Nunca tantas jornalistas foram vítimas da violência online, alerta UNESCO

Nunca tantas jornalistas foram vítimas da violência online, alerta UNESCO

3 de maio de 2021
Última atualização: 3 de maio de 2021
Helio Gama Neto

MEDIA TALKS – 03/05/2021

Aldo De Luca

Mais de sete em cada dez das jornalistas ouvidas em um estudo apresentado hoje durante a Conferência do Dia Mundial da Liberdade de Imprens, que está sendo realizada pela Unesco na Namíbia, disseram ter sofrido violência online. A pesquisa The Chilling: global trends in online violence against women journalists, que entrevistou 901 profissionais de 125 países, mostra que a violência online tornou-se a mais importante forma de intimidar o trabalho da imprensa e principalmente das mulheres jornalistas.

As entrevistadas revelaram que o abuso online não se limita ao discurso de ódio, mas também a ameaças de violência sexual ou física, que acabam se tornando realidade. Uma em cada cinco das jornalistas ouvidas disse ter sofrido ataques ou abusos no âmbito offline decorrentes das ameaças online.

O Facebook foi apontado como a rede mais insegura para as mulheres, bem à frente do Twitter, embora o percentual de uso das plataformas por jornalistas seja semelhante.

Para se protegerem, as vítimas recorrem à autocensura nas mídias sociais e na prática do jornalismo. A minoria, apenas 25% do total, buscou apoio de seus empregadores. A pesquisa apurou que boa parte das que buscaram ajuda não receberam, e algumas chegaram a ser perguntadas sobre o que teriam feito para provocar a situação.

O resultado é que uma em cada dez das entrevistadas abandonou a função, o emprego ou o próprio jornalismo em decorrência da violência online sofrida, prejudicando não apenas suas carreiras, mas o poder do jornalismo crítico e a diversidade de gênero da mídia jornalística.

As conclusões da pesquisa encomendada pela UNESCO e realizada pelo International Center for Journalists (ICFJ) são preocupantes, estão detalhadas abaixo e fizeram com que o Secretário-Geral da ONU,António Guterres, se manifestasse:

Leia aqui a íntegra deste texto.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206
Helio Gama Neto