Maisa Dóris: A gente não pode povoar a cabeça com a crença limitante de que ‘o povo não paga por isso’

Maisa Dóris: A gente não pode povoar a cabeça com a crença limitante de que 'o povo não paga por isso'

18 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
4min
Márcia Miranda

18 de agosto de 2021

O Café com Aner desta terça-feira, 17 de agosto, recebeu a visita da especialista em comunicação, marketing e negócios Maisa Dóris. Ela é co-fundadora da TOT3, empresa especializada em modelos de negócios por assinatura, e esteve no já tradicional bate-papo da tarde com editores associados e convidados da Aner para falar sobre clubes de assinaturas.

Ainda na faculdade, Maísa viveu a chegada da internet no Brasil. Ela esteve dentro de uma redação no momento em que se fazia a transição do analógico para o digital. Lá, viveu debates acalorados, sobre remuneração única para a produção de conteúdo para os meios impressos e digitais e todas as polêmicas que causavam entre os jornalistas: como receber apenas por um veículo enquanto se publicava o conteúdo em dois (impresso em online)?

“Ter vivido isso me impulsionou a querer entender como os negócios com conteúdos poderiam funcionar”, explica. “Sou muito defensora do bom jornalismo, do conteúdo, olhando como um negócio próspero, como uma engrenagem que prospere. Portanto, não tem como não olhar para a estrutura de modelo de recorrência o mercado de assinaturas. Precisamos expandir esse olhar”.

Veja alguns pontos importantes do encontro:

Mercado de assinaturas

“Quando falamos em mercado de assinaturas, no caso dos veículos, talvez a gente esteja se pegando muito em fazer o cliente assinar aquilo que eu já produzo. Não tem nada errado com esse conceito, pelo contrário. Mas eu acredito que a gente pode expandir. A gente também pode pensar que tipos de serviços ou entregas a mais eu posso fazer para o meu público? Coisas que vão ser surpreendentes, que vão levar o cliente a uma outra relação comigo?”

Clientes para o resto da vida

“A relação com meu cliente tem que ser perene, para o resto da vida? Não! não vai ser. Raros os casos essas relações são perenes. E existe um movimento. A grande questão é: por quanto tempo eu vou conseguir entregar um bom trabalho, um bom serviço, um bom produto par esse meu cliente pra justificar que ele fique comigo assinando um produto pelo menos um ano, dois anos? isso é entendido com a famosa taxa de turn over. A gente passa por fases: quem nunca aqui gostou do amarelo e agora não gosta mais?”

Criar valor e exclusividade

“Que dor eu posso resolver para o meu cliente hoje, ajudar  solucionar um problema que ele tem com algo que eu já tenha e que seja uma expertise minha, algo que eu produzo e domino? Se é um conteúdo específico, se é a arte de apurar, ou a arte de trazer algo com antecipação ou a arte de trazer um bom serviço nas informações que eu reúno, fazer com que aquilo vire algo, que seu cliente vá valorizar e querer pagar para ter de forma exclusiva, somente para ele.”

Parcerias como elemento de valor

“Talvez fazer uma parceria com alguma instituição de sua cidade, uma instituição de ensino, criar um tipo de serviço de clube de leitura, de clube de serviços que estão faltando na vida das pessoas. Criar formas de trazer soluções para as pessoas”.

Pesquisas no Instagram

“Pesquisar perfis de conteudistas que estão no Instagram e que conseguiram fazer toda uma engrenagem de vendas, conteúdos online, cursos, grupos de desafios, serviços de assinaturas, seminários, eventos online etc… Precisamos ampliar nossa consciência”

Consumo precisa fazer sentido para o cliente

“O dinheiro está aí! Ele só muda de mão. A gente não pode povoar a cabeça com a crença limitante de que ‘o povo não paga por isso’. O  ser humano não paga por aquilo que não está claro, por aquilo que não faz sentido. Se fizer sentido pra ele, ele compra um Iphone12, andando de coletivo e parcela, porque fez sentido pra ele. Então, não é uma questão de dinheiro”.

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Márcia Miranda
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