Fusão histórica: WAN-IFRA e FIPP unem forças para criar a maior aliança global de mídia

Fusão histórica: WAN-IFRA e FIPP unem forças para criar a maior aliança global de mídia

11 de dezembro de 2025
Última atualização: 11 de dezembro de 2025
4min
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Márcia Miranda

Será a partir de 1o. de janeiro que as duas maiores e mais tradicionais associações de mídia globais estarão juntas em uma só organização. A A WAN-IFRA (Associação Mundial de Editores de Notícias), e a FIPP (Federação Internacional de Editores de Periódicos), que anunciaram fusão, representam, juntas, uma rede global de mais de 20.000 marcas de mídia e empresas de tecnologia em 120 países. O anúncio sobre a data de união das duas instituições foi feito esta semana.

A fusão acontece em um cenário de desafios para toda a indústria. A chegada do digital tomou força com a pandemia e dificultou em muito a vida das empresas de comunicação que ainda tinham grande parte de sua receita dependente de espaços publicitários em meios impressos. A tecnologia obrigou editores a mudarem o rumo rapidamente, incluindo plataformas e ferramentas digitais que não estavam acostumados a dominar.

A Associação dos Editores de Revistas (Aner) esteve como parceira da FIPP em um evento que trouxe a instituição de volta ao Brasil em 2025. O FIPP Insider SP reuniu especialistas nacionais e globais para discutir os rumos do mercado, as novas estratégias para monetização, tendências para editores em tecnologia e os desafios do segmento frente às dificuldades atuais. A Aner também marca presença constantemente nos eventos globais promovidos pela FIPP anualmente, como o FIPP World Media Congress.

No texto que anuncia a data de fusão a WAN-IFRA cita o “cenário digital fragmentado e desafiador” a que o mercado editorial ficou sujeito e afirma que “a colaboração e a consolidação não são apenas benéficas; são um imperativo estratégico”.

“As funções essenciais dos negócios, incluindo criação de conteúdo, engajamento do público, estratégias de monetização e adoção de tecnologia, apresentam obstáculos comuns que são melhor superados por meio da inteligência coletiva e do compartilhamento de boas práticas. A expertise da indústria de revistas em otimização comercial e diversificação de receitas pode beneficiar diretamente as editoras de notícias, e as sofisticadas estratégias de assinatura e retenção digital da mídia jornalística podem fornecer modelos valiosos para as marcas de revistas”, diz o texto, mostrando as possibilidades de complementação entre as editoras de revistas e as de notícias.

Fusão FIPP WAN-IFRA trará compartilhamento, colaboração e networking

A tônica da fusão entre FIPP e WAN-IFRA é a de compartilhamento de experiências e colaboração. O CEO da FIPP, Alastair Lewis, será o diretor de uma nova comunidade. Com o nome de “Consumer Lifestyle and Special Interest Media”, ela servirá como um ponto de encontro para ex-membros da FIPP, proporcionando um ambiente focado em networking, compartilhamento de conhecimento e colaboração.

A iniciativa estará sob a orientação de um Conselho Consultivo, que começará com os atuais membros do Conselho da FIPP representados no Conselho de Supervisão da WAN-IFRA. O FIPP World Media Congress, já consolidado como um dos maiores eventos da FIPP para reunir boas práticas, incrementar o networking e compartilhar novidades entre os editores de todo o mundo, continuará. FIPP continuará, preservando um evento fundamental para a indústria global de revistas. Outros eventos consolidados da FIPP, programas de treinamento e conteúdo exclusivo serão integrados ao portfólio para membros da WAN-IFRA.

Todos os membros terão acesso a um centro de conhecimento aprimorado no site da WAN-IFRA. 

“A integração da FIPP à família WAN-IFRA cria uma comunidade global sem precedentes para todos os meios de comunicação”, destaca Ladina Heimgartner, Presidente da WAN-IFRA. “Num ambiente em que a consolidação é fundamental para o fortalecimento, esta fusão consolida todo o ecossistema da mídia. Juntos, estaremos em melhor posição para defender os valores do jornalismo independente e criar novas oportunidades de crescimento e inovação”, afirma.

“A FIPP manterá sua identidade única, com seu Congresso e serviços dedicados, que nossa comunidade valoriza. Essa fusão nos dá maior força coletiva para moldar o futuro do nosso setor, estabelecer estruturas essenciais e apresentar uma frente unida ao lidar com desafios e parceiros globais. Na era digital, todos estão no mesmo negócio: criar conteúdo de qualidade e construir modelos sustentáveis ​​em torno dele”, avalia Yulia Boyle, presidente da FIPP.

Veja mais sobre essa união no site da FIPP.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.