Como as marcas podem se tornar fontes de informação?

Paulo Henrique Ferreira, sócio da Barões Brand Publishing, foi o convidado do Café com Aner do dia 27 de maio. Palestrante convidado do FIPP Insider SP, ele conversou com os participantes do encontro sobre a mudança na publicidade tradicional e sobre como as marcas podem se tornar fontes de informação. O bate-papo foi mediado pela diretora-executiva da Aner, Regina Bucco.
A Barões Brand Publishing se posiciona como uma empresa de publishing editorial, com foco em transformar marcas em publishers competentes. Para Paulo Henrique, a comunicação deve ser informativa, não persuasiva.
“Tão importante quanto publicar conteúdo é você desenvolver uma plataforma em que possa distribuir isso, criar audiência baseada em comunicação editorial informativa, não publicitária, não persuasiva e sim informativa. Porque a sociedade precisa de informação”, explica.
Ser publisher não é só produzir conteúdo
Paulo Henrique explicou que a relação das pessoas com as marcas mudou. E o mercado, aos poucos está percebendo essa mudança.
“As pessoas não querem mais apenas amar uma marca. Elas querem confiar na marca”, diz ele, destacando um estudo da consultoria Edelman que fala o quanto a confiança se tornou importante. Outro ponto importante citado por Paulo Henrique é a necessidade de desenvolvimento de uma mentalidade de negócios entre os publishers. Isso inclui planejamento e plataforma, distribuição, dados e gestão. Porque “conteúdo é commodity”.
“Jornalista é a única profissão em que o cara fala: ‘vou terceirizar a área de negócios… e acha que vai dar certo, mas não deu”, alertou. Para ele, os jornalistas precisam mudar a mentalidade e entender como administrar e gerenciar negócios. “Você tem que fazer negócios éticos e essa ética você carrega pro conteúdo. Simples assim”.
Perdeu o Café com Aner?