Condé Nast, Hearst, Meredith e mais sobre as habilidades que os profissionais de mídia precisam para sobreviver a 2020

Condé Nast, Hearst, Meredith e mais sobre as habilidades que os profissionais de mídia precisam para sobreviver a 2020

26 de fevereiro de 2020
Última atualização: 23 de agosto de 2023
Helio Gama Neto

Jessica Patterson

[Leitura longa] Originalmente publicado em 17 de fevereiro de 2020 em https://www.fipp.com/news/features/skills-magazine-media-professionals-need-survive-2020

Um artigo do FIPP de outubro de 2019 discutiu o crescimento de estrategistas, pastores, ninjas, estrelas do rock e criadores de memes virais. Essas mudanças nos títulos dos cargos refletem as mudanças no setor. À medida que o setor de mídia muda, as pessoas também estão mudando suas habilidades para permanecerem competitivas. Aqui, os membros da FIPP – (organização que reúne as revistas de todo o mundo) – Condé Nast, Hearst, Meredith Corporation, Editorial Perfil, Mondadori e The River Group listam as habilidades definitivas para sobreviver na indústria da mídia em 2020 e nos anos seguintes.

“Acho que o que tudo isso me diz sobre a mudança no cenário da mídia é que os clientes têm mais opções do que nunca e que nossos negócios estão mais complicados do que nunca”, disse Chris McLoughlin, vice-presidente sênior de vendas digitais da Meredith. 

“Isso nos diz que a concorrência está tendo exatamente agora as mesmas informações em diferentes mídias; e o verdadeiro desafio está na diferenciação na maneira de tratá-la, é aí que conseguiremos a diferença e a fidelidade do leitor ”, afirmou Gustavo Bruno, diretor de Circulação da Editorial Perfil.

À medida que as plataformas continuam mudando, a entrega, a distribuição e o formato do conteúdo continuam mudando e as revistas mudam ao mesmo tempo. A FIPP pediu a vários e diretores, vice-presidentes, publishers, editores, que falassem sobre as habilidades necessárias para 2020, para ajudar as pessoas a definirem em que áreas devem ampliar seu conhecimento e aprendizado.

Dividimos este artigo em três partes: vendas, editorial e marketing.

Vendas

Craig Kostellic, Diretor de Negócios, Receita de Publicidade e Chefe de Vendas Globais de Vídeo, Condé Nast, EUA

“Para ter sucesso nas vendas, você precisa ser um ótimo ouvinte: à medida que as empresas continuam passando por processos disruptivos e os modelos de negócios mudam, os vendedores precisam se concentrar em resolver problemas reais para seus clientes – e não apenas vender mídia para eles.

É importante que as equipes de vendas promovam relacionamentos internos multifuncionais: à medida que os vendedores evoluírem para se tornarem mais consultivos, eles criarão soluções para as quais suas organizações não têm infraestrutura. Desenvolver relacionamentos multifuncionais para permitir a criação de soluções caseiras não tradicionais para seus clientes será um fator crítico”.

Nicola Murphy, CEO do Grupo, The River Group, Reino Unido

“Não acho que haja novas habilidades em vendas mas sim fazer com que as mais antigas que funcionem! Tenacidade, organização e ser capaz de aceitar um não com um sorriso no rosto. Em seguida, pense em uma abordagem melhor que levará ao sucesso da próxima vez.

Atualmente, os profissionais de vendas precisam praticar o marketing omnichannel para que possam realmente vender o benefício da publicidade na marca ou no meio para o potencial comprador. Portanto, é entender o que ressoará para a marca na parceria com a plataforma digital que eles estão vendendo. Isso é particularmente importante. Acho que em termos de venda para o anunciante, há informações específicas, mas não acho que haja novas habilidades. Acho que eles estão fazendo o que sempre fizeram. É apenas garantir que você conheça seu mercado e suas marcas “.

Gustavo Bruno, Diretor de Circulação, Perfil, Argentina

“Na área comercial, os profissionais de vendas precisam aprender a fornecer uma proposta integrada a cada cliente com todas as plataformas disponíveis, e não ter uma proposta comercial por plataforma, mas por cliente.

Nas vendas, busque anabolizar os produtos para seduzir os leitores com uma proposta de interesse para impulsionar a venda. Na publicidade, alcance acordos que permitam o branding em cada meio, trabalhe fortemente com promoções.

