Seu jornalismo é um luxo ou uma necessidade?

Seu jornalismo é um luxo ou uma necessidade?

26 de setembro de 2019
Última atualização: 26 de setembro de 2019
O hub original de informações: um quadro de avisos da comunidade. (Foto: Darron Fick / Flickr)
Helio Gama Neto

É hora de uma hierarquia de informações de necessidades.

Por Harry Backlund

O hub original de informações: um quadro de avisos da comunidade. (Foto: Darron Fick / Flickr)

As ideias aqui foram desenvolvidas em conversa com Sarah Alvarez, da Outlier Media, Courtney Hurtt, do WDET, Eve Pearlman e Adriana Garcia, da Spaceship Media, Mike Rispoli, do News Voices Project of Free Press, e Bettina Chang e Darryl Holliday, do City Bureau.

Os jornalistas estão acostumados a relatar a desigualdade como um fenômeno social, mas raramente utilizam as informações como uma ferramenta para aqueles diretamente afetados por elas. Por quê?

No verão passado, cerca de uma dúzia de jornalistas de todos os EUA se reuniram em Detroit para uma reunião informal. Queríamos discutir temas compartilhados em nosso trabalho que não coincidissem com suposições comuns sobre jornalismo. Todos nós estávamos lutando com uma versão dessa pergunta – trabalhando para atender comunidades específicas que haviam falhado com os modelos tradicionais de jornalismo ou trabalhando para mudar a maneira como as organizações de jornalismo operavam para ser mais democráticas e acessíveis. Essa reunião gerou uma série de chamadas e conversas em andamento entre várias organizações sobre como falar e avaliar nosso trabalho.

Essas conversas nos levaram a uma imagem que mudou a forma como pensamos sobre o nosso trabalho na Prefeitura e o trabalho de nossos colegas. Chamamos isso de “pirâmide da informação”. A imagem vem da hierarquia de necessidades de Maslow, a teoria do desenvolvimento humano que diz – brevemente – que necessidades humanas fundamentais como comida, água, abrigo e segurança precisam ser atendidas antes que possamos focar em “necessidades mais elevadas” como relacionamentos, prestígio social e experiências transcendentes. E se os jornalistas pensassem nas necessidades de informações de uma comunidade em uma estrutura semelhante e priorizassem nosso trabalho de acordo?

Existem várias maneiras pelas quais podemos representar visualmente as necessidades de informações, mas, por simplicidade, vamos nos ater a Maslow e usar uma pirâmide. Na base, há informações que precisam circular em uma comunidade para as pessoas viverem: como encontrar moradia, comida, abrigo, transporte e oportunidades econômicas. No meio da pirâmide, há mídias que ajudam as pessoas e as comunidades a se conectarem (como calendários de eventos, notícias da escola e obituários) e se entenderem, como as melhores histórias de interesse humano. No topo da pirâmide há informações que atraem desejos mais abstratos e nos fazem sentir engajados, intrigados ou envolvidos. Geralmente, essas são histórias sobre as necessidades de outras pessoas. Praticamente todas as narrativas, investigações e análises políticas estão aqui – a maior parte do que pensamos quando dizemos “jornalismo”.

Este não foi um exercício particularmente sofisticado, mas esse é o ponto: mesmo um esboço de guardanapo é suficiente para demonstrar que uma abordagem estrutural às necessidades de informações da comunidade é uma ideia profundamente nova para o jornalismo. Isso deve nos fazer pensar muito, já que estruturar informações é nosso trabalho e porque nossa falha em atender às necessidades humanas fundamentais tem consequências reais.

Uma das primeiras coisas que notamos ao esboçar a pirâmide da informação é que nossas prioridades parecem amplamente descontroladas: uma enorme quantidade de recursos jornalísticos entra no topo da pirâmide para atender às necessidades abstratas de alguns poucos, passando completamente por cima das necessidades de informações básicas de muitos. Os jornalistas rotineiramente cobrem a desigualdade como um fenômeno abstrato que pode ser observado e comentado de longe, mas é uma organização de mídia rara que produziria um guia para navegar na pobreza rural, gerenciar um vício em opiáceos ou administrar seu contrato quando você estiver sofrendo por mudanças sociais fora do seu bairro.

Onde os jornalistas estão prestando atenção ao impacto concreto, é entendido principalmente em termos de mudanças políticas, colocando foco na legislação, política e eleições. Essas coisas são importantes, com certeza, mas são abstratas – algo com que nos envolvemos apenas quando temos tempo para pensar além de nossas necessidades básicas. Sim, a democracia morre na escuridão. Mas as pessoas também. Quais estamos priorizando?

Os jornalistas não sabem como fornecer informações acionáveis; fazemos isso o tempo todo, apenas para certas pessoas. Na era dos links de referência paga, muitas de nossas fontes de notícias mais respeitadas levaram os jornalistas a trabalhar em um tipo de serviço de concierge de informações para a classe de consumidores, oferecendo recomendações detalhadas para as melhores mesas de pé e eletrodomésticos inteligentes, mas poucos conselhos de saúde para aqueles que trabalham o dia todo de pé ou fazem malabarismos com as contas para pagar o aluguel. Ouvimos um coro de dicas para uma “vida mais inteligente” e quase um silêncio sobre como sobreviver na América. O economista James Hamilton falou bem sobre isso em um painel da ONA (organização social que constrói infraestrutura de dados para mudanças) no ano passado: “Não existe Wirecutter* para os pobres”.

Os fundamentos econômicos desse problema merecem sua própria análise, mas vale a pena notar que uma abordagem estrutural das necessidades de informação faria muito para abordar as formas atrasadas de nossa economia financiar a mídia local. Essa estrutura pode ajudar os meios de comunicação sem fins lucrativos – e as fundações que apoiam nosso trabalho – a garantir que estamos corrigindo falhas reais do mercado, em vez de subscrever mídias que satisfazem apenas as necessidades abstratas de alguns. E poderia reforçar a ideia de usar o dinheiro dos impostos para financiar determinadas necessidades de informações, porque, afinal, já fazemos isso em grande escala. Pense: oficiais de informação pública, bibliotecários, horários de ônibus da cidade, o cardápio do almoço escolar.

Há muito trabalho a fazer sobre a ideia de uma hierarquia de necessidades de informações; o primeiro passo é reconhecer que precisamos desesperadamente de um, que a crise econômica no jornalismo também é uma crise ética e existencial para os jornalistas que deve nos levar a repensar o que fazemos nos níveis mais profundos.

Os jornalistas têm uma enorme quantidade de poder para controlar o fluxo de informações e moldar narrativas públicas, mas não temos uma estrutura com a qual possamos dar sentido a esse poder ou permitir que outros nos responsabilizem. E não podemos reivindicar atender às necessidades cívicas de uma democracia se não tivermos uma estratégia para atender às necessidades básicas de informação daqueles que vivem nela.

*Wirecutter – lista norte-americana que  apresenta resenhas/testes dos melhores aparelhos, tecnologias e equipamentos para o lar.

Texto publicado em https://www.citybureau.org/notebook/2019/7/17/journalism-is-a-luxury-information-is-a-necessity em 18 de julho de 2019

Sobre o City Bureau

Fundado em 2015, o City Bureau é um laboratório de jornalismo cívico sem fins lucrativos baseado no lado sul de Chicago (EUA). Reúne jornalistas e comunidades em um espírito colaborativo para produzir mídias impactantes, equitativas e receptivas ao público.


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Helio Gama Neto