Jornalistas lançam Roganbot: robô de IA que monitora desinformação na mídia

Jornalistas lançam Roganbot: robô de IA que monitora desinformação na mídia

11 de março de 2025
Última atualização: 11 de março de 2025
3min
Imagem IA mostra cabeça de robô para ilustrar matéria sobre o Roganbot
O Roganbot é capaz de tratar grandes volumes de dados de áudio. Imagem: Freepik
Márcia Miranda

Dois ex-jornalistas americanos criaram um robô de Inteligência Artificial (IA) capaz de auxiliar no monitoramento e análise de grandes volumes de conteúdo midiático, como podcasts. O Roganbot transcreve o áudio do podcast, criando transcrições pesquisáveis vinculadas ao áudio com registro de data e hora.

O apelido de Roganbot nasceu por conta do polêmico Joe Rogan. O comediante de stand-up colocou o Spotify no centro de uma polêmica no início de fevereiro deste ano por manter na plataforma o podcast “The Joe Rogan Experience”, que divulga informações falsas sobre a pandemia e sobre as vacinas.

Joe  publicou 2.286 episódios nos 15 anos em que faz seu podcast, com uma média de pouco mais de duas horas e meia cada. O grande volume de informações levou os dois ex-jornalistas Kaveh Waddell e Patrick Swanson a criarem o robô, para analisar o conteúdo dos podcasts.

Kaveh e Patrick, que se conheceram em Stanford, onde eram bolsistas John S. Knight, fundaram um laboratório de consultoria em IA chamado Verso e criaram o Roganbot. Swanson se interessou pela entrevista de três horas de Rogan com Donald Trump. A influência de Rogan na eleição foi assunto de muita discussão.

Como funciona o Roganbot:

  • O Roganbot transcreve o áudio do podcast, criando transcrições pesquisáveis vinculadas ao áudio com registro de data e hora.
  • Divide os episódios em tópicos-chave, citações notáveis, potenciais controvérsias e sugestões de checagem de fatos.
  • Permite a personalização para que os jornalistas procurem coisas diferentes, externalizando uma parte de seu cérebro para o sistema.
  • Cada instância do Roganbot é isolada, o que significa que a IA só sabe o que aconteceu em um único episódio do podcast por vez.

Associe-se à Aner! Saiba como aqui.

Segundo os criadores, Roganbot é um banco de testes para um conceito maior

A ideia do robô é ser uma primeira versão de paraferramentas de visibilidade”, que são ferramentas de pesquisa alimentadas por IA que podem ajudar jornalistas a manter o controle sobre tópicos específicos sem ter que investir horas peneirando transcrições ou conjuntos de dados.

O objetivo final é expandir a ferramenta para rastrear não apenas a totalidade da obra de Rogan, mas também o ecossistema de mídia de direita, de influenciadores e streamers a canais mais tradicionais como a Fox News. Isso permitiria rastrear a origem e a disseminação de ideias, teorias da conspiração e outros conteúdos relevantes.

Saiba mais sobre o Roganbot no site do NiemanLab.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.