Comissões mais ágeis, do impresso ao digital

Comissões mais ágeis, do impresso ao digital

7 de junho de 2021
Última atualização: 23 de agosto de 2023
Helio Gama Neto

Dentro do projeto de reposicionamento da ANER, já foram criadas as seguintes comissões, que se reúnem semanalmente e que têm prazo para apresentar resultados e que voltarão a se reunir somente em caso de novas demandas: Logística, Digital, Audiência, Jurídica e de Editores Locais. As próximas a serem criadas serão a de Marketing (Comunicação e Publicidade) e Negócios.

A Comissão de Logística tem se reunido com algumas distribuidoras para tentar viabilizar uma parceria de entregas para revistas semanais. Também para estruturar uma lista de fornecedores que possam atender tanto ao impresso quanto ao digital e que estarão disponíveis no site da ANER. Avalia também, junto a seguradoras, um seguro fiança para o jornaleiro e assim possibilitar que um número maior de bancas passe a receber revistas sem as exigências que hoje são feitas. Estuda a possibilidade criação de uma banca da entidade na Amazon e ainda, está identificando todas distribuidoras digitais que existem no mercado.

A primeira entrega da Comissão Digital, coordenada por Demetrios do Santos, da revista CartaCapital, é o ciclo de webinars para associados e para o mercado. As atividades serão feitas em duas etapas. em duas etapas. A primeira, ocorre entre 7 de julho e 22 de setembro com o tema “O futuro já passou?”. Serão 11 webinários semanais, às quartas-feiras, das 19h30 às 20h30, que discutirão os atuais dilemas do mercado editorial, em especial de publicações impressas e digitais no Brasil. O segundo ciclo será realizado nos meses de outubro e novembro e reunirá profissionais de dentro e fora do mercado da comunicação para que possam inspirar os editores com novas ideias, novos modelos de negócio. A Comissão também está em contato com a Amazon dos EUA para conhecer o núcleo de negócios de revistas que existe naquele país e entender a viabilidade do desenvolvimento de algo similar no Brasil.

O propósito da Comissão de Audiência é avaliar as formas de medição de audiência existentes e estudar a possiblidade de criação de novo índice de audiência que atenda às necessidades dos editores. Neste sentido, estão em estudo formas de medir audiência e quais as métricas mais usadas e que são mais eficazes para os editores de revistas. Ocorreu, por exemplo, uma reunião com a ComScore e algumas ações estão em andamento. A empresa analisará a criação de pacote que viabilize a contratação dos serviços de medição de audiência para pequenos e médios editores, bem como os locais. Estuda-se, também, o desenvolvimento de um curso para apresentar conceitos, metodologia, a comparação de dados, os cenários de cultura digital, entre outros. Serão envolvidos com o IVC e Google. Outra meta é realizar um simpósio da ANER em parceria com ABA, IBOPE, ComScore, ABEP, IVC e anunciantes, cujo tema central serão as métricas e sua evolução no mundo atual.

Já a Comissão Jurídica está elaborando um documento com perguntas e respostas a ser divulgado para associados, com base nas maiores demandas recebidas pela ANER. Além disso, está em estudo a possibilidade de desenvolver convênios de escritórios de advocacia nas áreas de interesse dos editores com desconto para os associados. A comissão também avalia a atuação da ANER em Brasília, a legislação q venda de revistas em pontos diferenciados, como farmácias, e o uso do ISBN nas revistas e a criação de webinars específicos para profissionais do setor.

A Comissão de Editores Locais pretende desenvolver estratégias de defesa para da revista local junto a governos municipal e estadual. Estuda, ainda, caminhos para que a mídia local possa ser contemplada nas campanhas do Governo Federal. Outro objetivo é mapear as revistas locais e criar uma abordagem para que eles se associem à ANER. A Comissão também trabalhará possibilidade de apoiar cursos da ABRAJI para editores locais. Estão em pauta, ainda, reuniões específicas com ComScore, IVC e Google, bem como a criação de parcerias negócios de publicidade entre várias revistas locais. Duas associadas no Paraná, revista 100fronteiras (de Foz do Iguaçu) e Revista Aldeia (Cascavel) já iniciaram conversas para atuarem conjunto no desenvolvimento de projetos publicitários.

A Comissão de Marketing (Comunicação e Publicidade), que será criada em breve, trabalhará na ampliação da visibilidade da ANER e na remodelação dos canais de comunicação da associação.


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Helio Gama Neto