As mil e uma utilidades do meme no diálogo digital

As mil e uma utilidades do meme no diálogo digital

30 de maio de 2019
Última atualização: 30 de maio de 2019
Helio Gama Neto

MEIO&MENSAGEM – 29/05/2019

Luiz Gustavo Pacete

A Plataforma Gente, hub de estudos da Globosat, divulgou nesta quarta-feira, 29, um estudo que identifica o papel do meme no diálogo digital dos brasileiros. Feito em parceria com a Consumoteca, o “In Meme We Trust” aponta qual o papel da linguagem como forma de comunicação, suas variações e as principais utilidades apontadas pelas pessoas. Foram ouvidos via questionário digital, no primeiro trimestre deste ano, mil entrevistados em todo o território nacional.
relacionado

Dos destaques do levantamento está a informação de que 85% das pessoas costumam curtir memes na internet. Dentre algumas classificações do estudo para a importância do meme está o fato de que ele se reinventa com frequência.

“Apesar de preservar referências comuns, é frequentemente alterado para novos contextos e significados. Diferente do conteúdo viral, o meme está em constante alteração. Ou seja: memes são virais, mas nem tudo que é viral é meme”, explica o estudo. Além disso, o material aponta que o meme é resultado de uma seleção natural do conteúdo.

“A cada nova alteração ele vai ganhando sobrevida. O potencial que um meme tem, tanto de espalhamento quanto de permanência, vem dessa capacidade de renovação. Quanto mais gente aceitando esse convite pra fazer alterações, mais ele tende a se espalhar”, afirmou ao estudo Fernando Fontanella, especialista em cultura digital. Do montante ouvido, 73% afirmam que já souberam de uma notícia política através de um meme e 57% seguem alguma página só para acompanhar a linguagem. Além disso, para 45% das pessoas o meme serve para quebrar o gelo, 43% explicam que ele serve para mandar indiretas.

Dentre as funções de um meme, 63% apontam que os procuram para se distrair, 75% acham que o meme ajuda a aliviar o stress do cotidiano e 46% das pessoas compartilham memes que traduzem seus problemas pessoais. Como forma de linguagem digital, o meme tem a função de ser engraçado, para 79% das pessoas; traduzir a opinião sobre algo, para 51%; gerar polêmica, 25%; atrair repercussão, 21% e privilegiar o meme feito por algum conhecido, 9%.
relacionado

O estudo ainda classifica o potencial de inclusão de um meme já que 64% se sentem incluídos quando entendem um meme, 66% se sentem mais bem informados quando entendem um meme e 54% acham que meme ajuda a dialogar com o diferente. Por fim, apenas 22% dos internautas produzem memes e para a geração Z, chamada de nativa digital, se comunicar com memes é algo natural. Não importa a temática: eles são ferramentas que ajudam a expressar sentimentos e opiniões.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206
Helio Gama Neto