Lei da Difamação aumenta responsabilidade sobre monitoramento de comentários em redes sociais

Lei da Difamação aumenta responsabilidade sobre monitoramento de comentários em redes sociais

30 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

30 de setembro de 2021

A decisão de um tribunal superior na Austrália de responsabilizar os proprietários de páginas de redes sociais pelos comentários inadequados em seus posts está causando mudanças no comportamento dos usuários. Chamada de Lei da Difamação, ela foi tema de matéria do jornal The Guardian, esta semana, depois que o premier da Tasmânia,  Peter Gutwein, fechou a possibilidade de respostas em algumas de suas postagens.

De acordo com o Guardian, a ação do premier é apenas o início de uma série de reações que podem acontecer após a decisão do tribunal. No início de setembro, a Fairfax e a News Corp foram condenadas no tribunal superior para escapar da responsabilidade por comentários supostamente difamatórios postados em suas páginas do Facebook em resposta a artigos sobre Dylan Voller, cujos maus tratos no centro de detenção de jovens Don Dale do Território do Norte levaram a um crime.

A decisão significa que os responsáveis pelas páginas agora têm que monitorar de mais perto os comentários.

Clique aqui e leia mais no The Guardian.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.