FIPP Insider SP discute os rumos do mercado publishing na ESPM

FIPP Insider SP discute os rumos do mercado publishing na ESPM

6 de junho de 2025
Última atualização: 6 de junho de 2025
13min
Imagem palco FIPP Insider SP Aner Brasil são Paulo
FIPP Insider SP marcou a volta de eventos presenciais da FIPP no Brasil após 25 anos. Imagens: Aner/Leo Félix
Márcia Miranda

Especialistas nacionais e internacionais participaram da primeira edição do FIPP Insider SP no dia 5 de junho, na ESPM SP. O evento voltado para o mercado publishing foi promovido em conjunto pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e pela Fédération Internationale de la Presse Périodique (FIPP), centenária associação global de publishers, com sede em Londres, e deixou os participantes ansiosos por uma nova edição.

O FIPP Insider é uma série de eventos educacionais organizados pela FIPP que visa oferecer educação e insights valiosos para editores, com foco em casos práticos e tendências do mercado. 

Realizado em diversos países em todo o mundo, entre eles Budapeste, Helsinque, Cidade do Cabo, Nova York e Praga, o evento busca oferecer um espaço para o networking, a troca de ideias e estimula o aprofundamento dos debates sobre o futuro da indústria editorial.

Inovações, insights e novidades do mercado publishing

O evento foi apresentado pela especialista em transformação e estratégia digital Sabrina Passos Cimenti. Reuniu profissionais de diversas áreas da comunicação para debater as inovações no mercado publishing a partir da transformação digital. No palco, jornalistas e profissionais de diversas áreas do mundo publishing contaram experiências, insights e novidades que vêm executando em seu dia a dia.

Alastair Lewis (presidente da FIPP), Rafael Soriano e Regina Bucco (presidente e diretora executiva da Aner), Marina Pita (Secom) e Fernando Cesário (ESPM) abriram o evento, sob o comando da mestre de cerimônias Sabrina Passos Cimenti (Blue Engine).

“Espero que vocês aproveitem questionem! O questionamento é muito importante”, estimulou Regina Bucco, na abertura do evento. “Façam revisão dos negócios, isso também é muito importante. Não tenham medo de mudanças. A mudança é necessária”, afirmou, agradecendo ao apoio dos parceiros e da FIPP, que com o FIPP Insider SP marcou o retorno de eventos presenciais ao Brasil após 25 anos.

As apresentações abordam a transformação digital e a necessidade de reinvenção de veículos de mídia, como a revista Vogue, que se adaptou do impresso para múltiplas plataformas. Especialistas discutiram o papel da inteligência artificial no jornalismo, a importância da autenticidade e da credibilidade na produção de conteúdo e o engajamento da audiência jovem. O evento também inclui um painel com anunciantes, trazidos a partir da parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) que compartilham suas perspectivas sobre modelos de parceria, métricas e o impacto da desinformação. 

Transmissão ao vivo no YouTube e cobertura online pela Barões Brand Publishing

O auditório da ESPM recebeu editores e jornalistas de diversas partes do Brasil. Surpreendeu a plateia foi a abordagem dos temas, com transparência sobre as dificuldades que o mercado vem enfrentando. Esse foi o tom na palestra de Paul Hood, sobre o avanço dos scrappers de IA, que roubam o conteúdo dos sites de notícias para construir bases de dados; e no bate-papo com os publicitários Ana Carolina Castro, Rafael Jones, Sharon Harrisson e Gustavo Masson, conversando sobre o que dificulta o investimento das agências em canais administrados pelos publishers.

Outros temas, como monetização, linguagem de notícias para jovens, inovação, licenciamento de conteúdo e interesse do público também foram abordados, sempre com a ótica de buscar soluções para desafios enfrentados pela indústria.

“Brasileiros muitas vezes ficam inseguros ao buscar oportunidades no exterior, mas a mídia em todo o mundo está enfrentando os mesmo problemas. Então, esse encontro é uma oportunidade para conhecer as soluções que os profissionais estão criando, para enfrentar esses desafios. No fim, somos todos publishers em busca de soluções”, afirma a publisher fundadora da Story Time Lulu Skantze.

