Sotaques de Mídia: Sul detém o maior tempo de consumo de jornais impressos
26 de abril de 2023
Kantar IBOPE Media e o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário – lançaram hoje o estudo Sotaques de Mídia, que faz uma imersão na diversidade de perfis de consumidores que coexistem no Brasil e o seu reflexo nos planos e estratégias de comunicação. O estudo foi lançado nesta manhã no CenpTalks, projeto de conteúdo e conexão do Fórum, que estará centrado na divulgação de pesquisas.
O estudo dedica atenção também aos meios impressos e online de jornais e revistas. De acordo com a publicação, quando o consolidados os portais de notícias e as versões tanto impressas como digitais dos jornais e revistas, estas fontes de informação são adotadas por mais de 60% dos consumidores em cada região.
Analisando isoladamente as versões impressas, o Sul detém o maior tempo de consumo de jornais impressos, enquanto Centro-Oeste detém o maior tempo nos jornais online, mas em todas as regiões as versões online de jornais e revistas recebem, em média, quase 50% a mais de tempo dedicado ao leitor se comparadas às versões impressas.
Checagem de informações
No capítulo dedicado à leitura, o estudo também revela que o peso da credibilidade da autoria está aumentando, na consideração dos leitores. E isso acontece, de acordo com a pesquisa, por conta da quantidade crescente de veículos de comunicação dedicados à divulgação de informações.
“Mais de 75% dos consumidores afirmam verificar a fonte de uma notícia recebida online e cerca de um terço segue, nas redes sociais, os mesmos jornais e revistas que já conhece e confia”, informa o Sotaques da Mídia.
A versão completa do estudo pode ser baixada direto de um banner na página do Cenp.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.