Prêmio Viva 2020: vote em quem está na linha de frente pela vida das mulheres
MARIE CLAIRE – 05/10/2020
Em sua terceira edição, a homenagem joga luz sobre as ações emergenciais de defesa aos direitos das mulheres, maiores vítimas de violência e privações econômicas na pandemia e fora dela. “Nesta edição, buscamos identificar as ações que mais impactaram de forma emergencial as tantas mulheres afetadas severamente por essa crise”, diz Laura Ancona, diretora de redação de Marie Claire. “Dando continuidade ao propósito de sempre, de ampliar vozes, romper as barreiras do silêncio e salvar vidas”, afirma.
Por mais um ano consecutivo, o Instituto Avon e Marie Claire se unem para promover o Prêmio Viva, que há três edições homenageia aqueles que tentam mudar o cenário da violência que atinge meninas e mulheres no Brasil.
Em meio à crise causada pela Covid-19, o isolamento social tem sido a forma mais segura de combater a propagação do coronavírus, mas ele traz fatores de riscos que implicam no aumento da violência de gênero. Na pandemia, mulheres estiveram mais vulneráveis, muitas por estarem confinadas com o próprio agressor em tempo integral. Por isso, mais do que nunca, se faz fundamental reconhecer iniciativas que promovem pessoas e projetos de enfrentamento a esse mal.
“Nesta edição, buscamos identificar as ações que mais impactaram de forma emergencial as tantas mulheres afetadas severamente por essa crise”, diz Laura Ancona, diretora de redação de Marie Claire. “Dando continuidade ao propósito de sempre, de ampliar vozes, romper as barreiras do silêncio e salvar vidas”, afirma.
Para Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon, o Prêmio Viva 2020 carrega responsabilidade adicional ao observar o ciclo de vulnerabilidade para o qual muitas mulheres acabaram voltando como as principais atingidas também pelo desemprego. E, ao indicar quais iniciativas, para além do enfrentamento da violência no contexto da pandemia, nos ajudarão a emergir da crise. “Aperfeiçoamos nosso trabalho envolvendo mais parceiros em diferentes áreas de apoio à mulher, assegurando maior representatividade em todas as regiões do país. E, ainda que em um cenário difícil, tem sido animador detectar que soluções impactantes para o momento já estão em curso”, completa a executiva.
Nas edições anteriores, a premiação apresentou as histórias e ações de 24 finalistas, todos comprometidos de cabeça e coração com o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres no Brasil.
Em 2020, serão outros 24 escolhidos para concorrer nas categorias Autonomia Econômica – reconhecendo as que promovem empoderamento econômico como forma de emancipação feminina; Educação – as que usam a educação como ferramenta para a construção de relacionamentos saudáveis entre meninas e meninos; Eles por Elas – olhando para os homens que lutam pelo fim das violências contra mulheres e meninas; Legislativo – deputadas e senadoras que implementaram as melhores leis de enfrentamento às violências; Saúde – médicas, enfermeiras, psicólogas e agentes da rede de saúde que trabalham no atendimento às vítimas; Segurança e Justiça – policiais, advogadas e juízas que buscam garantir os direitos das mulheres em situação de violência; Sociedade Civil – líderes de organizações da sociedade civil e coletivos que têm a missão de enfrentar a violência de gênero; e Revendedoras Avon – mulheres empreendedoras que revendem Avon e que lutam para reduzir os índices das violências contra as mulheres.
E a missão se amplia ao olhar para ações emergenciais de defesa aos direitos das mulheres, as maiores vítimas de violência e privações econômicas na pandemia do novo coronavírus. O evento ganha corpo na internet, em apresentação virtual e interativa. As trajetórias dos finalistas, bem como seus projetos, serão apresentadas em uma série de lives em nossas redes sociais sociais.
Nos siga no Instagram, Facebook, Youtube e Twitter para acompanhar os próximos passos e conhecer de perto a história de cada um dos finalistas listados a seguir.
Importante: até 10 de novembro, a votação para a escolha dos favoritos em cada categoria está aberta. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de novembro, com transmissão ao vivo. Vote aqui.
FINALISTAS 2020
Sociedade Civil
Laina Crisóstomo
Indira Xavier
Marciane Pereira dos Santos
Segurança e Justiça
Candida Cristina
Ana Rosa Campos
Maísa Felix Ribeiro de Araújo
Autonomia Econômica
Luciana Azambuja Roca
Maite Schneider
Elizandra Cerqueira e Juliana da Costa Gomes
Eles por elas
Nadilson Portilho Gomes
Sergio Barbosa
José Miguel Nieto Olivar
Educação
Helena Silvestre
Virginia Rigot-Muller, Daniela Orofino e Maira Baracho
Luzitânia de Jesus Silva
Legislativo
Maria do Rosário
Jandira Feghali
Sâmia Bomfim
Saúde
Winnie Santos
Bruna Menezes Gomes da Silva
Magna Barboza Damasceno
Revendedora Avon
Prescila Venâncio
Pricilia Vasques
Veronique Alves Ribeiro