Reynolds Journalism Institute apresenta dicas estratégicas para uso do Instagram nas redações

Reynolds Journalism Institute apresenta dicas estratégicas para uso do Instagram nas redações

27 de julho de 2020
Última atualização: 27 de julho de 2020
Helio Gama Neto

COLETIVA – 27/07/2020

Uma lista de cinco dicas estratégicas para uso do Instagram nas redações jornalísticas foi apresentada pelo Reynolds Journalism Institute. O material é resultado do trabalho de bolsistas de um programa de notícias com apoio do Facebook Journalism Project. Dentre os conselhos estão a atenção a métricas de maior envolvimento, foco em stories, aposta em elementos interativos, uso de vídeos e conversão de seguidores em assinantes.

Por 10 semanas, 22 pessoas atuaram como editores de Instagram em empresas da imprensa. O grupo implementou ações e observou resultados tangíveis para aumentar o engajamento e conversão de seguidores em assinantes.

Foque em métricas de ‘envolvimento profundo’: Apesar de as pessoas lembrarem sempre de curtidas e comentários, não são esses os principais termômetros de engajamento do Instagram. O estudo mostrou que há muito valor em se concentrar em salvamento e compartilhamento, que são indicadores de que seu conteúdo está interessante ao público existente e, ao mesmo tempo, que ajudam a atrair um novos interessados.

Para incentivar esse envolvimento o grupo sugere a produção de conteúdos com informações pequenas, fáceis de consumir e fáceis de usar em sua própria história para compartilhar com os amigos. Além disso, é interessante utilizar mensagens diretas nas legendas como ‘compartilhe isso com um amigo’ ou ‘salve para ler mais tarde’. USar tags também é indicado.

Explore os stories: Estabeleça um cronograma diário de postagens, incluindo as atualizações dos stories. O Instagram superou os 500 milhões de usuários diários de stories ativos, o que mostra a relevância desse recurso. O grupo aponta como dica a utilização de aplicativo para confecção do material a ser postado.

Incorpore elementos interativos: O levantamento mostrou a importância de estimular a interação. Criar questionários semanais com perguntas de seguidores ou solicitar o feedback deles em legendas para incentivar o envolvimento, são algumas opções de como propor essa troca com quem consome seus conteúdos.

Utilize vídeos: Conforme as informações divulgadas, as métricas mais eficazes como salvamentos e compartilhamentos funcionam melhor com vídeos. Em comparação com postagens que contêm fotos, apresentam maior efetividade.

Direcione os seguidores: O grupo apontou que é importante fazer seus seguidores se aprofundarem em seus conteúdos, com opções como o leia mais. Colocando um resumo da notícia e chamando o público a conferir os detalhes com o recurso de arrastar para cima, possibilita que você peça e-mail para liberar o acesso. A partir daí, a empresa adquire o contato do interessado pelo seu material.  Também foi indicado fazer mescla de fotos, áudio e vídeo em um post de carrossel no feed, direcionado os seguidores a clicarem no link na biografia, para entenderem melhor.


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Helio Gama Neto