IA no jornalismo: riscos e oportunidades para os publishers
16 de agosto de 2023
Guilherme Ravache foi o convidado do Café com Aner do dia 15 de agosto, para discutir os impactos e as oportunidades da inteligência artificial no jornalismo. Ele falou sobre os pontos a que os publishers devem ficar atentos, destacando que a IA generativa pode ser uma ferramenta eficiente na produção de conteúdo, personalização de mensagens e otimização de distribuição, mas que é importante ter profissionais especializados nesse processo.
“A união dos produtores de conteúdo é essencial para competir com grandes players do mercado”, alertou. “A inteligência artificial generativa tem o potencial de transformar o jornalismo, mas ainda não substitui a qualidade do texto produzido por humanos”.
O Café com Aner é um encontro já tradicional dos publishers e jornalistas nas tardes de terça-feira. Realizado pela Aner e transmitido online pelo Zoom, o Café é gratuito e democrático, aberto à participação de todos, associados e não-associados. Fique atento à nossa agenda, acompanhando as nossas redes sociais.
Maior concorrência e oportunidades de monetização
Guilherme explicou que o uso da IA no jornalismo pode resultar em maior concorrência, homogeneização do conteúdo e impacto no modelo de negócios publicitários, exigindo uma adaptação das empresas de mídia.
“As barreiras geográficas são reduzidas com a produção de conteúdo em novos mercados. A cópia de conteúdo se torna mais frequente e de alta qualidade, prejudicando a propriedade intelectual”, destacou.
O especialista explicou que a utilização de dados e plataformas de Inteligência Artificial levanta questões sobre remuneração e direitos autorais, que estão em discussão entre os produtores de mídia jornalística em todo o mundo.
Veja alguns pontos de destaque no bate-papo:
- A implementação da inteligência artificial no jornalismo traz riscos, como a amplificação de notícias falsas e a falta de revisão adequada.
- As novas possibilidades da IA trazem impactos diretos no negócio, oferece oportunidades de monetização e redução de custos para as empresas de mídia, mas também levantam questões éticas.
- A aplicação prática e o aprendizado no dia a dia são essenciais para acompanhar as mudanças tecnológicas.
- O mercado demanda um nível de aprendizado solitário e constante.
- É importante aprender a conviver com a tecnologia e não ter medo de buscar entendimento máximo. O medo não pode ser paralisante
- A tecnologia gera oportunidades, mas é necessário coragem e análise para aproveitá-las.
- A inteligência artificial pode atuar como assistente virtual, oferecendo recomendações e feedback personalizado para a equipe editorial.
- A propriedade intelectual e o conhecimento de como utilizar as ferramentas são diferenciais competitivos.
- A formação acadêmica em jornalismo não é suficiente para atender as demandas do mercado.
Veja aqui o PDF com a apresentação de Guilherme durante o Café
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Texto: Márcia Miranda