uma estratégia organizada de dados primários, comparando-a à própria produção de conteúdo em termos de importância para o veículo de notícias. É apresentada a Matriz de Maturidade de Dados (Nascendo, Em Desenvolvimento, Maduro e Líder), que permite aos veículos avaliarem onde estão e definirem um plano coerente para otimizar engajamento e receitas. O entendimento aprofundado dos dados (comportamento, localização, interesses) leva a ações como clusterização de usuários para publicidade e personalização da experiência, resultando em maior monetização. É dada especial atenção às ferramentas de captura de dados primários, como o Google Identity Services (GIS), que oferece o One Tap, permitindo o login do usuário com um clique e fornecendo uma visão unificada multiplataforma.

Veja o vídeo Cultura de Dados no Jornalismo: Estratégias para Monetizar e Engajar Leitores

Como monetizar usuários e maximizar receitas no jornalismo digital

Este último vídeo da série trata da maximização de receita, abordando o desafio de equilibrar a publicidade e as assinaturas digitais (paywall). Fioro sublinha que o engajamento do usuário é a base do negócio, sendo necessário levar o leitor do status casual até o leitor leal, que então apoia o veículo. São apresentadas ferramentas de gestão de receita do Google: o News Consumer Insites (NCI), uma plataforma gratuita para análise de usuário e tendências editoriais; o Reader Revenue Manager (Assine com Google), que suporta modelos de assinatura ou doação para pequenos e grandes veículos; e o Offer Wall (Rewarded Wall), que monetiza publicidade ao convidar o usuário a assistir a um anúncio em troca do acesso ao conteúdo. Estratégias modulares são sugeridas, combinando estas ferramentas de acordo com a maturidade técnica e os objetivos de negócio do publisher.

Veja aqui o vídeo Como monetizar usuários e maximizar receitas no jornalismo digital

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Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.