Chris McLoughlin, vice-presidente sênior de vendas digitais / Meredith Corporation, EUA

“A primeira habilidade prática que os profissionais de vendas precisam aprender para 2020 é uma forte compreensão dos dados. Para nós, especificamente, como os first-party data da Meredith podem agregar valor aos programas em que estamos trabalhando com nossos clientes. Dados e sua aplicação, especialmente na distribuição, tornaram-se uma grande prioridade para nós, e é uma habilidade que os vendedores realmente precisam dominar para este ano.

O segundo tipo de habilidade que eu diria que nossos vendedores realmente precisam dominar é uma forte compreensão da distribuição. Como o conteúdo que criamos para nossos clientes é mostrado às pessoas certas no contexto certo e na hora certa? O que isso significa essencialmente é que eles precisam ter uma compreensão da distribuição social, programática e sindicalizada. É muito mais multidimensional agora do que era antes. A distribuição não é apenas uma questão de criar o conteúdo e divulgá-lo agora. Tornou-se uma abordagem realmente cuidadosa para todas as diferentes maneiras que temos para distribuir conteúdo em nome do cliente.

Uma habilidade que eu diria que nunca foi tão importante, é a capacidade de se comunicar com muita clareza, pessoalmente e por escrito. Nosso negócio agora é tão complexo que a capacidade de comunicar, de forma eficaz. uma ideia maior e todas as minúcias que ela realmente envolve é tão crítica. Há muito potencial para mal-entendidos se nossas habilidades de comunicação não estiverem no ponto. Eu acho que muitos vendedores, especialmente no espaço digital, cresceram comunicando-se de forma confortável  por e-mail. Talvez este tenha sido um conjunto de habilidades que subestimamos, mas que agora é incrivelmente importante”.

Essas são as três novas habilidades nas quais pedimos ao nosso pessoal de vendas que se concentrem neste ano: dados, distribuição e comunicação.

Uma das coisas às quais estou me adaptando é o fato de que nossos negócios realmente  tornaram-se tanto uma consultoria quanto vendas. O que nossos clientes estão procurando agora é realmente uma recomendação e não uma proposta, um recomendação focada em como nossos ativos e capacidades podem impulsionar seus negócios. Trata-se de trabalhar de forma totalmente consultiva. É um conjunto de habilidades que eu e minha equipe estamos desenvolvendo, essa mentalidade consultiva e que envolve muito mais atenção e muito mais pensamento mais estratégico  a fim de desenvolver recomendações projetadas para ajudar a resolver os desafios de negócios dos clientes.

É apenas um produto muito mais complicado que precisamos vender e, portanto, precisamos ser muito mais atenciosos e muito mais consultivos do que jamais fomos antes. Essa pequena mudança de mentalidade é nova e importante.

É diferente da forma como costumávamos operar. Até alguns anos atrás, tratava-se de vender publicidade gráfica, que é um negócio realmente transacional. Agora estamos vendendo conteúdo ou vendendo vídeo, vendemos exibição. Nós estamos fazendo isso com base em pedido de compra direta, estamos fazendo de maneira programática.

A natureza transacional do que fizemos, realmente não existe mais. Tornou-se um processo ou relacionamento muito mais consultivo, e muito mais no longo prazo entre um vendedor e um cliente. Há tantas maneiras diferentes de um cliente relacionar conosco que precisamos ser muito, muito bons em refinar o que estamos propondo ou o que recomendamos com base no que o cliente precisa de nós agora.

Em novas contratações – e essa é sempre uma habilidade ou característica importante, mas agora, mais do que nunca, estou procurando resiliência do pessoal de vendas. O processo para desenvolver uma recomendação em resposta a um pedido é mais complicado do que nunca. O ciclo de vendas está mais longo do que nunca. Nossos clientes, às vezes, são menos receptivos do que nunca. E sem resiliência, nossos negócios podem realmente parecer esmagadores. Mas os vendedores com resiliência voltam dia após dia, independentemente do que aconteceu no dia anterior e eles estarão prontos para fazer o trabalho duro novamente.

Meus melhores vendedores são sempre os mais resilientes, são os felizes guerreiros que gostam do desafio e acreditam que são podem ser detidos. Resiliência realmente parece ser a característica comum entre meus melhores vendedores, então estou apenas procurando por mais deles em 2020.

Normalmente, não é algo que aparece em um currículo, mas normalmente conheço resiliência quando a vejo e é uma característica muito importante para mim “.

