Ferramentas de IA: como usar em sua redação?

Ferramentas de IA: como usar em sua redação?

14 de julho de 2023
Última atualização: 23 de agosto de 2023
6min
Aimee Rinehart
Márcia Miranda

14 de julho de 2023

Tela de fundo preto e letras brancas mostra reunião do Zoom com Aimee Rinehart que fala sobre como usar ferramentas de IA
Na palestra exclusiva para associados, Aimee deu dicas sobre como utilizar ferramentas de IA no dia a dia da redação. Reprodução de internet

Aimee Reinhart, gerente de programas da Iniciativa Local News de AI da Associated Press (AP), foi a convidada da sessão do programa Acelerando negócios Digitais do ICFJ com o apoio da Meta e em parceria com a Aner e ANJ. No encontro, ela falou com exclusividade e em primeira mão, para os associados Aner e ANJ, sobre as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) disponíveis no mercado e como elas estão sendo usadas em redações em todo o mundo.

Aimee tem um histórico de atuação em mídia impressa. Ela migrou para mídia digital em 1996 e trabalha com inteligência artificial desde o início das primeiras ferramentas.

No início da computação você tinha a tela preta de programação e tinha que saber programar pra a fazer qualquer coisa com um computador. E aí veio o Windows que revolucionou e deu acesso a todos. Agora estamos em uma nova fase muito semelhante em que a IA pode ser acessada por todos”, explica.

Pesquisa: como sua redação usa IA?

Em parceria com a Knight Foundation, a AP desenvolveu uma pesquisa para saber como as redações estavam utilizando a IA. Cerca de 200 lideres jornalísticos participaram.

“Descobrimos que as redações locais podem se beneficiar de automações simples, mas precisam correr riscos e investir em ferramentas”, disse ela.

“Acredito que a tecnologia de IA está aqui e que ela deve ser usada, mas não acho de isso venha livre de problemas. Há questões legais, de propriedade intelectual, é um conteúdo que está sendo usado sem ser licenciado e isso é ruim para as redações. Investir em levar e proteger jornalistas para Mariupol para que eles possam cobrir a guerra, por exemplo, tem um alto custo e essas informações não podem ser usadas gratuitamente. Como isso vai ser solucionado ainda é uma caixa preta”, alerta a especialista.

Como escolher a melhor ferramenta e qual processo automatizar?

De acordo com a pesquisa, para iniciar a implementação é necessário pensar na cadeia de valores e não no sistema como um todo. Então Aimée sugere a seguinte segmentação:

  • Coleta de informações
  • Produção
  • Distribuição
  • Operações empresariais

Em seguida, é preciso decidir em que investir e detalhar quais as tarefas repetitivas de cada área.

“Ouça o pessoal da redação e pense o que te incomoda também. Às vezes identificar os pontos de conflito é uma excelente forma de saber qual tarefa repetitiva pode ser eliminada”.

Estrutura para implementação de ferramentas de IA

Após a pesquisa, as empresas participantes enviaram projetos que gostariam de colocar em prática para eliminar as tarefas repetitivas. A Michigan Radio, por exemplo desenvolveu uma forma de transcrever vídeos do Vimeo e YouTube, além de criar um alerta de palavras-chave. Assim, os jornalistas podem ficar atentos a notícias e discussões públicas que interessassem à rádio. As ferramentas usadas foram o GPT3 e o GPT4, da Open AI, para transcrever e resumir.

Outro projeto, da WFMZ-TV, foi o de leitura e categorização de emails.

“Os emails foram categorizados em ‘sim’, ‘não’ e ‘talvez’. Os emails do ‘sim’ seguem para a área de planejamento, para se tornarem notícias. Os ‘não’, são descartados e o ‘talvez’ avaliados, o que economiza muito tempo nas redações”, explicou.

De acordo com Aimee, os projetos são open source e estarão disponíveis para consulta a partir de agosto, para que as redações interessadas possam refiná-los e utilizá-los em seu benefício.

Como as redações estão usando o ChatGPT?

Veja aqui algumas formas como as redações estão usando IA para agilizar processos:

  • Gerar resumos
  • Gerar a descrição geral da matéria
  • Gerar lista de palavras-chave
  • Adicionar hashtags
  • Brainstorming de uma manchete
  • Construção rápida de um HTML

“Um editor do Lost Coast Outpost criou um Agendizer. Ele faz uma busca de agendas em seu condado e passa isso através do GPT3 para que possa resumir essas agendas e o resumo é escrito pelo LoCOBot”, conta Aimee.

A especialista recomenda que os editores visitem a página de ferramentas da OpenIA e vejam quais podem ser experimentadas nas redações.

“Você não vai dizer: ‘escreva uma matéria sobre a Prefeitura’. Mas você pode dizer ‘aqui está a minha matéria sobre a Prefeitura. Pode resumir para mim? Pode criar três manchetes para mim? Pode criar um thread do Twitter?’. E isso pode ajudar muito. É claro que o texto não vai direto para a publicação, porque ele tem que passar por uma revisão, mas já agiliza o processo. Eu recomendo”, alertou Aimee, dizendo acreditar que a IA vai aumentar a necessidade de redatores humanos.

Veja alguns links interessantes sobre o assunto:
https://platform.openai.com/examples

Relatorio Artificial Intelligence in Local News

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Texto de Márcia Miranda

Márcia Miranda
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