FIPP Insider São Paulo: Inovação para publishers

A Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) traz para o Brasil, pela primeira vez o FIPP Insider São Paulo, um encontro essencial para o mercado de mídia da América Latina. O evento, agendado para 5 de junho de 2025, em São Paulo, vai reunir profissionais e experiências vencedoras. O encontro gratuito e aberto a todos promete ser um centro de debates e networking entre líderes e profissionais do setor.
“Estamos muito orgulhosos da parceria com a FIPP para trazer ao Brasil o FIPP Insider. Esse evento tem sido um dos grandes estímulos à multiplicação de iniciativas inovadoras entre editores em todo o mundo. O Brasil tem um mercado publishing importante e precisa enriquecer o debate sobre negócios e estratégias para as empresas de comunicação, principalmente num momento em que a desinformação se mostra como uma ameaça”, afirma a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco.
A iniciativa também é motivo de comemoração para a FIPP, uma das associações de editores mais antigas e prestigiadas do mundo, que em 2025 completa 100 anos:
“Há algum tempo estamos com muita vontade de realizar um evento no Brasil, novamente. É um mercado extremamente importante e a FIPP não esteve presente por lá por um longo período. Quando nossos amigos da Aner sugeriram uma colaboração, ficamos muito felizes em trabalhar juntos com eles para trazer um FIPP Insider para São Paulo”, conta Alastair Lewis, presidente da FIPP.
O que é o FIPP Insider?
O FIPP Insider é uma série de eventos educacionais organizados pela FIPP (Global Magazine Association) que visa oferecer educação e insights valiosos para editores, com foco em casos práticos e tendências do mercado.
Realizado em diversos países em todo o mundo, o evento busca oferecer um espaço para o networking, a troca de ideias e estimula o aprofundamento dos debates sobre o futuro da indústria editorial. O evento é uma oportunidade para os editores se manterem atualizados com as últimas tendências e estratégias do mercado.
O FIPP Insider São Paulo trará à tona discussões relevantes sobre o mercado, explorando não só as inovações internacionais, mas também as experiências brasileiras que impulsionam o setor. Assim, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas como transformação digital, estratégias de crescimento, monetização e novas tecnologias.
Quem são os palestrantes do FIPP Insider São Paulo?

O evento será apresentado pela especialista em transformação e estratégia digital Sabrina Passos Cimenti. com mestrado em mídias digitais. Possui 20 anos de experiência em liderança de estratégia, transformação digital e redesenho de operações, a maior parte em diferentes marcas do Grupo RBS. Sabrina gerenciou as parcerias estratégicas entre a Meta (antigo Facebook) e players de mídia de todo o Brasil por 5 anos. Desde 2023, é Diretora de Programas na Blue Engine Collaborative, mentorando equipes e liderando laboratórios e aceleradoras com organizações de mídia das Américas. O encontro contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Veja a programação:
10:00 – Painel 1 – Um panorama do Mercado Editorial Brasileiro

Diretor Geral de Mídia Impressa do Grupo Globo e do Sistema Globo de Rádio, responsável por veículos e marcas como Valor Econômico, CBN, Infoglobo e Editora Globo. Economista com MBA pelo IBMEC e formação executiva no Insead, lidera há duas décadas processos de transformação digital e expansão editorial. Palestrante sobre inovação em mídia, gestão de portfólios e futuro dos grupos jornalísticos.
10:30 – Painel 2 – Tendências e Previsões para a Mídia: Um Panorama do Futuro
Paul Hood

Consultor em transformação digital com foco na aplicação de IA em negócios de mídia. Ex-diretor de desenvolvimento digital do The Sun, liderou o crescimento da marca como maior site comercial de notícias do Reino Unido. Palestrante sobre inovação, estratégias de crescimento e inteligência artificial no jornalismo.
11:15 – Painel 3- A Nova Notícia: Explorando novas abordagens para storytelling e engajamento de audiência, especialmente leitores Gen Z e formatos modernos
Max Frost

Cofundador da RocaNews, startup de mídia que reinventa a forma de consumir notícias nas redes sociais. Nomeado pela Forbes entre os “30 Under 30”, lidera uma das iniciativas mais inovadoras do jornalismo digital nos EUA. Palestrante sobre formatos alternativos de notícia, engajamento jovem e futuro da informação.
11:45 – Primeira rodada de debates: Modelos e Cases de Mídia e Anunciantes
Mediadora: Ana Carolina Castro

Gerente Executiva de Mídia e Marketing Digital do Banco do Brasil (BB). Tem mais de 20 anos de experiência em Comunicação, Mídia, Marketing Digital e Gestão de Performance. Já atuou em posições estratégicas nos setores público e privado. No BB, foi responsável pela implementação da Mesa de Performance, estrutura que integra dados, tecnologia e estratégia para otimizar a gestão da mídia digital. Antes disso, atuou como Diretora de Mídia na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, onde conduziu campanhas de abrangência nacional. Atualmente, é Primeira Vice-Presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e membro do Conselho Superior e da Diretoria Executiva do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).
14:15 – Painel 4 – Transformação Digital: Casos de sucesso e lições aprendidas
na evolução digital
Jacqueline Loch

Vice-Presidente Executiva de Conteúdo e Experiências na SJC Content, especialista em conteúdo e marketing no setor de mídia, com experiência em estratégias de engajamento e desenvolvimento de marcas. Palestrante sobre inovação em conteúdo e tendências de mídia.
14:45 – Painel 5 – Licenciamento: Explorando estratégias criativas de licenciamento e oportunidades de crescimento
Lulu Skantze

Fundadora e diretora criativa da Storytime, uma das maiores revistas infantis do Reino Unido, publicada em cinco países e distribuída em mais de 60. Baseada em Amsterdã, atuou em publicidade e editoras na Europa, liderando projetos para Disney, Mattel e Playstation. Palestrante e consultora em licenciamento, escreve sobre empreendedorismo e tendências editoriais.
15:15 – 2ª RODADA DE DISCUSSÕES – Monetização: Novos Modelos de Monetização e a Nova Economia do Conteúdo
Moderador: Alastair Lewis

Presidente da FIPP. Alastair trabalha com clientes em todo o mundo, nos setores de mídia digital e publicação. De projetos de transformação digital a estratégias de negócios, lançamentos de novos produtos e radares de aquisição, tem 20 anos de experiência na linha de frente dos mercados de publicação de consumo. Clientes recentes incluem WorldWide Media (Índia), National Geographic (EUA), GeraNova Bruckman (Alemanha), Immediate Media (Reino Unido), Readly (Suécia) e muitos outros.
Inscrições Abertas
As inscrições para o FIPP Insider São Paulo são gratuitas e já estão abertas! Reserve sua vaga através da página de inscrições do evento.
Serviço:
Local : ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo (Clique e veja como chegar)
Horário : 8h15 – 18h45
Custo : Não há custo para participar deste evento, mas você precisa se registrar.
Este evento é organizado em parceria entre a ANER e a FIPP, com agradecimentos à ESPM, que cedeu o local. Também apoiam a iniciativa a Two Sides e a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).