Editorial

Rosa Heyman, editora adjunta, Cosmopolitan, Hearst Magazines, EUA

“Hoje em dia, começamos primeiro com o meio ao conceber uma história. Isso deve ser um podcast? Devemos publicar isso primeiro e depois on-line? Um tweet é a maneira mais rápida de fazer parte da conversa ou é realmente um vídeo do Tik Tok?  Como escritores e editores, você precisa ter uma compreensão diferenciada da cultura existente em todas as plataformas de mídia social. Nada vale mais a pena do que quando uma marca entra em um debate com um ‘como vocês estão, rapazes?’ – comentário do tipo. E isso significa que você precisa gastar tempo real nas plataformas, consumindo o conteúdo e participando do ecossistema. E como todos nós estamos precisando de tempo e recursos, os editores mais bem-sucedidos da minha indústria agora são os que podem pegar uma história na qual trabalharam por meses para uma edição impressa e destilá-la em um punhado de pontos de conversa contundentes que podemos lançar em um tópico do Twitter e iniciar uma discussão em um espaço de hipernicho da Internet.

Estamos em um período importante de transição no momento em que vemos ‘audiência’, que tem sido uma palavra da moda em mídia digital por um motivo. Na Cosmo, agora que dominamos a escala e o crescimento, podemos nos concentrar em criar um relacionamento mais profundo com nossos leitores, o que significa escrever histórias e criar produtos com comunidades híperespecíficas em mente.

Recentemente, concentramo-nos em como podemos aproveitar nosso público para obter informações interessantes com base em dados quantitativos – não de uma maneira assustadora, do tipo ‘deixe-nos explorar seus dados pessoais ‘, mas  ‘somos a maior marca de mídia para mulheres jovens do mundo’, e, portanto, devemos conversar diretamente com nossos leitores e aprender com o que eles têm a dizer.

Todos os editores da Hearst têm acesso a ferramentas que nos permitem fazer uma pesquisa, distribuí-la em várias histórias em nosso site e reunir resultados viáveis estatisticamente, geralmente em uma hora. Podemos usar esses dados para aprimorar uma história, mas de maneira ainda mais significativa, podemos usa-los para debater novas ideias de histórias e desenvolver novas estratégias. Nossa leitora diz que nunca assiste à TV em tempo real? Então, talvez devêssemos tentar publicar histórias no dia seguinte à exibição de um novo programa. Mas com grande poder vem uma grande responsabilidade – interpretar dados é uma ciência, não uma arte. Os editores do topo à base da pirâmide aprenderam a interpretar com precisão os resultados das pesquisas por meio de conversas com cientistas de dados, pesquisadores e nossa própria pesquisa.

Kristine Brabson, Diretora Executiva de Estratégia de Conteúdo, Hearst Magazines, EUA

“Certamente, uma habilidade interpessoal e algo que vem evoluindo nos últimos dois anos, mas cada vez mais importante hoje em dia, é que o pessoal de conteúdo desenvolva e melhore sua ‘presença’ –  não apenas crie seguidores ou leitores nas mídias sociais, mas também desenvolva uma maneira envolvente de interagir além das palavras com o público. Servindo não apenas como repórteres e contadores de histórias, eles também são talentos e devem levar a história –  ajudando a dar vida às marcas para as quais trabalham em todas as plataformas. Devem também estar confortáveis em conduzir uma Live no Instagram Live, um segmento de podcast, liderar uma série de vídeos ou até mesmo aparecer em um clipe do TikTok, pois eles estão criando uma história.

Em termos de habilidades difíceis, também é um pouco clichê neste momento, mas ter a perspicácia lidar com dados e a compreensão de como usar números para rastrear seu próprio desempenho de conteúdo, mas também para extrair pepitas de dados para dar suporte a relatórios. Conhecendo realmente os números, estatísticas, detalhes demográficos  e como contar melhores e mais inteligentes histórias baseadas em dados tornou-se cada vez mais crucial neste mundo pós-fato. E isso não é apenas importante nos relatórios políticos ou financeiros, mas também na leitura de estudos de saúde, na verificação de dados de pesquisas que você obtém em um e-mail enviado para a imprensa ou para entender os painéis que sua equipe de desenvolvimento de audiência envia a você para analisar o envolvimento de suas histórias e quais tópicos estão convertendo novos assinantes. Não é suficiente ver que uma peça recebeu X visualizações de página ou Y compartilhamentos no Facebook – as análises de desempenho de conteúdo estão se tornando com mais específica e, portanto, pode se tornar cada vez mais confusas se você não estiver acompanhando. Mas precisa evoluir além do básico, não apenas para garantir que não é enganado por más estatísticas de terceiros, mas também para entender quem e como  sua audiência está reagindo ao seu trabalho.

