Café com ANER: Soluções de logística e vendas em marketplace para editoras

Café com ANER: Soluções de logística e vendas em marketplace para editoras

3 de agosto de 2021
Última atualização: 3 de agosto de 2021
Márcia Miranda

O Café Com ANER da tarde desta terça-feira, dia 3 de agosto, reuniu convidados e associados para discutir soluções inovadoras de logística, formas de entrega e parcerias de negócios em marketplaces para editoras. A conversa teve a participação do diretor de e-commerce e Costumer Sucess na Infracommerce, Veraldino Júnior.

Engenheiro naval de formação, Veraldino começou sua carreira em mercado financeiro até receber um convite para trabalhar com e-commerce no Submarino, há cerca de 20 anos. Desde então vem acompanhando de perto as evoluções do mercado, até que, em 2020, viu o salto por conta da pandemia de Covid e o isolamento social

“Aconteceu tudo que a gente não esperava… e foi uma verdadeira guerra. Mas mesmo em guerra alguns segmentos acabam tendo oportunidades e esse foi o nosso caso. Crescemos 4 anos em um. Tudo que pretendíamos fazer nos próximos anos, tivemos que fazer em 2020. Com isso tivemos um mercado de R$87 bilhões em 2020, um crescimento de cerca de 41% frente a 2019, totalmente não previsto”, conta.

Por conta de toda essa experiência, Veraldino citou, no Café, opções interessantes que podem atender os editores em questões de logística e em novas formas de negócios, utilizando o conteúdo e o tráfego gerado nos sites para a venda de produtos. A conversa foi tão boa que o diretor de e-commerce foi convidado para participar de uma das reuniões da Comissão de Logística da ANER.

“Seria excelente desenhar um processo de venda por e-commerce para uma das editoras associadas, que pode servir de modelo para outros cases”, convidou a consultora da ANER Regina Bucco, que apresenta o Café com ANER.

Regina Bucco: Como a Infracommerce funcionaria para um cliente do ramo de revistas?

Podemos falar de editoras e distribuidores que não têm lojas físicas e precisam criar pequenas lojas e-commerce. Podemos atender clientes que tenham bases espalhadas pelo Brasil e precisam integrar essas lojas. Ou podemos estudar formas de fazer com que a editora atinja mais clientes do que já atende atualmente, usando o conceito de marketplace. A vantagem de ter a Infracommerce é que já estamos preparados para possibilitar a integração dos clientes nas diversas plataformas de marketplace existentes, por exemplo. Assim, o custo operacional é menor para a empresa.

Regina Bucco: Como fazer para que os jornaleiros possam pegar edições de revistas em pontos onde atualmente elas não estão chegando?

A Infracommerce tem Centros de Distribuição espalhados pelo país e trabalhamos com mais de 20 transportadoras para diversos tipos de entregas, desde as mais rápidas até as capazes de entregar grandes e pequenos volumes. Essa capilarização ajuda a atender os consumidores mais distantes. Centralizamos os produtos em um ponto focal e desse ponto distribuímos os produtos.

Demetrios Santos: No caso de revista temos dificuldades com a venda de produtos que não conseguem chegar ao ponto de venda. Consumidores nesta situação poderiam receber a revista por e-commerce?

Sim! Mesmo que seja necessário redespacho, quem vai cobrir o custo é a transportadora contratada. As 20 transportadoras são complementares em relação ao serviço que prestam à Infracommerce. Se você vai fazer isso sozinho, você terá que fazer via Correios, que são mais caros e tem um pós-venda difícil, com período de 30 a 45 dias com retorno. Ter apenas uma transportadora é como colocar todos os ovos em uma cesta só: essa cesta pode cair…

Demetrios Santos: Editores tem problemas para vender produtos que não sejam editoriais. Como o marketplace pode ajudar nisso? Seria possível uma revista de jardinagem, por exemplo, vender produtos que tenham relação com esse universo de jardinagem através de marketplace?

É uma possibilidade. Pode se conectar com marketplaces mais famosos, pode usar o espaço para vender produtos associados, pode criar um marketplace unindo marcas e isso passar a ser um marketplace referência no mundo, oferecendo tanto revistas quando produtos associados. O investimento é menor porque você não precisa comprar as makitas e jarros pra vender e pode usar seu tráfego para vender. Quando falamos de revistas de viagens, por exemplo, o céu é o limite. Dá para vender um pouco de tudo!

O Café com ANER é um encontro exclusivo para associados e convidados da Associação. A iniciativa faz parte de um projeto de modernização da instituição, que está abrindo as portas para troca de conhecimento entre seus associados.

Para saber como fazer parte destes e de outros eventos exclusivos, visite nosso site ou entre em contato.

 

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.