Apple lança novidades na parceria com editores de notícias

Apple lança novidades na parceria com editores de notícias

30 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
4min
Márcia Miranda

30 de agosto de 2021

A Apple apresentou um novo programa de parcerias de notícias em que pretende “fornecer aos clientes acesso a notícias e informações confiáveis ​​de muitas das principais editoras do mundo”. O programa, que se chama o Apple News Format , oferece leitura móvel de notícias  no iPhone, iPad e Mac. Apesar de atrativo, o programa não é tão vantajoso para quem produz as notícias.

O Apple News Format veio como parte de um conjunto de mudanças nas políticas da App Store, após um acordo negociado de uma ação coletiva movida por desenvolvedores. Dentro dele está o News Partner Program, desenvolvido para publicações de notícias por assinatura que fornecem seu conteúdo ao Apple News no Apple News Format (ANF). O programa também oferece suporte para publicidade, e os editores ficam com 100% da receita dos anúncios que vendem no Apple News.

Vantagens em novo programa são incertas

escreveu um artigo no Neimanlab em que faz uma análise do acordo. As opções de divisão da receita atualmente disponíveis para um editor de notícias, na Apple Store, são as seguintes:

  • O negócio padrão : quando alguém assina seu aplicativo pela primeira vez, você dá à Apple 30% do dinheiro. Se, após 12 meses, esse usuário ainda estiver inscrito, o valor pago à da Apple cai para 15%. Disponível para : Qualquer pessoa.
  • O negócio do pequeno editor : quando alguém assina seu aplicativo pela primeira vez, você dá à Apple 15% do dinheiro. Essa taxa é fixa pelo tempo que o usuário permanecer inscrito. Disponível para : Editores de aplicativos que ganham menos de US $ 1 milhão por ano em vendas na App Store.
  • O novo acordo de Parceiro de Notícias : quando alguém assina seu aplicativo pela primeira vez, você dá à Apple 15% do dinheiro. Essa taxa é fixa pelo tempo que o usuário permanecer inscrito. Disponível para : Editores de notícias que publicam um canal “robusto” no Apple News. Leia-se como canal “robusto” aquele que usa o padrão de formatação especial da Apple e que publica o texto completo das histórias no aplicativo, permitindo todos os tipos de ajustes de design.

Segundo Joshua, o Programa de Parceiros de Notícias só importa para editores que já ganham mais de US $ 1 milhão em vendas anuais na App Store. E para gerar esse volume em vendas anuais na App Store, seria necessário vender 10 mil assinaturas no aplicativo a US$ 100 por ano.

O autor também conta que, no ano passado, o The New York Times retirou seu conteúdo do Apple News , por conta do excesso de controle da Apple sobre o relacionamento direto com os leitores e pouco controle que o Times tinha sobre os negócios. Em vez de continuar com a parceria, o NYTimes preferiu estimular o acesso de seus leitores para o seu próprio aplicativo.

O programa está disponível para Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, que devem publicar todo o conteúdo nesse canal no formato Apple News. Se a empresa estiver fora dessas regiões e não publicar no formato Apple News, deverá compartilhar o conteúdo por meio de um feed RSS.

 
Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.