E eu concordaria em expandir as habilidades técnicas das pessoas nos  diferentes formatos de multimídia – como a nova (antiga) plataforma de áudio e podcasting –  que é cada vez mais valiosa. Isso significa que um criador pode ajudar a dar vida à sua história de várias maneiras, mas também ser um talento comercializável em qualquer ecossistema de mídi.  Mais do que nunca, é discutível a ideia de ser apenas um jornalista que atua no impresso ou de televisão ou rádio – nossos criadores de conteúdo precisam entender os elementos técnicos e produzir em todos os meios. Após mais de 15 anos de uma carreira de sucesso, eu mesmo aprendi o básico do software de engenharia de áudio este ano para ajudar nossos editores a começar a gravar clipes de áudio”.

Nick Neubeck, Diretor de Criação, HearstMade, EUA

“No passado, dizíamos às pessoas o que elas queriam, agora elas nos dizem o que querem. Isso mudou a forma como trabalhamos. Os antigos fluxos de trabalho em cascata não funcionam mais, eu faço minha parte e entrego a você e você e entrega a outra pessoa. Você precisa ser muito mais colaborativo do que no passado. Isso será cada vez mais importante. Editores, designers, foto, vídeo, movimento estarão em qualquer história e a história vai e volta entre todos os colaboradores para aprimorar o conteúdo.

É uma colaboração radical a serviço do público, contando a melhor história, mais envolvente possível, não importa onde ou como é contada.

As plataformas estão constantemente mudando e evoluindo e o apetite do público evolui com elas. Os criadores de conteúdo precisam ser capazes de ser ágeis e sintonizar com os gostos do público.

As pessoas que criam conteúdo precisam de mais habilidades do que nos últimos anos; você não pode fazer apenas uma coisa; se você é um designer, precisa conhecer o movimento, se está na foto, deve conhecer o vídeo, se é um editor, você precisa entender a narrativa visual porque as histórias vivem de muitas maneiras e lugares diferentes. Todo mundo precisa sujar as mãos”.

Gustavo Bruno, Diretor de Circulação, Perfil, Argentina

“Hoje, as pessoas que criam conteúdo devem pensar em como criar conteúdo multiplataforma, concentrando-se em questões profundas para o papel e assuntos atuais mais rápidos para a mídia digital.

Nossas equipes editoriais estão aprendendo a adicionar conteúdo audiovisual à mídia digital. O treinamento em monitoramento e medição de audiência será essencial no próximo ano. O desempenho da publicidade será muito importante para o crescimento de cada plataforma editorial.

Nas novas contratações no editorial, procuramos pessoas que sejam boas no desenvolvimento de conteúdo entre plataformas”.

Enrico Chiara, Chefe de Produção de Conteúdo Digital, Mondadori Media, Itália

“O que difere os criadores de conteúdo de 2020 dos criadores de conteúdo de 2010 é a necessidade de desenvolver uma habilidade de ‘sensibilidade social editorial’: ou seja, a capacidade de identificar e criar conteúdo que gere a reação visual, emocional e social mais profunda possível do leitor/seguidor em termos de participação e compartilhamento de conteúdo, envolvimento e cocriação.

Embora a mídia social convencional já exista há 15 anos, em 2020 essa onipresença emocional de conteúdo atingiu níveis de envolvimento e influência da mídia que são ainda maiores que a televisão. Quanto mais essa sensibilidade é estruturada e evoluída no criador, mais o conteúdo criado será socialmente atraente e será espalhado, portanto poderoso em termos de mídia, transcendendo a integridade informativa ou a marca.

Em 2020, os criadores de conteúdo são confrontados com uma mudança na mentalidade das informações de seus leitores: na década de 20 do século XXI, os leitores olham e ouvem antes mesmo de ler, e buscam conteúdo 24/7 para consumir mãos livres e sem olhos. 

Os criadores de conteúdo devem, portanto, conceber e criar conteúdo de forma nativa em vários níveis e dimensões, dependendo da interface (móvel, aplicativo, tela ampla ou desktop, automação residencial) ou canal, ou seja, escrito, visual, gráficos em movimento, áudio e mensagens diretas. O ‘talento’  inato de um criador precisa ser enriquecido com habilidades criativas de escrita multicanal, habilidades nativas de conversão de conteúdo para consumo de vídeo/áudio, edição de vídeo gráfico ou estático e habilidades de relacionamento com a comunidade e com as mensagens.

