Fusão histórica: WAN-IFRA e FIPP unem forças para criar a maior aliança global de mídia

Será a partir de 1o. de janeiro que as duas maiores e mais tradicionais associações de mídia globais estarão juntas em uma só organização. A A WAN-IFRA (Associação Mundial de Editores de Notícias), e a FIPP (Federação Internacional de Editores de Periódicos), que anunciaram fusão, representam, juntas, uma rede global de mais de 20.000 marcas de mídia e empresas de tecnologia em 120 países. O anúncio sobre a data de união das duas instituições foi feito esta semana.
A fusão acontece em um cenário de desafios para toda a indústria. A chegada do digital tomou força com a pandemia e dificultou em muito a vida das empresas de comunicação que ainda tinham grande parte de sua receita dependente de espaços publicitários em meios impressos. A tecnologia obrigou editores a mudarem o rumo rapidamente, incluindo plataformas e ferramentas digitais que não estavam acostumados a dominar.
A Associação dos Editores de Revistas (Aner) esteve como parceira da FIPP em um evento que trouxe a instituição de volta ao Brasil em 2025. O FIPP Insider SP reuniu especialistas nacionais e globais para discutir os rumos do mercado, as novas estratégias para monetização, tendências para editores em tecnologia e os desafios do segmento frente às dificuldades atuais. A Aner também marca presença constantemente nos eventos globais promovidos pela FIPP anualmente, como o FIPP World Media Congress.
No texto que anuncia a data de fusão a WAN-IFRA cita o “cenário digital fragmentado e desafiador” a que o mercado editorial ficou sujeito e afirma que “a colaboração e a consolidação não são apenas benéficas; são um imperativo estratégico”.
“As funções essenciais dos negócios, incluindo criação de conteúdo, engajamento do público, estratégias de monetização e adoção de tecnologia, apresentam obstáculos comuns que são melhor superados por meio da inteligência coletiva e do compartilhamento de boas práticas. A expertise da indústria de revistas em otimização comercial e diversificação de receitas pode beneficiar diretamente as editoras de notícias, e as sofisticadas estratégias de assinatura e retenção digital da mídia jornalística podem fornecer modelos valiosos para as marcas de revistas”, diz o texto, mostrando as possibilidades de complementação entre as editoras de revistas e as de notícias.
Fusão FIPP WAN-IFRA trará compartilhamento, colaboração e networking
A tônica da fusão entre FIPP e WAN-IFRA é a de compartilhamento de experiências e colaboração. O CEO da FIPP, Alastair Lewis, será o diretor de uma nova comunidade. Com o nome de “Consumer Lifestyle and Special Interest Media”, ela servirá como um ponto de encontro para ex-membros da FIPP, proporcionando um ambiente focado em networking, compartilhamento de conhecimento e colaboração.
A iniciativa estará sob a orientação de um Conselho Consultivo, que começará com os atuais membros do Conselho da FIPP representados no Conselho de Supervisão da WAN-IFRA. O FIPP World Media Congress, já consolidado como um dos maiores eventos da FIPP para reunir boas práticas, incrementar o networking e compartilhar novidades entre os editores de todo o mundo, continuará. FIPP continuará, preservando um evento fundamental para a indústria global de revistas. Outros eventos consolidados da FIPP, programas de treinamento e conteúdo exclusivo serão integrados ao portfólio para membros da WAN-IFRA.
Todos os membros terão acesso a um centro de conhecimento aprimorado no site da WAN-IFRA.
“A integração da FIPP à família WAN-IFRA cria uma comunidade global sem precedentes para todos os meios de comunicação”, destaca Ladina Heimgartner, Presidente da WAN-IFRA. “Num ambiente em que a consolidação é fundamental para o fortalecimento, esta fusão consolida todo o ecossistema da mídia. Juntos, estaremos em melhor posição para defender os valores do jornalismo independente e criar novas oportunidades de crescimento e inovação”, afirma.
“A FIPP manterá sua identidade única, com seu Congresso e serviços dedicados, que nossa comunidade valoriza. Essa fusão nos dá maior força coletiva para moldar o futuro do nosso setor, estabelecer estruturas essenciais e apresentar uma frente unida ao lidar com desafios e parceiros globais. Na era digital, todos estão no mesmo negócio: criar conteúdo de qualidade e construir modelos sustentáveis em torno dele”, avalia Yulia Boyle, presidente da FIPP.
Veja mais sobre essa união no site da FIPP.


