Como engajar o público em veículos regionais

Como engajar o público em veículos regionais

3 de agosto de 2021
Última atualização: 3 de agosto de 2021
Márcia Miranda

Artigo publicado pela jornalista Sherry Ricchiardi na Rede de Jornalistas Internacionais (IJNet) traz avaliação interessantes e dicas valiosas sobre como os jornais regionais dos Estados Unidos estão agindo para engajar a audiência. O trabalho passa por ouvir o que a comunidade tem a dizer e o que ela deseja ouvir e ler, quais os assuntos que quer investigar. A partir daí, os editores criam editorias específicas que são responsáveis por trazer as novidades e debater questões relacionadas às causas sugeridas pela comunidade

No Seattle Times, o trabalho é patrocinado pelo comércio local, por redes de lanchonetes como a Starbucks, Universidade de Washington e de outros doadores.

O artigo também cita experiências de outros jornais, como o Minneapolis Star Tribune e o Philadelphia Inquirer, com a criação de editorias de boas notícias. O artigo completo está aqui.

 

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.