Enquanto a fase criativa e conceitual do conteúdo digital permanece idêntica à primeira década dos anos 2000 até 2018, ou seja, massivamente ‘orientada a dados’ nos KPIs de interesse do leitor, em 2020 o tipo de dados editoriais disponíveis evolui e requer análises diferentes e habilidades de leitura do passado.

O foco principal dos criadores de conteúdo é, portanto, não apenas fornecer satisfação à leitura e ‘fornecer’ informações ao leitor, como era o caso ultimamente, mas também adquirir novas habilidades, como a decodificação de KPIs de engajamento dos leitores em termos emocionais (não apenas editoriais), envolvimento, análise de tendências sociais em tempo real, efeitos de causa-reação ao conteúdo do seguidor, download de conteúdo pelo leitor e, finalmente, cocriação pelo seguidor “.

Stephen Orr, editor-chefe da Better Homes & Gardens, Meredith Corporation, EUA

“Ser ágil entre todas as plataformas é um requisito que continua a se tornar cada vez mais importante. Se você trabalha para uma marca, tê-la viva em todas as plataformas é muito mais importante em 2020 do que talvez uma revista possa ter sido. Ser capaz de ser um editor familiarizado em mudar de página impressa, Facebook, Instagram e Twitter. Se você tem mais um trabalho jornalístico de notícias, o Twitter é muito importante, mas isso é menos importante para uma marca como a minha que é mais visual, é um tipo de habilidade geral que continua crescendo para os editores.

Para editores em 2020, o conjunto de habilidades mudou. Você se torna um grande produtor de conteúdo em todas as plataformas e isso exige um conjunto totalmente novo de habilidades.

Por exemplo, se você é um editor de beleza agora, precisa basicamente representar a marca e quase ser um influenciador de beleza. Eu costumava ser um editor de jardins, então minha personalidade on-line ainda está ligada a plantas e jardinagem.

Eu acho que com muitas posições editoriais diferentes agora, você se torna um influenciador e precisa ser muito bom em coisas como fotografia. Você precisa ser capaz de tirar boas fotos de si mesmo, porque, de alguma maneira, você está se posicionando como um modelo. Além disso, você pode querer fazer um vídeo, então, torna-se tornar um produtor.

Nos velhos tempos da criação de conteúdo, revistas e mídia, as pessoas eram muito, muito, muito segregadas em ‘eu sou uma pessoa de palavras’ ou ‘eu sou uma pessoa de imagem’, e agora as pessoas são muito mais dos dois. As pessoas estão usando muito mais os dois lados do cérebro, usando habilidades difíceis de escrever e editar muito bem, além de serem visuais e capazes de tirar uma fotografia.

Mas quero acrescentar uma ressalva, porque não quero que todos pensem que precisam ser uma marca para serem editores. Existem muitos editores que ainda permanecem nos bastidores e trabalham de uma maneira que parece mais como um editor clássico.

Acho que, como a fadiga do influenciador está se instalando, um editor com experiência e autoridade em que você pode confiar é mais importante do que nunca. Portanto, essa também é uma habilidade a ser desenvolvida para 2020.

Uma das outras habilidades que notei que realmente surgiram no ano retrasado e que continuam aumentando, é que na mídia agora há muito mais trabalho com o anunciante em uma escala muito próxima, na qual você está tentando alcançar um objetivo comum de atingir um consumidor por meio do anunciante.  Muitos editores agora se tornaram profissionais de marketing. Ficamos muito separados desse lado por um longo tempo. Agora estamos tentando, da forma mais elegante possível, trabalhar ao lado de um produto ou assunto com um anunciante e fazer isso de uma maneira transparente sobre a maneira como colaboramos com um anunciante. Todos esses pequenos planos e estratégias em que trabalhamos são um novo escopo para o editor ter que desenvolver, o que é esse cérebro de marketing “.

Marketing

Gustavo Bruno, Diretor de Circulação, Perfil, Argentina

“Os profissionais de marketing devem entender que o mais forte é o respeito pela marca que os leitores têm e o valor que elas têm para eles. Nessa base, trabalhe em fontes de receita que se encaixam em suas marcas fora do campo editorial, como produtos, eventos relacionados, etc. “.

