Como organizar uma redação que prioriza o celular?

Como organizar uma redação que prioriza o celular?

12 de agosto de 2021
Última atualização: 12 de agosto de 2021
Márcia Miranda

12 de agosto de 2021

Dois especialistas do MoJo (mobile journalism) de Bangladesh compartilham dicas sobre como criar uma redação que coloca o celular como o principal meio de produção e de visualização do conteúdo. Abdul Kabil Khan – mais conhecido como Jamil Khan é especialista em jornalismo móvel e professor assistente no departamento de estudos de mídia e jornalismo da University of Liberal Arts Bangladesh. Já  Sabbir Ahmed  é o YouTuber por trás do canal Sabbir Live com 150 mil assinantes e o principal jornalista móvel do Bangladesh Times

Os dois se uniram e escreveram um manual de jornalismo móvel  para mostrar como fazem a produção do material veiculada diariamente no Bangladesh Times. Segundo Ahmed, repórteres como ele passam quase todo o tempo em campo, filmando, editando e publicando onde estão. “Quando os clipes precisam ser verificados novamente, eles são enviados para uma equipe central, via Whatsapp normalmente, para priorizar a velocidade de publicação.”

Entre as principais dicas estão o fomento do engajamento do público e jornalismo cidadão e o desenvolvimento de uma mentalidade que prioriza os dispositivos móveis. Veja mais na matéria da Journalism Co.uk

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.