Como as marcas podem se tornar fontes de informação?

Como as marcas podem se tornar fontes de informação?

30 de maio de 2025
Última atualização: 30 de maio de 2025
2min
Paulo Henrique Ferreira fala sobre brand publishing, marcas, publicidade e jornalismo no Café com Aner
PH antecipou sua palestra no FIPP Insider e falou sobre autoridade de marcas e brand publishing. Imagem: Arte Aner
Márcia Miranda

Paulo Henrique Ferreira, sócio da Barões Brand Publishing, foi o convidado do Café com Aner do dia 27 de maio. Palestrante convidado do FIPP Insider SP, ele conversou com os participantes do encontro sobre a mudança na publicidade tradicional e sobre como as marcas podem se tornar fontes de informação. O bate-papo foi mediado pela diretora-executiva da Aner, Regina Bucco.

A Barões Brand Publishing se posiciona como uma empresa de publishing editorial, com foco em transformar marcas em publishers competentes. Para Paulo Henrique, a comunicação deve ser informativa, não persuasiva.

“Tão importante quanto publicar conteúdo é você desenvolver uma plataforma em que possa distribuir isso, criar audiência baseada em comunicação editorial informativa, não publicitária, não persuasiva e sim informativa. Porque a sociedade precisa de informação”, explica. 

Ser publisher não é só produzir conteúdo

Paulo Henrique explicou que a relação das pessoas com as marcas mudou. E o mercado, aos poucos está percebendo essa mudança.

“As pessoas não querem mais apenas amar uma marca. Elas querem confiar na marca”, diz ele, destacando um estudo da consultoria Edelman que fala o quanto a confiança se tornou importante. Outro ponto importante citado por Paulo Henrique é a necessidade de desenvolvimento de uma mentalidade de negócios entre os publishers. Isso inclui planejamento e plataforma, distribuição, dados e gestão. Porque “conteúdo é commodity”.

“Jornalista é a única profissão em que o cara fala: ‘vou terceirizar a área de negócios… e acha que vai dar certo, mas não deu”, alertou. Para ele, os jornalistas precisam mudar a mentalidade e entender como administrar e gerenciar negócios. “Você tem que fazer negócios éticos e essa ética você carrega pro conteúdo. Simples assim”.

Perdeu o Café com Aner?

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.