Nicola Murphy, CEO do Grupo, The River Group

“Não acho que as habilidades (para profissionais de marketing) tenham mudado. Acho que foram mais os meios de contato com os clientes que evoluíram. Portanto, há um renascimento do podcasting, há novos canais sociais como o TikTok e acho que o uso de dados para produzir mais comunicações personalizadas e plataformas individuais de comunicação e mídia social é algo que está evoluindo. Portanto, acho que é o conhecimento dos canais novos e futuros e garantir que você tenha conteúdo relevante e envolvente disponível 24/7, 365 dias por ano nesses canais de uma maneira consistente e autêntica da marca, portanto, se seu público-alvo estiver no TikTok, você estará no TikTok, se estiver no Twitter, no Twitter e assim por diante.

Entender os dados e garantir que as comunicações sejam o mais personalizadas possível para o usuário ou consumidor final. O tamanho único não serve mais para o marketing. Como ex-diretor de marketing, há muitas luas, estávamos muito acostumados a divulgar os benefícios da nossa marca. Hoje, todo mundo quer uma experiência personalizada. Portanto, você precisa encontrar uma maneira de comunicar sua marca visualmente e com um tom de voz que a faça sentir-se absolutamente perfeita, especial e exclusiva para o consumidor com quem você está falando”.

Alessandra Rigolio, Diretora de Marketing, Mondadori Media, Itália

“O mundo do marketing está evoluindo e mudando continuamente em um ritmo ultrarrápido. O advento da tecnologia digital e da mídia social mudou radicalmente a maneira como nos comunicamos, bem como os paradigmas de ontem. Isso produziu vários resultados, primeiro e principalmente a demanda por novas habilidades.

Hoje, se alguém deseja iniciar uma jornada nesse campo, precisa combinar as habilidades tradicionais e de ponta e ter uma mentalidade voltada para o futuro. Em suma, uma combinação perfeita depende de conhecimento, competência e abordagem.

As competências técnicas cada vez mais significativas definitivamente incluem análise de dados, planejamento estratégico e um alto comando da tecnologia. Sem desconsiderar, porém, as habilidades verticais que gravitam em torno das novas mídias: do marketing de mídia social ao marketing móvel e do marketing de conteúdo à análise da web.

As habilidades interpessoais também são essenciais: curiosidade, criatividade e uma abordagem positiva à mudança, dada a evolução incessante do mundo do marketing.

Nesta caminhada da vida, é preciso adotar a abordagem adequada, o que significa colocar o cliente no centro do palco. O valor do cliente se torna a pedra angular de todas as funções organizacionais: do marketing às vendas, do produto à TI. Essa é a única forma como um profissional de marketing especializado em qualquer área, da marca ao produto, publicidade, pesquisa ou análise, pode se tornar um verdadeiro profissional moderno “.

Habilidades essenciais: aqui está sua lista para revisar

Se você trabalha em VENDAS, deve saber como:

– promover relações internas interfuncionais

– praticar marketing omnichannel

– fornecer uma proposta integrada

– ter uma forte compreensão dos dados

– entender a distribuição

– capacidade de se comunicar com muita clareza

 

 Se você trabalha na equipe EDITORIAL, deve saber como:

– iniciar com o meio primeiro ao conceber uma história

– entender e usar dados para histórias e estratégias

– desenvolver e melhorar sua “presença” nas mídias sociais

– ficar à vontade para fazer uma “live” no Instagram, um podcast ou vídeo

– tornar-se um influenciador

– habilidades técnicas em diferentes formatos multimídia

– entender histórias visuais

– estar treinado em monitoramento e medição de audiência

– tornar-se produtor de conteúdo em todas as plataformas

– desenvolver uma mentalidade de marketing

– criar conteúdo de forma nativa em várias interfaces ou canais: móvel, no aplicativo, tela ampla ou desktop, automação residencial

– ser capaz de decodificar os KPIs de engajamento, incluindo envolvimento emocional, análise de tendências sociais em tempo real, efeitos de causa-reação

 

Se você trabalha no lado de MARKETING da mídia, deve saber como:

– entender o forte respeito dos leitores pela marca

– verificar se você tem conteúdo relevante e envolvente disponível 24/7, 365 dias por ano

– entender de dados

– ser capaz de fazer com que suas comunicações pareçam o mais personalizadas possível

– fazer análise de dados, planejamento estratégico e ter um alto comando de tecnologia

 

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