Por que talentos da Geração Z não querem trabalhar em empresas como Google e Facebook
ÉPOCA NEGÓCIOS – 06/02/2020
O Google e o Facebook são algumas das empresas onde muitos profissionais sonham em trabalhar. Entretanto, uma reportagem do jornal New York Times afirma que os talentos com ensino superior da Geração Z, os nascidos entre 1996 e 2010, não têm interesse em se candidatar a vagas de emprego em grandes empresas de tecnologia.
Segundo a reportagem, uma das razões para isso é que os jovens estão cada vez mais preocupados com a postura ética das big techs. Gigantes Google e Facebook têm enfrentado polêmicas envolvendo ética e privacidade. Em janeiro deste ano, o Google anunciou que David Drummond, Chief Legal Officer da Alphabet, deixaria a empresa. Ele foi acusado de assédio. No ano passado, o Facebook foi multado em quase US$ 5 bilhões pela Federal Trade Commission por manipular incorretamente os dados de seus usuários.
A gigante do comércio eletrônico Amazon, de Jeff Bezos, cancelou planos para construção de uma sede em Nova York depois que moradores, líderes sindicais e legisladores locais contestaram o fato de que a companhia poderia receber US$ 3 bilhões do estado para se estabelecer na região.
A reportagem do New York Times também ressalta que a parcela dos americanos que acreditam que as empresas de tecnologia têm um impacto positivo na sociedade caiu de 71%, em 2015, para 50%, em 2019, segundo uma pesquisa do Pew Research Center.
A Palantir, empresa americana de software especializada em análise de big data, atraiu a ira dos estudantes de Standford por prestar serviços à Imigração dos Estados Unidos e à Alfândega. No ano passado, o presidente de EUA, Donald Trump, propôs a construção de um muro e endureceu políticas para deter imigrantes ilegais da America Latina.
Diante desse cenário, muitos recém-formados estão levando suas habilidades técnicas para grupos menores de impacto social, em vez das grandes empresas. Como consequência, as big techs podem perder cada vez mais seus principais talentos.
Segundo a reportagem, muitos profissionais da Geração Z dizem que consideram a responsabilidade social de uma companhia ao procurar uma nova vaga de emprego e podem deixar rapidamente o cargo se empresa não atender aos seus padrões.
Para atrair talentos de elite, empresas como Google e o Facebook usam refeições gratuitas e massagens no escritório, entre outros benefícios. A tática parece funcionar. A dona do Google liderou a lista anual dos Melhores Empregadores do Mundo, organizada pela revista Forbes. Entretanto, no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos, nem Google, nem Facebook ficaram entre os 10 primeiros colocados, pela segunda vez na história da lista, lançada em 2010.