Sotaques de Mídia: Sul detém o maior tempo de consumo de jornais impressos

Sotaques de Mídia: Sul detém o maior tempo de consumo de jornais impressos

26 de abril de 2023
Última atualização: 16 de agosto de 2023
3min
imagem de por do sol com árvores e paisagem do rio de janeiro ilustra a capa da pesquisa sotaques de midia da Kantar e Cenp
Márcia Miranda

26 de abril de 2023

imagem de por do sol com árvores e paisagem do rio de janeiro ilustra a capa da pesquisa sotaques de midia da Kantar e Cenp
O estudo Sotaques de Mídia, feito pela Kantar e Cenp, mostra o comportamento do consumidor em relação às diferentes mídias on e offline no Brasil. Imagem: reprodução de internet.

Kantar IBOPE Media e o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário – lançaram hoje o estudo Sotaques de Mídia, que faz uma imersão na diversidade de perfis de consumidores que coexistem no Brasil e o seu reflexo nos planos e estratégias de comunicação. O estudo foi lançado nesta manhã no CenpTalks, projeto de conteúdo e conexão do Fórum, que estará centrado na divulgação de pesquisas.

O estudo dedica atenção também aos meios impressos e online de jornais e revistas. De acordo com a publicação, quando o consolidados os portais de notícias e as versões tanto impressas como digitais dos jornais e revistas, estas fontes de informação são adotadas por mais de 60% dos consumidores em cada região.

Analisando isoladamente as versões impressas, o Sul detém o maior tempo de consumo de jornais impressos, enquanto Centro-Oeste detém o maior tempo nos jornais online, mas em todas as regiões as versões online de jornais e revistas recebem, em média, quase 50% a mais de tempo dedicado ao leitor se comparadas às versões impressas.

Checagem de informações

No capítulo dedicado à leitura, o estudo também revela que o peso da credibilidade da autoria está aumentando, na consideração dos leitores. E isso acontece, de acordo com a pesquisa, por conta da quantidade crescente de veículos de comunicação dedicados à divulgação de informações.

“Mais de 75% dos consumidores afirmam verificar a fonte de uma notícia recebida online e cerca de um terço segue, nas redes sociais, os mesmos jornais e revistas que já conhece e confia”, informa o Sotaques da Mídia.

A versão completa do estudo pode ser baixada direto de um banner na página do Cenp.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator