Ferramentas de tecnologia: como escolher?
11 de maio de 2023
Junior Rocha foi o palestrante convidado pelo ICFJ e Meta para participar do Acelerando Negócios Digitais no último dia 9 de maio. O programa, promovido pelo instituto com apoio da plataforma e em parceria com associações de imprensa brasileiras, como Aner e ANJ, está quase encerrando a primeira fase de palestras. Junior falou sobre como obter as ferramentas de tecnologia certas para empresas de mídia e sobre segurança digital.
Junior é fundador da Opará Criações, que surgiu no ano de 2019 com a missão de entregar serviços de design e ferramentas de ponta para ONG’s, movimentos populares, sindicatos e outras organizações independentes. Durante a conversa, ele destacou a importância de tomar decisões assertivas na hora da escolha das ferramentas de tecnologia para realização do trabalho.
“É importante ter em mente que as ferramentas vão durar muito tempo na empresa e se decisões não forem bem tomadas, podem causar problemas em breve”, alertou. Entre os princípios básicos para a escolha destas novas ferramentas de tecnologia, o especialista citou os seguintes:
- Escalabilidade – importante pensar em médio e longo prazo.
- Confiabilidade – A maior parte dos sites de jornalismo roda sobre WordPress e funciona bem. Mas os plugins podem trazer problemas, como serem descontinuados… E isso prejudica quando, por exemplo, um plugin de formulário deixa de existir ou ser atualizado.
- Interoperabilidade – Tudo que for contratado precisa operar bem com as ferramentas já existentes. Se não funciona bem, pode se tornar um gargalo na linha de produção
- Segurança – É importante olhar o histórico da empresa que está oferecendo o serviço ou produto: já esteve em vazamento de dados? Segue as leis do seu país?
Como escolher o tipo de hospedagem para seu site?
O especialista também falou sobre alguns conceitos fundamentais para a escolha das ferramentas de tecnologia. Um deles foram os tipos de hospedagem de sites existentes. “Quando você contrata a hospedagem, está contratando parte de um big computador”, explicou.
- Hospedagem simples: As hospedagens são compartilhadas em um servidor, com vários outros sites. Há serviços a partir de R$2 por mês, por exemplo. Junior explica que aí começa um grande problema de segurança, porque, como não controla os outros sites, sua empresa pode ser atacada por hackers se algum “vizinho” for.
- Hospedagem Nuvem: Você aluga um servidor dedicado, mas corre o risco de encerramento de se o servidor tem algumas ferramentas que não funcionam na primeira máquina. E ele pode encerrar algumas dessas máquinas.
- Servidor dedicado: Você aluga uma máquina e pode ter até mesmo funcionários seus administrando, dentro de um datacenter. Essa prática entrou em desuso, mas ainda existe.
- VPS: Virtual Private Service. A maioria das empresas de jornalismo estão usando essa opção, em que se cria uma máquina virtual dentro do serviço. É mais seguro que hospedagem compartilhada e mais barato que servidor dedicado. Há máquinas a partir de 5 a 7 dólares em empresas de fora do Brasil.
- Consultorias: Empresas como a Opará, que fazem outsourcing, ou seja, resolvem a parte de tecnologia e deixam o cliente mais seguro e longe dos riscos de administração de tecnologia.
Junior falou ainda sobre as ferramentas de tecnologia mais recomendadas para análise de dados (Analytics), gestão de conteúdo (CMS), para usar no escritório (email, nuvens para salvar conteúdo etc.) e relacionamento com clientes (CRM). Ele finalizou o encontro dando duas dicas preciosas para quem quer saber o que está deixando os sites lentos. Segundo ele, de nada adianta ter várias ferramentas e uma hospedagem campeã se há bugs no site e ele não carrega adequadamente e em pouco tempo. Para avaliação, sugeriu o Gmetrix e Pagespeed.
Próxima palestra será sobre Transformação Cultural
A próxima palestra do Acelerando será com David Grant, da Blue Engine Corporative. David é especialista em gerenciamento de investimentos, coaching e suporte para editores de notícia. Ele já esteve no programa em 10 de abril e reuniu mais de 400 pessoas para no encontro sobre Costumer Time Value. Agora estará de volta para conversar sobre Transformação Cultural.
Clique aqui e veja como foi a primeira palestra de David no Acelerando 2023
A fase de palestras está chegando ao final e o prazo para envio de projetos para receber mentoria e até 15 mil dólares do fundo de financiamento só vai até o dia 14 de maio. Clique aqui e veja como fazer.
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.