Como o jornalismo de soluções pode envolver um público sobrecarregado e com receio de desinformação
INMA – 05/12/2019
JoAnna Haugen
Diante da hiperinformação no meio digital, acompanhada dos perigos das notícias falsas, a audiência tem manifestado desejo de se distanciar do notíciário. Qual é a solução? Uma opção é ir além da cobertura de notícias “tradicional” e incorporar exatamente isso: uma solução.
Da crise climática à política polarizada, é difícil ler as notícias hoje sem se sentir um pouco sobrecarregado e desamparado. Esses sentimentos estão tendo um impacto real no consumo de notícias: 29% das pessoas pesquisadas em todo o mundo em 2017 disseram que evitam ou costumam evitar às vezes as notícias. Em 2019, esse número saltou para 32% em todo o mundo. Por quê? Cinqüenta e sete por cento dos americanos disseram que a leitura das notícias afeta negativamente o humor. Um artigo de setembro de 2019 que examinou especificamente a experiência emocional de consumir notícias políticas na era do presidente Trump também indicou que as pessoas se sentiam sobrecarregadas, zangadas e deprimidas. Então qual é a solução? Uma opção é ir além da cobertura de notícias “tradicional” e incorporar exatamente isso: uma solução.