Customer Experience e Customer Success: metodologias para engajar clientes

Customer Experience e Customer Success: metodologias para engajar clientes

21 de junho de 2023
Última atualização: 23 de agosto de 2023
3min
Márcia Miranda

21 de junho de 2023

tela verde mostra os pilares do Costumer Experience apresentados por roerto Madruga da Conquist
Roberto Madruga falou sobre os pliares de implantação da metodologia Costumer Experience

Na volta do Café com Aner, o convidado foi Roberto Madruga. Fundador da Conquist Consultoria ele é um dos precursores no Brasil das metodologias Customer Experience, Customer Success e Employee Experience. Durante o Café com Aner, ele falou sobre a importância de prever e atender as expectativas dos clientes para aumentar a fidelização e estimular o engajamento e relacionamento.

O Café com Aner é um ponto de encontro com editores e convidados da Aner para um bate-papo inspirador com profissionais de diversas áreas do conhecimento, mas sempre conectados com o meio editorial.

Roberto Madruga também destacou o quanto é essencial mudar a antiga imagem de mercado editorial em que o leitor era apenas um agente passivo, que recebia a notícia.

“Se a gente pensar como leitor, ele recebe passivamente (a notícia). Se pensar como consumidor, ele é um ser que só consome e me parece até que não tem rosto. Se a gente pensar como cliente, já há uma diferença não só conceitual como na cultura empresarial de pensar que esse cliente além de consumir multiplataformas, pode ser mais engajado com o seu negócio”, explicou.

Pilares de implantação das metodologias Customer Success e Customer Experience

Roberto também deu dicas sobre a implantação de metodologias que sejam produtivas para aumentar a confiança e a preferência do cliente pelos serviços e conteúdo. Segundo ele, é preciso observar a jornada do consumidor, pensar junto com a equipe todos os passos percorridos pelo consumidor quando chega para conhecer o produto até a compra de uma assinatura ou serviço e a possibilidade de recompra de algum outro produto vinculado.

O especialista explicou a necessidade do desenvolvimento de cultura e governança voltados para o Customer Success e de criação de indicadores que mostrem a eficácia do processo.

“Primeiro fazemos um diagnóstico da empresa, levantando todos os canais, toda a relação cultura da empresa para onde ela aponta como está o engajamento dos colaboradores”, explicou Roberto.

A partir daí a equipe identifica como a liderança está tratando o assunto centralidade do cliente e observa a segmentação de produtos para verificar se os serviços estão compatíveis com a oferta.

“Será que os canais, de fato, estão convertendo? Será que o cliente está encontrando respostas nos canais adequados?”, questiona.

Perdeu o Café com Aner e quer assistir o vídeo na íntegra? Clique aqui e veja o Café no nosso canal do YouTube.

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Márcia Miranda
Administrator