Google divulga pesquisa sobre movimento do consumo pós-pandemia

Google divulga pesquisa sobre movimento do consumo pós-pandemia

29 de abril de 2022
Última atualização: 24 de agosto de 2023
3min
ilustração em tom verde claro indicando a compra de produtos online, por celular
Márcia Miranda

29 de março de 2022

ilustração em tom verde claro indicando consumo de produtos online, por celular

O vice-presidente do Google e presidente da companhia no Brasil, Fábio Coelho, apresentou nesta quinta-feira, 28, uma pesquisa realizada com mil brasileiros sobre hábitos de consumo durante  e pós-pandemia. A pesquisa do Google mostra que 70% dos consumidores estão animados com a possibilidade de voltar a comprar sem limitações do período pandêmico. A divulgação foi feita durante o Think With Google 2022, primeiro evento presencial da empresa desde o início da pandemia no Brasil.

Os números seguem as tendências já reveladas por outras pesquisas recentes relacionadas ao tema e mostram a importância crescente em marcas sustentáveis, que não agridam o meio ambiente e a valorização de produtos, serviços e marcas que estejam conectadas à identidade ou necessidades. Para o meio revista, os dados são importantes no sentido de indicar aos publishers como suas marcas devem ficar atentas à identificação com o consumidor. Ou seja: mais do que nunca é preciso conhecer quem é o leitor.

O trabalho mostra que 74% dos consumidores ouvidos consideram importantes, na hora da compra, escolher produtos, serviços e marcas sustentáveis, que não agridam ou agridem menos o meio ambiente. Produtos sob medida têm a preferência de 66% dos pesquisados e 62% deles valorizam produtos, serviços e marcas de origem de pequenos produtores ou produtores locais. E 57% buscam produtos, serviços ou marcas fabricados no país de origem.

Outro ponto que deve ser considerado pelos publishers é a tendência ao abandono da marca caso o consumidor nãos e sinta atendido em suas necessidades ou caso ela perca a conexão com seus valores.

De acordo com matéria publicada no Meio&Mensagem, durante o encontro, Fábio Coelho falou de vários temas, como Fake News, metaverso, Web3.0 e o papel do Google em tudo isso. Leia aqui.

Euromonitor mostra tendência semelhante em todo o mundo

As tendências também podem ser identificadas no estudo 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022 realizado pela Euromonitor International. O levantamento foi feito por 15 escritórios globais, com base em análises de mercados industriais e pesquisas quantitativas com consumidores. O material indica um consumidor mais preparado para lidar com adversidades e preocupado em encontrar alternativas para suprir as suas necessidades.

Entre os comportamentos, a Euromonitor destaca que o consumidor está arriscando mais e “aproveitando o momento”. Ao mesmo tempo em que incluiu o digital em sua vida, ele tem a tendência, agora, a traçar planos alternativos, de substituição de produtos e marcas quando não se sente atendido ou encontra dificuldades de acesso ao que precisa. Isso pode indicar que os editores devem encontrar ferramentas  que facilitem o acesso à informação e, principalmente aos seus canais de vendas de assinaturas e produtos.

Uma matéria na Digital House reúne as principais tendências do estudo.

Clique aqui e veja a pesquisa da Euromonitor.

Clique aqui e veja também esta matéria sobre a tecnologia no consumo, feita pela Revista Consumidor Moderno.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.