O evento recebeu cobertura de imprensa especializada, como Propmark, Valor e do campista NFNotícias, a partir do diretor Clayton Lacerda, que esteve no evento. Além do movimento nas redes sociais, contou com matérias online do Portal Barões Brand Publishing, media partner do FIPP Insider SP.

Veja a cobertura completa nas matérias do Portal Brand Publishing

As aspas mais importantes do FIPP Insider SP

Paula Mageste (Editora Globo Condé Nast), e a força da marca Vogue Brasil em 50 anos de transformação.

“Revistas, que nasceram no formato impresso precisarem virar marca, em primeiro lugar”

“A marca tem que se expressar com destreza do meme ao textão e do tutorial documentário”

“A confiabilidade e a credibilidade estão na alma da marca”

“Identidade clara e a capacidade de curadoria vão ser uma bússola nesse tsunami de conteúdo”

Paul Hood (Universidade de Oxford) e as Tendências e Previsões para a Mídia

“Os algoritmos de modelos de linguagem grandes, cada vez mais, ameaçam as relações com a audiência e as fontes de receita dos editores com sistemas de IA que podem fornecer informações sintetizadas sem atribuição, crédito ou compensação”

“Sem uma ação urgente para proteger o conteúdo de scraping não autorizado, os editores realmente enfrentam um futuro devastador, onde a nossa propriedade intelectual (…) essencialmente alimenta sistemas de IA que competem diretamente conosco, enquanto destroem a base econômica que suporta a mídia independente”

“Importante engajar-se com empresas de licenciamento de conteúdo middleware

Max Frost (RocaNews) e A Nova Notícia

“Muitos jovens veem as notícias como uma tarefa, o que dificulta a venda de assinaturas, pois comparam com Spotify ou Netflix”

“This is a lot to read: um artigo de 800 palavras é considerado longo para um jovem de 23 anos”

“As mídias tradicionais se mudaram para as redes sociais com um formato idêntico (ao anterior), pensando que o social é um funil para levar o público ao site ou aplicativo”.

“O fato é que muitas pessoas, a maioria das pessoas, não querem ir para o seu site; elas estão nas redes sociais, dê a elas as notícias nas redes sociais”

“Autenticidade é a moeda mais importante que você pode ter agora”

Ana Carolina Castro (Banco do Brasil e ABA), Rafael Jones (Haleon), Sharon Harrison (BRF) e Gustavo Masson (Stellantis) : Modelos e Cases de Mídia e Anunciantes

“O Midiacad da Secom que é um cadastro gigante de rádio, jornal, em cidades até 10 mil habitantes. E é é um excelente auxílio quando a gente precisa falar em cidades pequenas” (Ana Carolina Castro)

“A Haleon busca publishers que consigam trazer credibilidade e cocriar conosco. A credibilidade é o que a gente mais tem buscado, sem perder a autenticidade” (Rafael Jones)

“Quando a gente tem a certeza de que aquele publisher tem um inventário onde ele vai entregar com brand safety pra gente, que não vai ser uma coisa que a aparecer em qualquer lugar, isso vai trazendo algum tipo de segurança e que faz com que essa vire uma uma relação longínqua com esse publisher também” (Sharon Harrison)

“O customizado ajuda bastante, ainda mais nesse desafio de uma holding que tem cinco, seis marcas. Um projeto apresentado para uma marca A não necessariamente caberia para a marca B” (Gustavo Masson)

Jacqueline Loch (AZURE Media): Casos de sucesso e lições aprendidas na evolução digital

“As newsletters da Azzure Media demonstram um sucesso notável, com 99% de taxa de entrega bem-sucedida e 60% de taxa de abertura, números que qualquer marca no planeta mataria para ter”

“O foco mudou de mass game, mass reach para audiência qualificada”

