Brasil lidera casos de mortes de jornalistas por Covid-19 na América Latina

Brasil lidera casos de mortes de jornalistas por Covid-19 na América Latina

13 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

13 de setembro de 2021

Imagem: Reprodução de internet – Press Emblem Campaign

O Brasil teve 280 mortes de jornalistas por Covid-19 desde o início da pandemia. O país lidera o ranking, seguido de Peru (198), México (120) e Colômbia (77). A pesquisa foi realizada pela Press Emblem Campaign (PEC), uma instituição que reúne informações de associações de jornalistas em todo o mundo.

De acordo com o estudo, mais da metade dos jornalistas que morreram de COVID-19 no mundo são da América Latina, onde foram registrados 954 óbitos.

“Os jornalistas no terreno continuam a ser uma das profissões mais expostas. O número de vítimas registradas diminuiu desde junho, mas o a taxa de vacinação continua insuficiente em muitos países ”, disse o secretário-geral do PEC, Blaise Lempen. “Alguns políticos, mas também a mídia continuar a espalhar informações falsas, a um custo alto, como nos Estados Unidos, onde três estrelas apresentadores contrários à vacinação morreram em agosto do vírus, dois na Flórida e um no Tennessee ”, acrescentou.

Clique aqui para ver o relatório da Fenaj sobre o assunto.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.