Áudio e podcasts: ferramentas importantes para o engajamento
24 de março de 2023
João Cabral foi o convidado do Café com Aner da última quarta-feira, dia 22 de março. No bate-papo com os publishers ele falou sobre como o áudio pode ser utilizado nas estratégias de engajamento do público. Através de pesquisas, João mostrou que o uso dos players de áudio nos sites de notícias está crescendo junto com o interesse do público.
João é cientista da Computação e Master in Business Information Systems pela PUC-SP. Trabalhou à frente das áreas de tecnologia em bancos, agências de publicidade e grupos de mídia. É sócio fundador da DataInc, empresa que desenvolve ferramentas e consultoria para clientes como Estadão, O Globo, Valor Econômico, CartaCapital, Folha de Pernambuco, Natura, ClickBus, Grupo Eleva, Casper Líbero e muitas outras.
Segundo ele, 36% dos americanos ouvem podcasts enquanto trabalham e 51% afirma que a falta de tempo é o fator principal para não ler. No Brasil, segundo a ComScore, 40% da população total de internet já consome áudio e 36,6 milhões de pessoas consumiram pelo menos um episódio de Podcast nos últimos 12 meses.
Veja alguns dos pontos principais do bate-papo
Interesse do público
“Cada vez mais o usuário lê o título, o primeiro parágrafo, o segundo parágrafo e ele vai embora… não rola até o final. Às vezes o título e a linha fina são suficientes para ele passar à próxima matéria até sair do seu site.
“O áudio é uma oportunidade de conversa com o público mais jovem. São os jovens entre 25 a 34 anos que mais consomem áudio enquanto praticam outras atividades”.
“A Big Data Corp fez uma pesquisa, agora em julho de 2022, que mostrou que menos de 1% dos nossos sites estão prontos para receber quem tem dificuldade de visão. Nossos sites vêm se tornando cada vez mais complexos, com mais funcionalidades, que só dificultam o acesso.”
Acessibilidade
“Já existe um número crescente de publishers utilizando players de notícias em suas páginas. A operação é bem simples: a pessoa dá o play e vai ouvir todo aquele conteúdo através do áudio. A vantagem é alcançar todo aquele público que eu acabei de descrever aqui na nossa conversa”.
“De 5 a 10% da audiência escolhe ouvir em vez de ler o conteúdo. E não necessariamente ele tem uma baixa visão.”
“Outra métrica muito importante é que esses ouvintes geralmente escolhem ouvir o conteúdo até o fim. Então esse é um formato que vai ajudar no engajamento do leitor.”
“Com o áudio, seu projeto cumpre uma missão social oferecendo acessibilidade Além disso, você diminui a sua taxa de rejeição e esse conjunto de métricas, de forma indireta, vai ajudar o seu SEO e o seu posicionamento no rankeamento do Google.
Publicidade em áudio
“A ferramenta permite utilizar publicidade em áudio. Então você pode negociar com o seu cliente patrocinador para que exista uma mensagem antes do áudio. Ou pode aproveitar para divulgar um novo produto… canal do YouTube, um novo podcast… é uma ótima oportunidade. Também pode colocar promoções, como ‘Você acabou de ganhar X por cento de desconto na nossa assinatura. Utilize o cupom ABC 5 para assinar agora com 5%”
“Há ainda um formato que permite a instalação de um tipo de podcast dentro do site do cliente, em uma coluna lateral ou home. A ferramenta permite ao seu usuário ouvir as últimas matérias uma depois da outra”
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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo