Nota Oficial: Abert, Aner e ANJ repudiam cerceamento do trabalho de jornalistas na Câmara

Nota Oficial: Abert, Aner e ANJ repudiam cerceamento do trabalho de jornalistas na Câmara

9 de dezembro de 2025
Última atualização: 9 de dezembro de 2025
2min
Confusão Câmara nota repúdio cerceamento trabalho jornalistas
Imagem: Arte sobre reprodução do Instagram
Márcia Miranda

A Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Nacionais de Jornais (ANJ) divulgaram nota oficial de repúdio contra a situação de cerceamento de trabalho dos jornalistas na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, em Brasília.

O clima foi tenso quando o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força da cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta, pela polícia legislativa. A imprensa foi obrigada a sair pelos seguranças da Casa. A sessão, que é transmitida sempre pela TV Câmara, teve o sinal cortado. A transmissão no YouTube também foi retirada do ar.

O jornalista de O Globo, Brenno Carvalho, registrou em vídeo o momento em que os seguranças indicavam a saída para a imprensa.

Confira a íntegra da nota oficial

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenam com veemência o cerceamento ao trabalho dos jornalistas que acompanhavam a sessão plenária da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (9), em Brasília.

O impedimento do trabalho de jornalistas e o corte de sinal da TV Câmara são incompatíveis com o exercício da liberdade de imprensa.

A ANJ, ABERT e ANER esperam a apuração de responsabilidades para que tais práticas de intimidação não se repitam e que sejam preservados os princípios da Constituição Brasileira, que veda explicitamente a censura.

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Associação Nacional de Editores de Revistas
Associação Nacional de Jornais

logo abert aner anj
Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.