SEO para publishers: Café com Aner traz dicas do professor Adriano Rodrigues

SEO para publishers: Café com Aner traz dicas do professor Adriano Rodrigues

9 de novembro de 2022
Última atualização: 17 de agosto de 2023
6min
Márcia Miranda

09 de novembro de 2022

Arte sobre SEO para publishers em fundo azul mostra o professor Adriano Rodrigues
A apresentação de Adriano Rodrigues falou sobre SEO para publishers e jornalistas

Search Engine Optimizations (SEO). A expressão que tira o sono de muita gente foi o tema do Café com Aner desta terça-feira, dia 8 de novembro. O convidado, Adriano Rodrigues, professor da Universidade Casper Líbero e fundador da RDO Mídia, deu dicas sobre SEO e tirou dúvidas dos publishers.

“Revistas e portais já geram conteúdo diariamente. Não vamos desperdiçar conteúdo na internet. Vamos criar conteúdo que realmente apareça”, convida.

O SEO é um protocolo que dita as regras para que os buscadores (entre eles o Google) escolham os sites e conteúdo que vão para o topo da lista, quando um termo é procurado. Por isso é tão importante que os detalhes técnicos do conteúdo sejam criados de acordo com as regras.

“Não basta apenas fazer conteúdo. É importante fazer conteúdo rastreável, otimizado, para levar o conteúdo principal para as pessoas que vão ler e para que seja rastreável pelo Google, Bing, YouTube. Cada um deles tem técnicas diferentes para o SEO”, explicou o professor.

SEO: feito para humanos e não humanos

Adriano explicou que só há duas formas de aparecer no Google: contribuindo com conteúdo de qualidade para os leitores, de forma orgânica (não paga) e pagando ao buscador para pegar as primeiras posições de anúncios na lista de busca.

“SEO é feito para humanos e não-humanos. Os robôs do Google enxergam o que está otimizado de acordo com as regras e pode ser levado ao público”, afirmou, destacando a importância de aparecer no topo da lista nas buscas. “Aparecer na primeira página do Google, de forma orgânica, gera 34% a mais de cliques para um site, segundo o Advanced Web Ranking. Se eu passo um conteúdo otimizado, consigo relevância, sem necessariamente precisar pagar por isso”.

Veja algumas dicas do professor:

Adriano Rodrigues preparou um conteúdo especial para os participantes do Café com Aner.

Veja neste link a apresentação de Adriano Rodrigues

O professor também tem um conteúdo SEO para publishers grátis, direcionado para jornalistas que querem aprender um pouco mais sobre SEO.

Clique aqui e veja um roteiro com dicas e detalhes sobre como usar SEO na prática

Planejamento

Faça um bom planejamento. Use o Lean Model Canvas para saber em quais locais você deve publicar: site, Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok … Faça uma tabela para cada conteúdo que publicar e planeje a estrutura do conteúdo, selecionando a palavra-chave e os locais onde a publicação estará.

Tamanho do texto

Escreva no mínimo 300 palavras. Mas uma boa quantidade de palavras em um texto é aproximadamente mil.

Treinamento do Google

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Como escolher a palavra-chave

Busque a palavra no Google e observe as pesquisas relacionadas indicadas pelo próprio buscador ao fim da lista (fim da página). Use essas palavras dentro do texto, desde que façam sentido no contexto que você escolheu.

Procure os termos em alta dentro do Google e inclua no conteúdo que está produzindo. Isso pode ajudar a indexar melhor o conteúdo.

Quantas vezes repetir a palavra-chave

O ideal é repetir a palavra-chave cerca de 2,5% em relação ao total de palavras no texto. Ou seja, se o texto em 1000 palavras, a palavra-chave deve aparecer mais ou menos 25 vezes no texto.

“Se o texto ficar muito robotizado, um dos truques é colocar a palavra na legenda. Não podemos esquecer também de colocá-la na metadescrição e slug”, destaca Adriano.

Imagens

As imagens também devem ser otimizadas. Quanto mais leve o tamanho do arquivo, melhor. Pense em algo em torno de 60kb.

Nome do arquivo da imagem deve conter a palavra-chave.

O texto por trás da imagem deve descrever a cena da imagem, explicando o que é. Isso ajuda na indexação da busca de imagens do Google e a atrair leitores que fazem a busca usando a guia de imagens do Google.

Marcação de títulos

Use a marcação para ajudar o Google a entender a hierarquia de conteúdo no seu texto. Marcação de H1 para headline e de H2 em diante para subtítulos.

Hiperlinks

Use hiperlinks internos (para outros conteúdos dentro do seu site) e externos (para conteúdos relevantes fora do seu site). Desta forma você vai alavancar outros conteúdos que você já produziu e valorizar quem, de alguma forma, contribui de alguma forma com o tema que você está abordando.

Para não correr o risco de perder leitores para os links externos indicados no texto, uma dica é coloca-los apenas no fim do seu conteúdo. Assim, o leitor terá que chegar até o fim antes de clicar no link externo.

Google Search Console

Faça login no Google Search Console. Toda vez que fizer conteúdo novo, inclua a publicação dentro do Search Console e mande para o Google. Isso fará com que o buscador olhe o seu material com mais atenção.

Saiba mais:

Viu o Café com Aner com Guilherme Ravache sobre SEO? Clique aqui para ver um resumo.

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo

Márcia Miranda
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