No case Conferência sobre Sustentabilidade em Arquitetura e Design: “Em um ano, esse projeto entregou 30% da receita de anunciantes, comparável ao programa de prêmios da empresa”

“(É preciso) Jogar o nosso próprio jogo como publishers, focando na qualidade do conteúdo, autoridade de domínio e engajamento da audiência”

Lulu Skantze (Story Time): Explorando estratégias criativas de licenciamento e oportunidades de crescimento

“Os jovens, querem algo tátil, eles querem uma experiência, eles querem colecionar”

“A gente criou a Story Time for Schools e hoje um terço da nossa receita vem de vender para escolas”

“Nosso acervo é organizado, desde o início, com todas as informações, metadados, temas, níveis de leitura”

“Se conteúdo é ruim, por que você está criando? Não consigo entender quem faz conteúdo ruim, não consigo entender o sentido disso”

“Para o sucesso do licenciamento há três ‘super poderes’: conteúdo original de qualidade adaptável, branding, reputação, valores fortes, potencial de expansão e parcerias, com oferta de modelos flexíveis de licenciamento”

Denilde Holzhacker e Jane de Freitas Mündel (ESPM) : Mídia e Educação

“A mídia é quase como um tradutor do que acontece hoje em termos de pesquisa no mundo” (Denilde Holzhacker)

“A mídia (precisa) entender que o tempo da universidade do pesquisador é um um pouco diferente, mais reflexivo, e o pesquisador entender que ele precisa falar para um público mais amplo” (Denilde Holzhacker)

“A gente sabe que Instagram, TikTok, por exemplo, quando utilizados de forma estratégica, podem tornar o aprendizado até mais atrativo ainda mais para as novas gerações e a gente até faz esse uso de algumas ferramentas em sala de aula. Enquetes, quizes, games até ajudam a estimular a participação ativa dos estudantes”

Alastair Lewis (FIPP), Edward Pimenta (Editora Globo), Guilherme Ravache (Valor Econômico) e Paulo Henrique Ferreira (Barões Brand Publishing): Novos Modelos de Monetização e a Nova Economia do Conteúdo

“Agora é um momento realmente importante para todos nós olharmos para trás e nos lembrarmos exatamente do que a nossa audiência [precisa], porque, sejamos francos, essa é a chave aqui: não se trata de nós como publishers, nem dos produtos que queremos lançar, mas sim das nossas audiências” (Alastair Lewis)

“Os publishers devem focar em pensar na audiência, pensar em quem está do outro lado, e não apenas em gerar receita, mas em resolver o problema da sua audiência” (Edward Pimenta)

“Os veículos que tendem a funcionar melhor são aqueles que têm um foco muito claro e colocam objetivos que são facilmente mensuráveis” (Guilherme Ravache)

“Vi grandes editoras de revistas investindo em tecnologia de rede social, tecnologia de app (…) quando o site, que é a tecnologia de publishing, era feita ali por dois estagiários. Isso demonstra uma desvalorização da própria tecnologia de publishing” (Paulo Henrique Ferreira)

Homenagem ao quadrinista Mauricio de Sousa

O evento terminou com uma homenagem especial à vida e obra do cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, para a qual desenvolveu mais de 200 personagens. Mauricio foi representado pela filha, Marina Sousa e recebeu um troféu representando uma premiação por todo o trabalho desenvolvido por Mauricio.

“Eu tenho certeza que cada um que está aqui leu Maurício de Sousa. O Maurício faz parte do imaginário das pessoas. Ele criou personagens que fazem você sonhar, achar que o mundo vale a pena”, disse Regina Bucco, emocionada.

“Para mim é uma honra representar o Maurício, aqui, essa figura tão importante como você mesma falou no imaginário de todo mundo, na história do Brasil. Receber (homenagem) de vocês e desse mercado que eu faço parte e acompanho há mais de 15 anos é uma honra. Então muito obrigada a todos”

O evento foi transmitido ao vivo e pode ser assistido on demand na página do YouTube da Aner.

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Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.