Como o jornalismo de soluções pode envolver um público sobrecarregado e com receio de desinformação

Como o jornalismo de soluções pode envolver um público sobrecarregado e com receio de desinformação

10 de dezembro de 2019
Última atualização: 10 de dezembro de 2019
Helio Gama Neto

INMA – 05/12/2019

JoAnna Haugen

Diante da hiperinformação no meio digital, acompanhada dos perigos das notícias falsas, a audiência tem manifestado desejo de se distanciar do notíciário. Qual é a solução? Uma opção é ir além da cobertura de notícias “tradicional” e incorporar exatamente isso: uma solução.

Da crise climática à política polarizada, é difícil ler as notícias hoje sem se sentir um pouco sobrecarregado e desamparado. Esses sentimentos estão tendo um impacto real no consumo de notícias: 29% das pessoas pesquisadas em todo o mundo em 2017 disseram que evitam ou costumam evitar às vezes as notícias. Em 2019, esse número saltou para 32% em todo o mundo. Por quê? Cinqüenta e sete por cento dos americanos disseram que a leitura das notícias afeta negativamente o humor. Um artigo de setembro de 2019 que examinou especificamente a experiência emocional de consumir notícias políticas na era do presidente Trump também indicou que as pessoas se sentiam sobrecarregadas, zangadas e deprimidas. Então qual é a solução? Uma opção é ir além da cobertura de notícias “tradicional” e incorporar exatamente isso: uma solução.

Leia aqui o texto na íntegra.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223
Helio Gama Neto