Receita de jornais e revistas: fontes alternativas impulsionaram o crescimento em 2024

Relatório divulgado pela WAN-IFRA no fim de janeiro mostra que a receita de jornais e revistas em todo o mundo cresceu ligeiramente em 2024, impulsionada por fontes alternativas como eventos e e-commerce. No entanto, esse crescimento não é suficiente para compensar as perdas das receitas tradicionais de publicidade e circulação, que continuaram a diminuir. Segundo o relatório Tendências da Imprensa Mundial, o faturamento dessa indústria cresceu 1,83% em 2024, totalizando US$ 128 bilhões. A renda com eventos, e-commerce e licenciamentos fechou em alta de 5% em relação a 2023.
Para aumentar a receita digital, muitos veículos de notícias implementaram paywalls ou novos modelos de assinatura. As empresas de mídia estão cada vez mais usando ferramentas de inteligência artificial, embora enfrentem desafios legais relacionados ao uso de conteúdo protegido por direitos autorais por empresas de IA.
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Circulação e publicidade diminuem 2,2% nos jornais e revistas
O negócio principal de circulação e publicidade diminuiu 2,2% em 2024, totalizando US$ 80 bilhões. O faturamento com a versão impressa (circulação e publicidade) está em declínio desde 2021, mas ainda representa a maior parte da receita (45% em 2024). A receita com a versão digital das publicações está em alta há pelo menos três anos, mas ainda representa pouco em relação ao total de ganhos tradicionais: apenas 31% do total. Enquanto isso, as fontes alternativas de receita, que agora respondem por 23,8% do total.
“À medida que a transformação digital avança, os veículos enfrentam o desafio duplo, de queda nas fontes tradicionais de receita, em particular faturamento de publicidade impressa e circulação, juntamente com a necessidade de crescimento contínuo em geração de receita do digital e de fontes alternativas.”
Relatório Tendências da Imprensa Mundial
Otimismo se mantém no segmento
Esta é a 35º edição do relatório anual World Press Trends Outlook. O estudo é baseado em descobertas de uma pesquisa abrangente de executivos seniores de mídia e líderes de redações. Mais de 240 participantes, em 85 países, contribuíram com insights sobre áreas essenciais do negócio de mídia de notícias, incluindo tendências em geração de receita de jornais e revistas, saídas comerciais, transformação digital, relacionamentos com plataformas de tecnologia e liberdade de imprensa.
Para os executivos consultados, o otimismo é moderado em relação ao mercado. Cerca de 61% deles esperam melhora nos próximos 12 meses e 64% apostam em um prazo maior, de até três anos. Embora o otimismo seja atribuído à crescente diversificação de receitas e aos avanços tecnológicos, a inteligência artificial ainda inspira receio entre os publishers, por conta principalmente das questões de direitos autorais. A monetização do conteúdo digital (através de paywalls e assinaturas) também continua sendo um desafio fundamental.