Reynolds Journalism Institute apresenta dicas estratégicas para uso do Instagram nas redações
COLETIVA – 27/07/2020
Uma lista de cinco dicas estratégicas para uso do Instagram nas redações jornalísticas foi apresentada pelo Reynolds Journalism Institute. O material é resultado do trabalho de bolsistas de um programa de notícias com apoio do Facebook Journalism Project. Dentre os conselhos estão a atenção a métricas de maior envolvimento, foco em stories, aposta em elementos interativos, uso de vídeos e conversão de seguidores em assinantes.
Por 10 semanas, 22 pessoas atuaram como editores de Instagram em empresas da imprensa. O grupo implementou ações e observou resultados tangíveis para aumentar o engajamento e conversão de seguidores em assinantes.
Foque em métricas de ‘envolvimento profundo’: Apesar de as pessoas lembrarem sempre de curtidas e comentários, não são esses os principais termômetros de engajamento do Instagram. O estudo mostrou que há muito valor em se concentrar em salvamento e compartilhamento, que são indicadores de que seu conteúdo está interessante ao público existente e, ao mesmo tempo, que ajudam a atrair um novos interessados.
Para incentivar esse envolvimento o grupo sugere a produção de conteúdos com informações pequenas, fáceis de consumir e fáceis de usar em sua própria história para compartilhar com os amigos. Além disso, é interessante utilizar mensagens diretas nas legendas como ‘compartilhe isso com um amigo’ ou ‘salve para ler mais tarde’. USar tags também é indicado.
Explore os stories: Estabeleça um cronograma diário de postagens, incluindo as atualizações dos stories. O Instagram superou os 500 milhões de usuários diários de stories ativos, o que mostra a relevância desse recurso. O grupo aponta como dica a utilização de aplicativo para confecção do material a ser postado.
Incorpore elementos interativos: O levantamento mostrou a importância de estimular a interação. Criar questionários semanais com perguntas de seguidores ou solicitar o feedback deles em legendas para incentivar o envolvimento, são algumas opções de como propor essa troca com quem consome seus conteúdos.
Utilize vídeos: Conforme as informações divulgadas, as métricas mais eficazes como salvamentos e compartilhamentos funcionam melhor com vídeos. Em comparação com postagens que contêm fotos, apresentam maior efetividade.
Direcione os seguidores: O grupo apontou que é importante fazer seus seguidores se aprofundarem em seus conteúdos, com opções como o leia mais. Colocando um resumo da notícia e chamando o público a conferir os detalhes com o recurso de arrastar para cima, possibilita que você peça e-mail para liberar o acesso. A partir daí, a empresa adquire o contato do interessado pelo seu material. Também foi indicado fazer mescla de fotos, áudio e vídeo em um post de carrossel no feed, direcionado os seguidores a clicarem no link na biografia, para entenderem melhor.